AVANTE GUERRA INFINITA | Tudo o que você precisa saber antes de Vingadores: Guerra Infinita

esse texto possui spoilers dos 18 filmes da Marvel que antecedem Guerra Infinita —

 

Depois de muita espera e muito hype envolvido, Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War, 2018) está, finalmente, batendo à porta. Mas, nem todo mundo conseguiu maratonar todos os dezoito filmes que envolvem o tão falado Universo Cinematográfico da Marvel (MCU na sigla em inglês). E tudo bem. Não há nada de errado em não ser desses fãs dedicados que procuram saber de tudo antes ou depois de assistir um filme, às vezes você só quer ficar por dentro desse verdadeiro evento que é o fechamento da fase 3 da Marvel. Aliás, Fase 3? Universo Cinematográfico? O que isso quer dizer afinal de contas? Se você quer muito conferir Vingadores e ficar por dentro de tudo, mesmo estando meio perdido e sem tempo, vem com a gente, o SMUC te dá uma mãozinha.
1 – Universo Cinematográfico da Marvel
Mais conhecido pela sigla MCU, de Marvel Cinematic Universe, foi uma ideia que nasceu quando Kevin Feige, na época o segundo em comando da Marvel Studio, pensou em tentar transpor para os cinemas o que a empresa já fazia em seus quadrinhos, um universo compartilhado de super-heróis onde os eventos acontecidos em um filme influenciariam em outros, mesmo que os protagonistas fossem diferentes em cada um, e esses protagonistas eventualmente se uniriam por algum motivo maior. Na época desta ideia a Marvel havia cedido os direitos de alguns de seus maiores personagens a outros estúdios por algum tempo, como Homem-Aranha para para a Sony e X-Men para a Fox, mas Feige percebeu que ainda havia outros heróis que ainda não eram tão conhecidos do público mas que poderiam ser explorados pelo estúdio (sim, pouca gente sabia quem era Homem de Ferro e muito menos da existência de uma equipe de superpoderosos chamada Vingadores antes dos anos 2000). Assim, em 2007 é formado um comitê criativo para supervisionar e pensar toda a logística de uma ideia tão ousada como aquela e no ano seguinte o público é surpreendido com um filme que mudaria a forma como os super-heróis eram vistos no cinema, dando o primeiro passo para a grande reviravolta em Hollywood e no mundo do entretenimento que seria o MCU. O sucesso de Homem de Ferro (Iron Man, 2008) muito pelo carisma de Robert Downey Jr e pelo tom bem humorado do filme veio seguido dos boatos do grande plano do estúdio para a criação de um grande universo de super-heróis e a cena pós crédito do filme (que iria se tornar lei nas próximas produções do estúdio) com Nick Fury (sério, quem sabia quem era esse caolho na época?) aparecendo do nada falando que Tony Star fazia parte de um UNIVERSO maior e sobre uma tal Iniciativa Vingadores deixou todo mundo tão confuso (e curioso) quanto o próprio Stark.
A cronologia do MCU é dividida em fases – que você pode ver aqui nos nossos textos sobre todos os filmes lançados até agora –  com Vingadores: Guerra Infinita encerrando a terceira delas. Os filmes do MCU continuam como marco do cinema de entretenimento atual, juntando milhares de fãs pelo mundo e mostrando pouquíssimos sinais de desgaste. Uma expansão do MCU para séries, ainda sem muita ousadia, acontece desde 2013 com Agents of S.H.I.E.L.D. (2013 -), seguido por seu spin off Agent Carter  (2015 – 2016) e pelas séries em parceria com a Netflix iniciada com Daredevil (2015 -) seguindo com Jessica Jones (2015 -), Luke Cage (2016 -) e Iron Fist (2017 -) que juntos formam o super grupo The Defenders (2017 -), e The Punisher (2017 -). Algumas pessoas falam que as séries Runaways (2017 -) do Hulu e Cloack and Degger (que estreará em junho deste ano) do Freeform fazem parte do MCU, mas isto ainda não foi confirmado.
2 – Quem é Thanos?
Vingadores: Guerra Infinita é inspirado no quadrinho de nome semelhante chamado Desafio Infinito de criação do lendário quadrinista Jim Starlin, que tem como um dos personagens centrais, Thanos, o Titã Louco, um dos maiores vilões da Marvel. A primeira aparição do vilão nos quadrinhos foi numa revista mensal do Homem de Ferro em 1973, já no cinema sua primeira aparição foi na cena pós-créditos do primeiro Vingadores (The Avengers, 2012) e depois em Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014) e Vingadores: Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, 2015). Desafio Infinito é sua saga mais conhecida, que é continuação de outro quadrinho chamado Thanos: Em Busca do Poder, no qual o Titã vaga pelo universo a fim de encontrar todas as jóias do infinito para poder assim conquistar sua amada, a Morte, que no universo Marvel é uma entidade cósmica que não possui uma forma física real, mas pode se manifestar em tal forma para interagir com outras formas de vida. A manifestação mais familiar da Morte é como uma jovem mulher usando uma túnica de capuz escuro.
3 – As Joias e a Manopla do Infinito
Em uma cena pós-crédito de Thor (2011), quando tivemos o primeiro contato com o lado cósmico do MCU, tomamos conhecimento do Cubo Cósmico (também chamado de Tesseract) que estava sob o poder da S.H.I.E.L.D., mas só depois, em Vigadores, saberíamos que o cubo se tratava nada mais, nada menos do que uma das joias ou gemas do infinito, e que estávamos diante do início do percurso que nos traria até os eventos da Guerra Infinita de Thanos muitos anos depois. Mas o que são essas jóias afinal de contas?
Em uma breve cena de Guardiões da Galáxia o Colecionador (Benicio Del Toro) explica o motivo e como as jóias foram criadas, além do poder que elas contêm, mas tudo sem muitos detalhes. Mas resumidamente as joias são formas físicas das seis singularidades que existiam antes da criação do próprio Universo: Poder, Tempo, Espaço, Alma, Realidade e Mente; e foram forjadas pelas quatro entidades cósmicas: Morte, Entropia, Infinito e Eternidade. No MCU ainda não sabemos muito sobre sua origem, mas sabemos que cada joia possui um grande poder individualmente, mas quando se juntam em seu receptáculo, a Manopla do Infinito, concedem poder inimaginável a quem as possui. Vejamos o que elas fazem e quando elas apareceram no MCU.
Joia do Espaço ou Tesseract: Também conhecido como Cubo Cósmico é visto pela primeira vez quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) o mostra ao Doutor Erik Selvig (Stellan Skarsgård) na cena pós-crédito do primeiro Thor. Depois, em Capitão América: o Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011), sabemos como o Cubo parou nas mãos da S.H.I.E.L.D. e em Vingadores ele é roubada por Loki (Tom Hiddleston) que o usa para abrir o buraco no espaço para a chegada do exército Chitauri, sendo ao fim do filme guardada no cofre de Odin (Anthony Hopkins) em Asgard. Em Thor: Ragnarok (2017) o Cubo provavelmente é roubado por Loki mais uma vez quando este vai até lá para pegar a coroa de Surtur.
Poderes: viajar através do espaço, principalmente através de teletransporte; capaz de interferir com movimentos de outros objetos e mudar o espaço mudando planetas e sistemas de lugar.
Joia da Realidade ou Éter: é aquela gosma vermelha que se apodera da Jane Foster (Natalie Portman) em Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, 2013). Esteve por muito tempo em posse do elfo negro Malekith (Christopher Eccleston), mas depois de este ser derrotado pelo pai de Odin é escondido por milhares de anos, sendo encontrado acidentalmente por Jane. Ao fim do filme os amigos de Thor, Volstagg (Ray Stevenson) e Sif (Jaimie Alexander) deixam o Éter com o Colecionador, já que Asgard guardava o Tesseract e seria muito perigoso deixar duas gemas no mesmo local (como se o Colecionador fosse de confiança).
Poderes: alterar toda a realidade; semelhante ao poder do cubo cósmico, mas muito mais poderoso,em outras palavras você pode realizar os seus maiores desejos.
Joia do Poder ou Orbe: aparece no primeiro Guardiões da Galáxia dentro do artefato que Peter Quill (Chris Pratt) encontra no início do filme. Encontra-se em poder da Tropa Nova no planeta Xandar.
Poderes: força e resistência melhorada; aumento de qualquer habilidade super-humana conhecida; manipulação de energia. Ela também fortalece o poder/energia das outras jóias e também dá o poder de destruir qualquer coisa apenas com um toque com exceção de uma joia do infinito.
Joia da Mente: Aparece pela primeira vez no núcleo do Cetro que Thanos dá a Loki para que este domine o planeta Terra no primeiro Vingadores. Após derrotarem Loki o Cetro fica sob guarda da S.H.I.E.L.D., mas acaba caindo nas mãos da Hydra e do Barão von Strucker (Thomas Kretschmann) que o utiliza para várias experiências, entre elas a que deu os poderes aos gêmeos Maximoff, como vimos na cena pós-crédito de Capitão América: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, 2014). No início de Vingadores: Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, 2015) os heróis recuperam o Cetro que é utilizado para criar a inteligência artificial que seria o vilão do filme. Após todos os conflitos a joia é usada para a criação de Visão (Paul Bettany) e está lá em sua testa até agora. Em Vingadores: Era de Ultron as quatro joias que já haviam aparecido são vistas juntas em uma visão de Thor ao ser afetado pelo poder da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen).
Poderes: adquire habilidades psíquicas/psionicas ilimitadas incluindo telepatia e telecinese, empatia, manipulação mental e todos os tipos de habilidades telepáticas existentes.
Joia do Tempo: é o Olho de Agamotto, o pingente no colar de Stephen Strange em Doutor Estranho (Doctor Strange, 2016) que é usado para derrotar Dormammu pelo cansaço.
Poderes: viagem no tempo; parar, retardar ou acelerar o fluxo do tempo; parar, retardar, acelerar ou desacelerar o envelhecimento; ver o passado/futuro e loop temporal.
Joia da Alma: Até agora nunca foi vista no MCU.
Poderes: observar, atacar ou até mesmo roubar a alma ou o espírito de outro ser também usado para reverter indivíduos para seu estado natural e a capacidade de ver tudo.
Manopla do Infinito: É uma espécie de luva que serve como invólucro para que o poder de todas as seis joias possa ser usado sob controle de um único indivíduo. Uma manopla aparece muito rapidamente no cofre de Odin já no primeiro Thor. Depois, na cena pós-crédito de Vingadores: Era de Ultron vemos Thanos vestindo uma manopla para resolver ele mesmo toda aquela situação. Em Thor: Ragnarok vemos a vilã Hela (Cate Blanchett) descartar a manopla do cofre em Asgard afirmando se tratar de uma réplica.
4 – Anteriormente, no MCU
Aqui vamos tentar relembrar onde cada um dos super-heróis estava até sua última aparição antes dos eventos de Vingadores: Guerra Infinita.
Depois de Capitão América:Guerra Civil os dois times se dividiram. O próprio Tony Stark se encontra na novo Complexo dos Vingadores no norte do estado de Nova York junto com Máquina de Combate/James Rhodes (Don Cheadle) que se recupera de seu grave acidente. Homem-Aranha (Tom Holland) deve continuar na cidade de Nova York sendo o amigão da vizinhança após recusar o novo uniforme no final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming, 2017). O, agora Mago Supremo, Doutor Stephen Strange deve estar aprimorando sua magia no Sanctum Sanctorum, na Bleecker Street 177A também em Nova York, como vimos em sua aparição em Thor: Ragnarok.
Do lado do Capitão, Soldado Invernal (Sebastian Stan), Falcão/Sam Wilson (Anthony Mackie) e o próprio Steve estão escondidos em Wakanda sobre os cuidados do Rei T’Challa, o Pantera Negra (Chadwick Boseman). Segundo consta no quadrinho Prelúdio à Guerra Infinita dividido em duas partes, após Bucky Barnes ser deixado aos cuidados da irmã do pantera, Shuri (Letitia Wright) para que ela apague a programação que a Hydra tinha implantado em sua mente, Steve Rogers vai à prisão submarina Balsa para libertar seus amigos Gavião Arqueiro/Clint Barton (Jeremy Renner), Homem-Formiga/Scott Lang (Paul Rudd) e Feiticeira Escarlate/Wanda Maximoff. Os dois primeiros voltam para suas respectivas famílias e Wanda encontra seu amado Visão em algum lugar da Europa. Após isso Steve, Sam e Viúva Negra/ Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) formam uma força secreta e saem pelo mundo em busca de tecnologia Chitauri que está espalhada por aí – isso justifica o Capitão não estar presente nos eventos de Pantera Negra (Black Panther, 2018).
No núcleo cósmico temos Thor, Loki e Hulk/Bruce Banner (Mark Ruffalo) – ausentes dos eventos de Guerra Civil – na nave onde os asgardianos são salvos aos final de Thor: Ragnarok e provavelmente serão os primeiros que encontrarão Thanos, conforme vimos na cena pós-crédito do filme. Os Guardiões da Galáxia Starlord/Peter Quill, Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Groot (voz de Vin Diesel) e Rocket (voz de Bradley Cooper), após os eventos de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2, 2017), partem sem rumo pelo universo, agora acompanhados de Mantis (Pom Klementieff) e Nebula (Karen Gillan), irmã adotiva de Gamora e filha de Thanos, por quem nutre um ódio incontrolável.
—-
É isso, agora você já está devidamente preparado para lidar com um dos filmes mais aguardados do ano (ou não, porque o hype tá demais). Não deixe também de conferir nossa crítica sem spilers de Vingadores: Guerra Infinita e nosso post com todos os textos sobre os dezoito filmes do MCU até agora.
—-
Thiago Sena
Bacharel em Cinema e Audiovisual também formado em Letras. Apaixonado por literatura, poesia, pintura, filmes do Bruce Lee, do Tarantino e do Clint Eastwood. Fã nº1 e consumidor excessivo de Coca-Cola, bacon e planos-sequência. Exímio conhecedor de pastéis.
Mylla Fox
Estudante de Cinema, quase formada em Letras Alemão. Escuta música triste pra ficar feliz. Se emociona quando fala de The Last of Us e enlouquece quando o assunto é Harry Potter ou Adventure Time. Apreciadora dos bons clássicos da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa. Uma Goonie genuína.
Elvio Franklin
Estudante de cinema formado em História. É viciado em listas, roer as unhas e em assistir mais filmes e séries do que parece ser possível. Tem mais projetos do que tem tempo pra concretizá-los. Odeia filmes de dança, mas ama Dirty Dancing. Apaixonado por western, filmes de gangster e distopias.