Melhores Games de 2020


BIA BOCK

Em um ano com um roteiro de surpresas como este, achei justo balancear minhas escolhas entre as novidades e os velhos amigos que encontraram águas novas – seguindo minha usual crença de que “jogo exclusivo” é um desserviço e os títulos têm mais é que serem acessíveis em várias plataformas. Me permiti pensar como design de jogos e fã e escolhi jogos que vão de narrativa a pura batalha de cartas, de single a multiplayer, de AAA a Indie, de 4h a literalmente o infinito – e de todas as plataformas. Deixo também algumas considerações específicas: a Carrion, com sua perspectiva inusitada em um jogo que apesar do ar casual do gameplay apresenta desafios divertidos; a Horizon Zero Dawn, que chegou com todos os bugs possíveis ao PC, corrigidos pela Guerrilla Games com rapidez e o cuidado de ouvir a comunidade a cada atualização; a Tell Me Why, com sua gama de problemáticas difíceis belamente apresentadas com cuidado, carinho e mantendo a “magia” literal e subjetiva propostas no jogo.

  1. Tell Me Why – Dontnod Entertainment
  2. Ghost of Tsushima – Sucker Punch Productions
  3. Horizon Zero Dawn – Guerrilla Games
  4. We Were Here Together – Total Mayhem Games
  5. Teamfight Tactics – Riot Games
  6. Carrion – Phobia Game Studio/Devolver Digital
  7. Hades – Supergiant Games
  8. Legends of Runeterra – Riot Games
  9. Final Fantasy VII Remake – Square Enix
  10. Coffee Talk – Toge Productions
  11. Monster Hunter World: Iceborne – Capcom
  12. Crash Bandicoot 4: It’s About Time – Toys for Bob

BRUNO COSTA

Não foi um ano que joguei muitos jogos, pois a pandemia me fez focar um pouco mais no lado social do que imaginei. A presença de jogos como Phasmophobia, Animal Crossing e principalmente Final Fantasy XIV estão na lista para mostrar que mais do que grandes jogos, o fator da interação direta com outros jogadores pesou muito para mim. No entanto, as minhas duas primeiras colocações são de franquias que amo, são dois RPGs totalmente diferentes (o último Yakuza é praticamente uma grande homenagem a série Dragon Quest) mas que tem uma soma de qualidades que ultrapassa os seus empecilhos. 2020 foi um ano (infelizmente) atípico, mas tentando manter um certo grau de otimismo, podemos prever um 2021 bem melhor também nos videogames, especialmente com a nova (agora atual!) geração de consoles servindo de base para jogos com cada vez mais possibilidades.

  1. Final Fantasy VII Remake – Square Enix
  2. Yakuza: Like a Dragon – Ryu Ga Gotoku Studio
  3. Animal Crossing: New Horizons – Nintendo EPD
  4. Hades – Supergiant Games
  5. Final Fantasy XIV (Patch 5.3) – Square Enix
  6. Ghost of Tsushima – Sucker Punch Productions
  7. The Last of Us – Part II – Naughty Dog
  8. Spiritfarer – Thunder Lotus Games
  9. Crusader Kings 3 – Paradox Development Studio
  10. Carrion – Phobia Game Studio/Devolver Digital
  11. Microsoft Flight Simulator – Asobo Studio
  12. Phasmophobia – Kinetic Games

 

DAVIDOBACON

Fiz a seleção com base nos jogos que eu mais gostei de jogar. O fator “diversão” foi o norteador da escolha.

  1. The Last of Us – Part II – Naughty Dog
  2. Spider-Man: Miles Morales – Insomniac Games
  3. Hades – Supergiant Games
  4. Final Fantasy VII Remake – Square Enix
  5. Ghost of Tsushima – Sucker Punch Productions
  6. Valorant – Riot Games
  7. Ori and the Will of the Wisps – Moon Studios
  8. Animal Crossing: New Horizons – Nintendo EPD
  9. Call of Duty: Warzone – Infinity Ward / Treyarch / Raven Software
  10. Fall Guys – Mediatonic
  11. Genshin Impact – miHoYo
  12. Doom Eternal – id Software

LENA RODRIGUES

The Last of Us, Ghost of Tsushima e FF7 foram os jogos que marcaram a minha experiência com videogame em 2020, e eu na verdade tenho dificuldade de decidir qual deles foi o melhor. Ranqueei por nível de impacto emocional (leia-se: lágrimas derramadas). Animal Crossing e Ori são jogos com os quais eu tive pouco contato mas que amei imediatamente, por isso os dois ficam no top 5. RE3 foi divertido, mas dentro do contexto de 2020, foi uma experiência um pouco estressante. Spider-Man e AC: Valhalla são jogos que eu mesma não joguei, só assisti gameplay e fiquei na vontade. Os dois me parecem excelentes, e eu mal posso esperar pra jogar, mas não tenho como dar uma opinião melhor sem ter tido contato direto com os jogos, então ficaram por último. Queria também adicionar uma menção honrosa pro Among Us, que não é de 2020, mas foi um jogo muito marcante esse ano, que é muito divertido de jogar e de assistir os outros jogando.

  1. The Last of Us – Part II – Naughty Dog
  2. Ghost of Tsushima – Sucker Punch Productions
  3. Final Fantasy VII Remake – Square Enix
  4. Ori and the Will of the Wisps – Moon Studios
  5. Animal Crossing: New Horizons – Nintendo EPD
  6. Resident Evil 3 – Capcom
  7. Spider-Man: Miles Morales – Insomniac Games
  8. Assassin’s Creed Valhalla – Ubisoft Montreal

MIGUEL, O LEGALZÃO

2020 foi um ano que chegou prometendo muito pouco e surpreendeu. Jogos que já se esperavam que fosse bons como Final Fantasy 7 Remake e The Last of Us Parte 2 foram acima das expectativas, e surpresas incríveis vindo do cenário como Fall Guys e Hades chegaram para salvar os nossos corações. Esses dois foram os jogos que mais joguei esse ano, seguido de Animal Crossing. Jogos que, de alguma forma, sabiam como seria 2020 e foram feitos exatamente para no ajudarem nesse ano tão difícil. Seja com o multiplayer leve e bom de jogar com os amigos de Fall Guys. Ou nas batalhas frenéticas e eternas de Hades, ou na tranquilidade de viver em paz numa ilhazinha de Animal Crossing. Esses foram jogos que salvaram o ano por serem incríveis em suas propostas. Mas todo bom jogo lançado em 2020 acabou marcando de uma forma ou de outra porque ele nos deu entretenimento quando mais precisávamos. Foi um ótimo ano para jogos.

  1. Hades – Supergiant Games
  2. Animal Crossing: New Horizons – Nintendo EPD
  3. Final Fantasy VII Remake – Square Enix
  4. Fall Guys – Mediatonic
  5. Ghost of Tsushima – Sucker Punch Productions
  6. Ori and the Will of the Wisps – Moon Studios
  7. Carrion – Phobia Game Studio/Devolver Digital
  8. Crash Bandicoot 4: It’s About Time – Toys for Bob
  9. Doom Eternal – id Software
  10. Valorant – Riot Games
  11. Carto – Sunhead Games
  12. Streets of Rage 4 – Dotemu / Lizardcube / Guard Crush Games

TATIANA FERREIRA

2020 foi um ano que, particularmente, me senti bastante desconectada com o mundo dos videogames. Nada que saia do grupo AAA tinha um grande interesse de minha parte, e do grupo de indies – o meu favorito – simplesmente não tinha motivação para acompanhar lançamentos. Acabei me virando para franquias queridas do passado, o tal do “comfort food”. Não tiveram sequências durante 2020, mas joguei horas cavalares de Halo e Fallout. O que me traz atenção para várias entradas na lista que é composta de muitas sequências, spin-offs e remakes. Tive poucas experimentações em algumas franquias e IPs novas, mas as que apareceram me fizeram questionar o porquê eu não jogo esse tipo de jogo (estou olhando pra você, Doom), questionamentos bons para se ter num ano em espiral. Sendo um ano tão atípico, acho justo que fiquemos mais próximos do que já conhecemos, ou até mesmo utilizar jogos para ficarmos mais próximos de outros, os jogos cooperativos, multiplayers e MMOs – embora nenhum estejam na lista – vejo como grandes pontos positivos durante esse ano. Quando um jogo de dois anos atrás (Among Us) se torna um fenômeno midiático com diversos tipos de pessoas jogando. Acho que a lição – e não somente os jogos, mas outras formas de mídia também -, é olhar mais para o senso de comunidade e menos imediatismo.

  1. Half-Life: Alyx – Valve
  2. Hades – Supergiant Games
  3. Spider-Man: Miles Morales – Insomniac Games
  4. Amnesia: Rebirth – Frictional Games
  5. Crusader Kings 3 – Paradox Development Studio
  6. Doom Eternal – id Software
  7. The Last of Us – Part II – Naughty Dog
  8. Cyberpunk 2077 – CD Projekt Red
  9. Factorio – Wube Software
  10. Watch Dogs Legion – Ubisoft Toronto
  11. Mafia: Definitive Edition – Hangar 13
  12. Mount and Blade II: Bannerlord – TaleWorlds Entertainment

THIAGO HENRIQUE SENA

Em 2020, devido a pandemia de COVID-19, o mundo precisou revisitar certos hábitos e rever certas atitudes. Muito do eventual tédio sentido pelas pessoas foi abrandado pelos jogos eletrônicos. Jogar videogames tornou-se um hábito e uma nova forma de entretimento para milhões de novos jogadores. Isso, é claro, refletiu-se nos sucessos de venda e crítica nesse ano. Muitos jogos multiplayers, Fall Guys por exemplo, foram jogados, além de novas experiências em termos narrativos e consumistas. Além do clima gerado pela constante incerteza devido à COVID-19, 2020 também foi um ano de final de geração com grandes lançamentos exclusivos e jogos AAA.

Não podemos encerrar uma lista de melhores jogos de 2020 sem citar alguns como Animal Crossing: New Horizon, que foi lançado pouco antes da pandemia explodir e que ajudou muita gente a passar por esse momento difícil; passamos também por jogos com forte apelo narrativo como Ghost of Tsushima e The Last of Us part II que encerram os exclusivos do PlayStation 4 com chave de ouro e abrem portas para o futuro dentro do console da Sony. Também foi um bom ano para revisitar RPGs, Xenoble Chronicle Defitive Edition e Final Fantasy VII Remake chegaram para compor a lista de bons jogos remasterizados e refeitos com a adição de novos elementos e novas mecânicas.

Para finalizar, a nova geração chegou com tudo jogos como Spider-Man: Miles Morales e Demon’s Souls são exemplos do poderio dos consoles atuais. 2020 foi um ano que surpreendeu muito no mundo dos jogos. Contudo, esperava-se mais sobretudo de um engajamento maior da comunidade e de um limpeza na toxicidade dos chamados “gamers”, mas nem tudo está perdido e ainda há esperança seja com um New Game ou com um New Save Point.

  1. The Last of Us – Part II – Naughty Dog
  2. Final Fantasy VII Remake – Square Enix
  3. Animal Crossing: New Horizons – Nintendo EPD
  4. Ghost of Tsushima – Sucker Punch Productions
  5. Fall Guys – Mediatonic
  6. Spider-Man: Miles Morales – Insomniac Games
  7. Demon’s Souls – Bluepoint Games
  8. Ori and the Will of the Wisps – Moon Studios
  9. Xenoblade Chronicles: Definitive Edition – Monolith Soft
  10. Coffee Talk – Toge Productions
  11. World of Horror – Paweł Koźmiński
  12. Areia Pathway to Dawn – Gilp Studio

MELHORES GAMES DE 2020

12

Tell me Why

Dontnod Entertainment

[PC, Xbox One, Xbox Series]

11

Half-life: Alyx

Valve Corporation

[PC]

10

Doom Eternal

Bethesda Softworks

[PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e Google Stadia]

09

Carrion

Phobia Game Studio

[PC, MAC, Linux, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch]

08

Fall Guys

Mediatonic

[PC e PS4]

07

Ori and the Will of the Whisp

Moon Studios

[PC, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch]

06

Spider Man: Miles Morales

Insomniac Games

[PS4/PS5]

05

Animal Crossing: New Horizons

Nintendo

[Nintendo Switch]

04

Hades

Supergiant Games

[PC e Nintendo Switch]

03

The Last of Us – Part II

Naughty Dog

[PS4]

02

Ghost of Tsushima

Suncker Punch

[PS4]

01

Final Fanatsy VII Remake

Square Enix

[PS4]