Uma Advogada Extraordinária – Dorama que foge dos clichês

Antes de mais nada, gostaria de informar que esse texto é escrito por uma pessoa que não apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que reconhece que a escolha de uma atriz não pertencente a esse grupo é um problema, principalmente sabendo que existem muitos profissionais da área no espectro. Dito isso, o texto a seguir focará em questões de narrativa e de enredo, deixando de lado certos conceitos para fugir de repetir possíveis estereótipos que possam ser ofensivos para alguém.

Uma Advogada Extraordinária (Weird Lawyer Woo Young Woo, 2022) é um drama coreano (dorama) distribuído pela Netflix e que se tornou um sucesso de público e de crítica, salvo as que são pontuais em determinados momentos (como os citados no primeiro parágrafo), que conta a história da primeira advogada com TEA da Coreia do Sul, mostrando seus percalços e desenvolvendo suas relações familiares e amorosas. 

A trama é bem desenvolvida e fechada em uma temporada (embora rumores apontem para uma segunda). Acompanhamos a vida de Woo Young-woo (Park Eun-bin), a primeira advogada autista sul-coreana, e formada com louvor pela UNS (Universidade Nacional de Seul), os episódios são focados no cotidiano e na maneira como a relação entre colegas se dá, assumindo sempre um tom de “um caso por semana”, há uma progressão narrativa comum em séries de TV. Aliado a isso, o drama pessoal que vive a protagonista cria o teor necessário para capturar a atenção do público, alguns episódios são exemplo disso e fogem a normalidade com que estamos acostumados em séries americanas, por exemplo. (Não vou citar qual episódio aqui para evitar spoilers)

O destaque aqui vai para duas frentes. As atuações e o clima do dorama. É incrível como todo o elenco principal é carismático. Não apenas falando da protagonista em si, mas todos que a cercam são muito bons e interessantes de se acompanhar. Cada um tem um drama que vai se resolvendo ao longo dos episódios, mantendo uma coesão narrativa e um sentido de progressão muito bem desenvolvido. O clima desenvolvido entre os episódios é ótimo, principalmente fugindo de certos padrões narrativos e estereótipos, Uma Advogada Extraordinária é séria quando tem que ser, mas também sabe ser leve e com momentos de humor e romance, a constante mudança entre clima urbano e rural, típicos dos países do leste asiático como Coreia e Japão, são aliados fortes a essa proposta narrativa. 

Outro ponto de destaque é o figurino e a direção de arte. Incrível como todas as roupas são bonitas e combinam com a personalidade de cada personagem, além de uma paleta de cores também condizente. Novamente, correndo o risco de ser repetitivo, fugindo de padrões e clichês que possam orbitar o gênero. Fugindo um pouco dos possíveis spoilers, Uma Advogada Extraordinária é um dorama que surpreende seja pelos elementos citados nos parágrafos acima ou pela sua simplicidade narrativa, que surpreende rompendo com alguns padrões da indústria. Embora não seja perfeita, a série avança em alguns pontos que são considerados tabu na cultura da Coreia do Sul, um dos países do leste asiático mais conservadores. Se, de fato, acontecer uma segunda temporada, espero que produtores e roteiristas avancem ainda mais nessa frente, trazendo não apenas temáticas como o autismo ou outros transtornos, mas progredindo em trazer mais diversidade para série, principalmente no que se diz respeito ao elenco.


VEJA TAMBÉM

O Mar da Tranquilidade – Água, o bem mais precioso e letal

Doramas Japoneses: Por onde começar?