VEJA MULHERES – 5 Filmes de diretoras que poderiam/deveriam ter sido indicadas ao Oscar

Aftersun

Direção: Charlotte Wells

Em Aftersun, no final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia.

Disponível: MUBI


A Mulher Rei

(The Woman King)

Direção: Gina Prince-Bythewood

A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos na África Ocidental durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para o combate.

Disponível:


Till: A Busca por Justiça

(Till)

Direção: Chinonye Chukwu

Biografia de Emmett Till e a luta judicial de sua mãe, Mamie Till. Em 1955, Emmett Till (Jalyn Hall) viajou de Chicago para o Mississippi para visitar seus primos. Antes disso, sua mãe (Danielle Deadwyler) lhe disse para tomar cuidado no estado do sul, já que lá ele seria tratado diferente do que em Chicago, por ser negro. No estado do sul, o garoto e seus parentes pararam em uma loja de conveniência, onde a frentista e dona da loja branca Carolyn Bryant (Haley Bennett) alegou que ele assobiou para ela, deixando-a desconfortável, mais tarde alegaria outras informações que nunca poderiam ser constatadas veridicamente. Mais tarde, dois homens brancos raptaram o menino de quatorze anos e matariam, linchariam, amarrariam seu pescoço com arame farpado e jogariam seu corpo fora por conta do que, supostamente, teria feito. Dias depois sua mãe receberia o corpo em Chicago, onde mostraria para todo mundo o estado mutilado e inchado do corpo. A morte de Emmett Till posteriormente ajudaria no Movimento dos Direitos Civis.

Disponível:


Entre Mulheres

(Women Talking)

Direção: Sarah Polley

Baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia, Entre Mulheres segue as mulheres da comunidade religiosa que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Em 2010, as mulheres da comunidade isolada seguem a religião da igreja Menonita, e acabam descobrindo um segredo chocante sobre os homens da comunidade que controlaram suas vidas e fé. É revelado que os homens usaram anestésicos para drogar e estuprar mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez. É tradição da comunidade menonita manter a mulher em um estado sem educação, sem escolaridade e analfabetismo, com o objetivo de ajudá-la a ser totalmente subserviente aos membros masculinos da comunidade e às suas necessidades.

Disponível:


Ela Disse

(She Said)

Direção: Maria Schrader

Inspirado em eventos reais, a história de duas jornalistas do New York Times que mudaram Hollywood. Megan Twohey (Carey Mulligan) e Jodi Kantor (Zoe Kazan) escrevem uma das histórias mais importantes de uma geração, que ajudou a lançar o movimento #MeToo e quebrou décadas de silêncio em torno do assunto de agressão sexual em Hollywood. Em 2017, a repórter do New York Times Jodi Kantor recebe uma denúncia de que a atriz Rose McGowan foi abusada sexualmente pelo produtor de Indiewood, Harvey Weinstein. McGowan inicialmente se recusa a comentar, mas depois liga de volta para Kantor e descreve um encontro em que Weinstein a estuprou quando ela tinha 23 anos. Kantor também fala com as atrizes Ashley Judd e Gwyneth Paltrow, que descrevem seus próprios encontros sexuais com Weinstein, mas ambos pedem para não ser citadas no artigo por medo de um golpe na carreira. Frustrada com a falta de progresso em sua investigação, Kantor recruta Megan Twohey para ajudar com a peça.

Disponível:


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em outubro

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em setembro