AVANTE GUERRA INFINITA | Quem você era quando o primeiro Homem de Ferro foi lançado?

Acredito que você talvez já esteja cansado de ouvir por aí as pessoas falarem sobre a importância do Homem de Ferro (Iron Man, 2008) para o MCU (Marvel Cinematic Universe). Todos estamos carecas de saber que o sucesso de Downey Jr. no papel do gênio, bilionário, playboy e filantropo Tony Stark foi crucial para o sucesso de todo o universo Marvel no cinema que nesse mês entrega um dos filmes mais aguardados de todos os tempos: Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War, 2018).
 
Podemos ficar aqui pensando sobre qual o responsável pelo sucesso de Homem de Ferro. Muitos atribuem a liberdade criativa que Jon Fraveau teve ao dirigir o filme. Em diversas entrevistas o diretor e também ator (ele é o motorista/segurança e amigo de Tony Stark, Happy no filme) falou sobre seus objetivos com o longa. A ideia era dar ao filme uma natureza independente. Conseguimos captar bem essa aura quando revemos ao filme. Até boa parte dele não temos grandes efeitos especiais e toda a trama, embora envolva uma história bacana e um bom plot, gira em torno das pessoas e como elas reagem aos acontecimentos. O foco principal do longa são as relações entre o novo Tony Stark, o velho Tony Stark e as pessoas, e toda a direção do filme tem bastante consciência disso e nos transmite isso até mesmo com os focos e movimentação de câmera. Robert Downey Jr. improvisou muitas das falas do filme durante as gravações. Não havia um roteiro com falas especificas, mas sim com situações e isso porque Fraveau viu em Robert tudo o que o Tony Stark era.
Quem era Robert Downey Jr. quando o primeiro Homem de Ferro foi lançado?
É uma pergunta extremamente importante para compreender a forma como o filme foi feito.
Robert Downey Jr. era um ator em ascensão. Aos 27 anos foi indicado ao Oscar pelo filme Chaplin (1992) onde interpretou Charlie e tinha um futuro promissor enquanto ator em Hollywood. Até se envolver com drogas. Downey Jr. chegou ao ponto de ser preso após, drogado, invadir a casa de um de seus vizinhos com uma pistola em mãos. Isso lhe rendeu diversos problemas, tanto pessoais quanto profissionais. Ele foi afastado de trabalhos, inclusive da série de TV Ally Mcbeal (1997 – 2002), que havia lhe rendido um Globo de Ouro e SAG Award pela atuação como o advogado Larry Paul.
Aí está o paralelo interessante entre o ator e o Tony Stark. Nos quadrinhos o personagem possui muitos problemas com drogas e bebidas, inclusiva uma das sagas mais famosas do personagem é O Demônio na Garrafa onde seu principal vilão é a bebida.
Podemos dizer que foi graças a Downey Jr. que Favreau pode fazer o que queria fazer. Que foi graças a Marvel e a Fraveau que Robert Downey Jr. se tornou o que é hoje (um dos atores mais bem pagos de Hollywood) e podemos dizer ainda mais… foi graças a todas essas coisas dando certo que Hollywood é o que é hoje.
Pois bem, depois de 10 anos de universo Marvel e de tudo que foi construído, fica até difícil falar alguma coisa sobre o filme que já não tenha sido dito antes. Penei muito para escrever esse texto justamente por isso. Acabei chegando à conclusão de que não há mais nada a ser dito sobre o filme propriamente dito, nada bom o suficiente para te alcançar, nada que irá acrescentar na sua experiência. Partindo dessa conclusão, talvez eu devesse encerrar o texto e poupar seu tempo, mas me peguei pensando sobre quem eu era e como eram também as coisas na época de Homem de Ferro. Foi uma nostalgia tão gostosa que acredito que vale a pena compartilhar agora. Você se lembra de quem você era no lançamento de Homem de Ferro?
Vou ser bem sincero com vocês, lá em 2008 eu não era tão ligado assim em filmes de super-heróis. Não como sou hoje e principalmente não em se tratando da Marvel, apesar de adorar os X-Men e o Homem-Aranha. Entretanto, estava bastante ansioso, assim como a maioria das pessoas, para Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008). Essa ansiedade, obviamente, se deu ao fato de que ganhei no natal anterior do meu padrinho um action figuredo Batman acompanhado do DVD de Batman Begins (2005). Em 2008 eu tinha 14 anos, ir ao cinema não era decisão minha e sim dos meus pais, os tempos eram outros.
Eu poderia muito bem dizer que fui ao cinema assistir Homem de Ferro, mas estaria mentindo. O único filme que vi no cinema aquele ano foi Star Trek (2009), meu pai é um fã da franquia e decidiu me levar. Melhor pra mim que por pouco não fui assistir Crepúsculo (Twilight, 2008) com a minha irmã.
Para quem cresceu com o Universo Cinematográfico da Marvel nos cinemas deve ser tão estranho pensar isso quanto é estranho para mim pensar que, com dez anos de história, realmente tem adolescente, pré-adolescente e crianças que tiveram os filmes de super-herói da casa das ideias marcando seu crescimento. O que estou querendo dizer é que, para mim, e acredito que para a maioria das pessoas, a maior preocupação daquele ano não era o Homem de Ferro, era se o Aang (de Avatar: A Lenda de Aang) conseguiria derrotar o Senhor do Fogo. Sim, isso porque em 2008 esse era o principal desenho da TV Globinho
Homem de Ferro não chegou para mim em 2008 pelos canais abertos, ou à cabo, nem mesmo por streaming (até porque ainda não era o que é hoje). Não, Homem de Ferro chegou até mim por indicação de um amigo cuja mãe tinha comprado um DVD pirata. Sim, o famigerado DVD pirata, sabe o 3 por 10? Esse mesmo. Num saquinho meia boca e um encarte de papel com cores bizarras. Muitos filmes foram vistos desse jeito nessa época, alguns eram gravados de dentro da sala de cinema.
 
Em pouco tempo a escola inteira já tinha sua cópia do filme. Em pouco tempo, o foco das brincadeiras dos mais novos era ser o tal do Homem de Ferro.Aos poucos o herói era a estampa do caderno e da mochila da maioria dos rapazes. A capinha do meu celular, anteriormente do Batman, agora era do Homem de Ferro.
Sabe o que era mais impressionante? Essa febre não atingiu somente as crianças, mas também os adultos. AC/DC, a banda que toca a música tema do personagem, voltou a ser escutado em todos os lugares por influência do filme. “Tu tá achando que é o Homem de Ferro?” Passou a fazer parte do vocabulário das pessoas. Tony entrou à jato no imaginário popular e na cultura pop. Enquanto isso, no nicho nerd, a galera ia à loucura com a menção ao grupo dos Vingadores feita por Nick Fury (Samuel L. Jackson) na cena pós-créditos. Cena essa que, confesso, não lembro de ter visto na primeira vez que assisti, mas que foi a semente plantada que cresceu assustadoramente e continua dando frutos até hoje, culminando em Guerra Infinita.
Homem de Ferro fez algo incrível na época. Ele conseguiu agradar pessoas de diferentes idades e atingir um público que antes não tinha sido atingido e mais, ele gerou expectativa. A partir daquele ano, a minha principal preocupação era com o lançamento do próximo filme do Homem de Ferro e não, eu não estou nem brincando ou exagerando. 
Os quadrinhos do personagem passaram a circular na escola. Os professores passaram a usar cenas do filme como exemplo em suas aulas. As festinhas infantis passaram a ter o Homem de Ferro como tema. Brinquedos? Quem não queria o boneco do Homem de Ferro? 
 
O filme me influenciou tanto que, após conhecer o Tony Stark de Robert Downey Jr (e também a persona do ator quando era visto publicamente promovendo a franquia) acabei me tornando eu mesmo uma pessoa muito mais sarcástica e o AC/DC se tornou minha banda favorita por um tempinho. O Homem de Ferro era o novo Ranger Vermelho. Na verdade, agora é mais do que nunca.
Esse era o Levizinho aos 14 anos, preocupado em perder o B.V e ansioso para o próximo filme do Homem de Ferro. Dez anos se passaram e as mesmas preocupações ainda me assombram.

Mas e aí, quem você era quando o primeiro Homem de Ferro foi lançado?

—-

Levi Kaique Ferreira
Dono e proprietário do site de notícias e cultura nerd, Retalho Club, Levi é Engenheiro Civil e DCnauta, mas sabe apreciar um bom filme da Marvel quando vê um. Seus passatempos incluem jogar verdades no Facebook, caducar sua sobrinha e treinar para se tornar o próximo Pantera Negra.