Making Five – Como 5 mulheres conquistaram o Brasil

Making Five

Quando eu soube que o Globoplay liberaria uma minissérie documental chamada Making Five (2020), sobre obviamente, As Five (2020 -), série derivada de Malhação – Viva a Diferença (2017 – 2018), em preparação para o lançamento desta. Imaginei que seria algo muito técnico e de bastidores, mostrando o processo de se fazer uma série, mas acabei encontrando algo que era ironicamente, muito mais sobre As Five.

Com seus 4 episódios de 25 minutos, Making Five é para quem amou Viva a Diferença e estava ansiose para a estreia de As Five, e para todes que amam e se encantaram pelas protagonistas, parece ter sido feito sob medida para os fãs, perfeito para assistir entre as duas séries. Quem cair de paraquedas pode achar interessante, mas talvez não se conecte tanto. Acaba sendo algo muito mais sentimental e talvez esse texto acabe sendo um pouco assim também.

Sendo bem direta, Making Five busca tentar entender um pouco como Viva a Diferença e suas personagens geraram tanto sucesso e tanta comoção a ponto de se criar uma série derivada. A direção e criação do doc são de Fabricio Mamberti, em parceria com Marcel Souto Maior e conta com depoimento das atrizes principais, Daphne Bozaski, Gabriela Medvedovski, Heslaine Vieira, Ana Hikari e Manoela Aliperti, do criador de Viva a Diferença e Making Five, Cao Hamburguer, do diretor e do produtor de elenco de Viva a Diferença, Paulo Silvestrini e Guilherme Gobbi, além de algumas participações especiais.

Parte dos depoimentos foram gravados em cenários bonitos com iluminação planejada, e outros por videoconferência, o que leva a crer que a pandemia pegou a produção no meio do caminho, mas o tesouro mesmo são diversos vídeos exclusivos, alguns de acervo pessoal do elenco, mostrando bastidores, testes e preparação de elenco e, claro, das gravações de As Five.

Making Five

O foco da narrativa é todo voltado para as atrizes e suas personagens, assim como seus processos, desde a escolha e a preparação até o modo como o público foi cativado, mas não chega a se aprofundar em como se faz uma novela ou uma série, na verdade mal vemos outras pessoas do elenco falando. Dos 4 episódios, 2 são dedicados a Malhação e 2 para As Five, seguindo toda a jornada do nascimento das personagens, a jornada da adolescência e agora a vida adulta, mas o último também acaba sendo uma grande homenagem aos fãs e tudo que o fandom fez e proporcionou. 

Foi muito interessante ver a diferença das atrizes e suas personagens, pois nem todas são tão ativas nas redes sociais e eu mesma tento regular meu tempo nestas, então não estava muito acostumada com vê-las dessa forma e a que mais me impressionou foi Heslaine, seu sotaque e tom de voz, é tudo diferente de Ellen. Também saber mais da história delas como amigas na vida real e tendo até mesmo seu próprio Tonico (o nascimento do bebê é o que une as garotas na novela) já que Daphne engravidou um pouco depois da Malhação, então tiveram – e vão ter – elementos reais em tudo que elas passaram – e vão passar – para nós, espectadores, enquanto atuam.

E sim, eu chorei as vendo falar abertamente sobre tudo, seus sentimentos e sensações nas duas produções, já sei que As Five vai me fazer chorar como uma criancinha.

Making Five tem uma clara narrativa, a minissérie sabe sobre o que quer falar e atinge muito bem o que quer, assim como quem quer atingir, a empolgação dos fãs a cada episódio lançado era enorme, com certeza deixou todes bem aquecides para As Five.

A minissérie está disponível para assistir no Globoplay, na página de As Five, indo em “destaques” assim como outros conteúdos complementares da série, para irmos preparando nossos coraçõeszinhos para o que pode vir nessa nova fase da vida dessas personagens tão complexas e interessantes.


Malhação: Viva a Diferença – Representatividade e verdade

Amor e Sorte – Episódio 1: Lúcia e Gilda – Recriando os afetos