33º CINE CEARÁ | Encruzilhadas do Som – A ancestralidade sagrada da música

A música sempre teve um papel transcendental para a espiritualidade humana. Desde os primórdios temos unido sons e ritmos como uma forma de despertar interior, de elevação mística ou mesmo de aproximação com o divino. É uma arte que é comum a quase todas as religiões de ontem e de hoje e que tem um papel fundamental para se incorporar crenças e fé – algo do campo subjetivo – ao corpo e seus movimentos – no campo do sensível. Dentre todas as religiões as que tem origem étnica nos povos originários africanos e americanos tem especial relação com a musicalidade, já que é através dos sons e ritmos, sejam vindos de instrumentos, seja pela oralidade cantada, é que a manifestação de suas rezas e orações se faz.

É neste ensejo que o diretor Edigar Martins ouve quatro umbandistas da cidade de Fortaleza, que nos explicam de forma simples e didática, mas ao mesmo tempo apaixonada e fervorosa, a importância da música como uma linguagem sobretudo espiritual, carregando – muitas vezes de forma literal – uma mensagem ao nosso corpo, mente e e alma. Francisco Oliveira (Ogã do Abassá de Omolu e Ilê de Iansã), Iranilson da Silva, o Pai Gugu (Pai de Santo do Templo de Umbanda Cego Velho da Jurema), Netinho Monteiro (Tambozeiro do Centro de Umbanda Casa Lírio Verde) e Pedra Silva (Iaô do Abassá de Omolu e Ilê de Iansã), dão depoimentos acalorados sobre suas próprias experiências na religião e na música, vivências diversas, mesmo que dentro de uma mesma matriz de crença. Destacam a ancestralidade sagrada que a música delega às mãos de quem toca os instrumentos, às línguas de quem canta e aos movimentos corporais de quem dança.

E é na dança e no cantar de Pedra que vemos a linda manifestação deste encanto, e como ela mesma diz: “eu rezo dançando, eu afasto o mal cantando e tudo é uma festa”.

Este texto faz parte da cobertura do 33º Cine Ceará, realizada pelo Só Mais Uma Coisa.


VEJA TAMBÉM

Transversais – Ouvir é um ato de amor

Contos dos Orixás – Heróis brasileiros mostram a sua força