Melhores Séries de 2020


ERIC MAGDA

Este ano, marcado por inúmeras tragédias das piores formas, pude ao menos me ocupar com uma boa quantidade de séries novas e antigas. É importante levar em consideração o cenário marcado por uma pandemia, que prejudicou a produção de inúmeras séries, e também os protestos acontecidos ao redor do mundo após a morte de George Floyd. As produções brasileiras se destacaram também nesse ano, tanto na obra original da HBO Todxs Nós quanto a doc série da Netflix, Afronta! Uma menção honrosa para uma das melhores obras seriadas sobre super heróis feitas recentemente, com incríveis efeitos, um ótimo roteiro e atuações marcantes, Stargirl. Se torna uma importante característica das séries selecionadas serem capazes de explorar o inexplorado, contando histórias de forma nova com novas personagens. Das séries veteranas, as mais marcantes foram sim as séries de comédia, capazes de capturar o bom humor extremamente necessário durante o período de pandemia. O encerramento extremamente marcante de The Good Place, capaz de trazer sorrisos e também lágrimas nos olhos, deve ficar eternamente em minha memória. As séries The Boys e The Umbrella Academy foram as surpresas do ano, pois não pareciam muito interessantes para mim e suas segundas temporadas realmente me capturaram da melhor forma. Menção honrosa para a família latina americana mais simpática da televisão, One Day At A Time merece um espaço aqui, especialmente pelo brilhante esforço dado na quarta e última temporada com direito até a um episódio animado. Um dos pontos altos deste ano, para mim, foi poder assistir a obras únicas e originais capazes de realmente captar meu interesse.

ESTREANTES:

Menção Honrosa: Stargirl (Geoff Johns e Greg Berlanti) – CW

VETERANAS:

  • Brooklyn Nine-Nine – 7ª Temporada (Dan Goor e Michael Schur) – NBC
  • The Good Place – 4ª Temporada (Michael Schur) – Netflix/NBC
  • Big Mouth – 4ª Temporada (Jennifer Flackett, Andrew Goldberg, Nick Kroll e Mark Levin) – Netflix
  • The Boys – 2ª Temporada (Eric Kripke) – Prime Video
  • The Umbrella Academy – 2ª Temporada (Steve Blackman e Jeremy Slater) – Netflix

Menção Honrosa: One Day at a Time – 4ª Temporada (Gloria Calderon Kellett e Mike Royce) – Netflix


KARLA LIMA

O ano de 2020 foi difícil e atípico para a maioria de nós. Diante de diversos enfrentamentos que tivemos que atravessar, sem dúvidas as séries estiveram conosco para nos auxiliar a fugir um pouco da realidade, nos entreter e divertir. A HBO veio forte com suas apostas, começando com Lovecraft Country que acredito ter sido a maior produção do ano, com temáticas de extrema relevância. Para minha grande surpresa, Giri/Haji foi uma série que descobri unicamente por indicação de amigos e que me surpreendeu DEMAIS, produção japonesa completamente fora do comum. Em The Morning Show nomes de peso em Hollywood se juntam para nos entregar uma trama cheia  de polêmicas e plot-twists de fazer qualquer seriador enlouquecer. The Third Day veio com uma proposta de direção e fotografia que geram uma angústia e ansiedade que nada mais faz igual, aventura insana para quem curte pequenas cidades e seus rituais macabros. Por fim, mas não menos importante, Little Fires Everywhere trouxe aquele gostinho de novelão norte-americano, mas com discussões sobre maternidade, por exemplo, que esse ano não consegui ver ninguém fazendo igual.

ESTREANTES:

VETERANAS:

Menção Honrosa: Grey’s Anatomy – 17ª Temporada (Shonda Rhimes) – ABC


JOTAPÊ BERNARDES

Este ano 2020 foi um ano difícil, ainda mais pesado que 2019, agravado por uma pandemia que insiste em permanecer entre nós (mas a esperança está aí, vem vacina). Aqui no Brasil, inclusive, as coisas estão ainda mais difíceis. Em resposta a isto e com muita gente em casa, a guerra dos streamings explodiu, tive que me policiar para não assistir tudo que via pela frente, mas consegui ainda assim ver mais de 100 séries entre estreantes e veteranas, então você pode imaginar o quão difícil foi escolher minhas favoritas este ano. Decidi então escolher aquelas que mais gostei e lembro mais. Este ano tivemos dramas excelentes (The Crown e Ozark), ficção cientificas com pé no drama que explodiram nossas cabeças (Dark e Lovecraft Country), além de séries memoráveis que viraram verdadeiros fenômenos de audiência (The Queen’s Gambit e The Haunting of Bly Manor). A verdade é que em meio a suspenses (The Outsider), comédias deliciosas (Dash & Lilly) e séries de super heróis surpreendentes (Stargirl, The Boys e The Umbrella Academy), tivemos a oportunidade de nos deliciar com muita ação (Warrior e Barbarians) e aventuras por várias galáxias (The Mandalorian e Star Trek Discovery), então, no final das contas, o mundo das séries e minisséries no deu a alegria e o escapismo que merecíamos em contraponto a este mundo tão turbulento.

ESTREANTES:

Menção Honrosa: Dash & Lily (Rachel Cohn e David Levithan) – Netflix

VETERANAS:

  • The Crown – 4ª Temporada (Peter Morgan) – Netflix
  • Dark – 3ª Temporada (Baran bo Odar e Jantje Friese) – Netflix
  • Ozark – 3ª Temporada (Bill Dubuque, Mark Williams) – Netflix
  • Warrior – 2ª Temporada (Jonathan Tropper) – Cinemax
  • The Mandalorian – 2ª Temporada (Jon Favreau) – Disney+

Menção Honrosa: Star Trek: Discovery – 3ª Temporada (Bryan Fuller e Alex Kurtzman) – Netflix


TATIANA FERREIRA

2020 foi o ano em que GLOW (2017 – 2019) foi cancelada. É a única coisa que importa e tem que ser lembrada.

ESTREANTES:

Menção Honrosa: The Haunting of Bly Manor (Mike Flanagan) – Netflix

VETERANAS:

  • Better Call Saul – 5ª Temporada (Vince Gilligan e Peter Gould) – AMC/Netflix
  • Bosch – 6ª Temporada (Eric Ellis Overmyer) – Prime Video
  • The Crown – 4ª Temporada (Peter Morgan) – Netflix
  • Black Mondey – 2ª Temporada (Jordan Cahan e David Caspe) – Showtime
  • Castlevania – 3ª Temporada (Warren Ellis) – Netflix

ELVIO FRANKLIN

O ano em que mais ficamos enfurnados em casa dos últimos anos não poderia ser diferente, assistimos mais séries e filmes do que o normal. Pelo menos foi assim comigo. Visitei velharias (terminei de ver Friends pela primeira vez e recomecei The Office), me despedi de amigos que foram cedo demais (vá em paz Kidding), acompanhei, ainda mais empolgado, novas aventuras pela galáxia, e ri e chorei com a genialidade de Michaela Coel. 2020 foi um ano atípico e muitas produções foram afetadas pelo contexto da pandemia, além de nosso próprio psicológico, e foram elas também, as séries, que nos ajudaram e ainda estão nos ajudando a passar por esse caos, não à toa foi neste ano que comecei o projeto do Falando Série, nosso podcast de indicação de séries. Sigamos em frente.

ESTREANTES:

Menção Honrosa: Midnight Gospel (Duncan Trussell) – Netflix

VETERANAS:

Menção Honrosa: She-Ra and the Princesses of Power – 5ª Temporada (Noelle Stevenson) – Netflix


GRENDA COSTA

Que ano surpreendente, não é mesmo, meus amigos? Acho que todos/as/es tivemos algum momento, no período de isolamento mais restrito, que só o que a gente fazia era maratonar séries. Para mim, a ficção (de todos os tipos) foi onde me refugiei e onde eu encontrei possibilidades para o beco sem saída onde me encontrei por muitas vezes. Tive muitas surpresas boas com as séries estreantes e tive as expectativas atendidas – às vezes superadas – pelas séries que eu já acompanhava. Todos os títulos que estão listados abaixo fizeram do meu 2020 um pouquinho melhor. 

ESTREANTES:

Menção Honrosa: Social Distance (Hilary Weisman Graham) – Netflix

VETERANAS:

Menção Honrosa: Homecoming – 2ª Temporada (Micah Bloomberg, Eli Horowitz, Sam Esmail) – Prime Video


SAMUEL BRASILEIRO

Em um ano sem ir ao cinema, as séries ganharam uma importância ainda maior na construção do meu repertório audiovisual. As escolhas que fiz foram as que mais me interessaram e surpreenderam. Sinto que cada uma delas me ensina algo sobre escrita e direção. Seja por onde começar uma cena, como construir uma estrutura antológica de forma criativa ou estruturar temporalidades de forma dramática e inventiva. São séries que falam sobre nossos tempos mesmo falando de mundos paralelos ou tempos passados.

ESTREANTES:

Menção Honrosa: The Great (Tony McNamara) – Hulu

VETERANAS:

  • Better Call Saul – 5ª Temporada (Vince Gilligan e Peter Gould) – AMC/Netflix
  • PEN15 – 2ª Temporada (Maya Erskine, Anna Konkle e Sam Zvibleman) – Hulu
  • Homecoming – 2ª Temporada (Micah Bloomberg, Eli Horowitz, Sam Esmail) – Prime Video
  • The Good Fight – 4ª Temporada (Michelle e Robert King, Phil Alden Robinson) – CBS
  • The Mandalorian – 2ª Temporada (Jon Favreau) – Disney+

Menção Honrosa: Big Brother Brasil – 20ª Temporada (Boninho) – Rede Globo


MYLLA FOX

Em 2020 a arte foi essencial pra que eu não perdesse totalmente o juízo. Talvez por isso eu tenha me apoiado muito em muitos títulos repetidos e antigos, as famosas confort series e a facilidade da locadora vermelha deixa tudo ainda mais cômodo. Mas, mesmo assim, consegui encontrar tempo para maratonar algumas novidades com minha senhora e ainda bem que elas foram realmente surpreendentes. Dentre minhas escolhas, sigo firme e forte me lançando nos animes, um caminho sem volta, ainda bem. Vejam Haikyuu!

ESTREANTES:

Menção Honosa: Close Enough (J.G. Quintel) – Netflix

VETERANAS:


RODRIGO HILÁRIO

Todo final de ano, quando essas listas começam a surgir é a mesma coisa: eu abro o meu Tv Time e percebo o tanto de séries que estão nas categorias “Assistir mais tarde” e “Não assistidas já faz um tempo”. Agora, com tantos serviços de streaming na ativa, fica praticamente impossível manter-se em dia com tudo o que está sendo lançado. E mesmo que você consiga, são tantas obras assistidas que apenas as horríveis e as brilhantes se destacam na sua memória no final do ano. No meu caso, eu nem lembrava mais que Midnight Gospel e Hunters foram lançadas em 2020. Apesar de tudo, 2019 foi um ano excelente para as séries, principalmente as estreantes que buscavam discutir pautas relevantes, como Chernobyl, Euphoria, Watchmen e When They See Us. Seguindo essa linha, 2020 não foi diferente. As séries estreantes deste ano me chamaram bem mais atenção do que as veteranas. Inclusive, muitas delas eu prefiro as temporadas anteriores, como The Boys e Westworld. Para fazer essa lista eu escolhi as que mais me marcaram e que vieram na minha cabeça quando pensei em um top 10, porém, existiram ótimas séries que, apesar de não estarem presentes aqui, certamente valem muito a pena serem vistas, como Noughts + Crosses, Love Victor, Boca a Boca e Little Fires Everywhere.

ESTREANTES:

VETERANAS:

  • Star Wars: The Clone Wars – 7ª Temporada (George Lucas) – Disney+
  • The Mandalorian – 2ª Temporada (Jon Favreau) – Disney+
  • After Life – 2ª Temporada (Ricky Gervais) – Netflix
  • Dark – 3ª Temporada (Baran bo Odar e Jantje Friese) – Netflix
  • Insecure – 4ª Temporada (Issa Rae e Larry Wilmore) – HBO