10 podcasts para ouvir antes das eleições de 2022

Conforme se aproxima a data de uma das eleições mais importantes da história da jovem e frágil democracia brasileira cresce também a necessidade de nos lembrar dos últimos anos em que a acalorada política no Brasil esteve metida. Além disso é vital a importância de estamos por dentro de acontecimentos recentes e disputas de narrativas em que os atuais candidatos estão metidos, para que tenhamos base para não perdermos a esperança na melhoria de nossa sociedade. Cada um desses podcasts me ajudou e ajuda a entender um pouco melhor o momento político que estamos passando e cada passo necessário para sairmos desse buraco que estamos metidos.

Para acessar cada podcast no Spotify basta clicar em seus respectivos títulos. Caso você conheça mais algum podcast que complemente essa lista, manda aí nos comentário que informação confiável nunca é demais.

INTERROMPEMOS NOSSA PROGRAMAÇÃO

O podcast Interrompemos Nossa Programação é semanal, publicado nas tardes de sexta-feira. Ele reúne Bernardo Mello Franco, Malu Gaspar e Marcelo Adnet para um debate sobre a corrida eleitoral brasileira.


O RADAR DAS ELEIÇÕES

Com apresentação de Fabíola Cidral e participação dos colunistas Thaís Oyama, Kennedy Alencar e Carla Araújo, o programa do UOL traz informações de bastidores da política, análises de candidatos, candidaturas e ponderações sobre as últimas pesquisas de intenção de voto. Sempre às terças-feiras.


CABO ELEITORAL

A internet e a dinâmica das redes sociais transformaram a maneira de fazer política. Se até os anos 2000 o voto era decidido com comícios, boca a boca na rua e horário eleitoral gratuito, conquistá-lo agora depende também de como as candidaturas captam sua atenção no celular. O Cabo Eleitoral, conduzido pela jornalista Paula Soprana, joga luz sobre a forma com que as campanhas e suas militâncias se apropriam das redes para difundir propaganda e explica as novas regras do jogo eleitoral. O podcast é uma parceria da Folha e do centro de pesquisas Internet Lab.


PAREDES SÃO DE VIDRO

A história de como o Supremo Tribunal Federal saiu do discreto canto da Praça dos Três Poderes para o centro das maiores polêmicas da história recente do Brasil. O podcast Paredes São de Vidro é patrocinado pelo Conselho Federal da OAB, pela TORRE Comunicação e Estratégia e por Caputo Bastos e Fruet Advogados. O programa conta ainda com a edição e roteiro de Eduardo Gomes.


A REPÚBLICA DAS MILÍCIAS

Baseado no livro homônimo de Bruno Paes Manso, A República das Milícias é um podcast original Globoplay produzido pela Rádio Novelo. Em oito episódios, a série mergulha no submundo fluminense para entender como o Rio de Janeiro se tornou um território em disputa.


REFLEXO

Informação de qualidade e verificada é um bem muito valioso do ponto de vista pessoal. E mais ainda como sociedade. A desinformação é um risco pra democracia. A cada episódio do Reflexo, Natalia Leal e Gilberto Scofield Jr, diretores da Agência Lupa, conversam com grandes especialistas de áreas diversas sobre as consequências da desinformação no Brasil hoje e o papel do fact-checking, da educação midiática e do desenvolvimento do pensamento crítico nessa história.


UOL INVESTIGA: A VIDA SECRETA DE JAIR

Nesta primeira temporada, “A Vida Secreta de Jair”, mostra como o escândalo da movimentação atípica do policial Fabrício Queiroz tornou público os 30 anos de indícios da prática de rachadinha em toda a família Bolsonaro, envolvendo diferentes parentes do presidente Jair Bolsonaro. São quatro episódios e um episódio bônus sobre o desenrolar dos fatos apresentados pela jornalista Juliana Dal Piva.


RETRATO NARRADO: BOLSONARO

Retrato Narrado é uma série original do Spotify e da Revista Piauí, produzida pela Rádio Novelo. Cada temporada traça um perfil de uma personalidade de relevo, buscando explicar suas origens, motivações, sucessos, derrotas e contradições. Fruto de uma apuração iniciada ainda em 2019, a primeira temporada, com seis episódios, traz a repórter Carol Pires detalhando a trajetória de Jair Bolsonaro.


POLITIQUÊS – UMA CRISE CHAMADA BRASIL

O “Politiquês”, podcast de política do Nexo, está de volta, agora com a minissérie “Uma Crise Chamada Brasil”. São dez capítulos que partem em busca da complexidade dos acontecimentos que trouxeram o país até 2022. Baseado em dezenas de entrevistas com pesquisadores, especialistas de áreas diversas, jornalistas, juízes, ativistas e políticos, o editor-chefe Conrado Corsalette conta essa história para você toda quarta-feira até a semana da eleição. Uma história de ações e decisões que mudaram e continuam mudando a vida no país.


PASSADO A QUENTE

O último episódio do podcast Presidente da Semana foi publicado em outubro de 2018, e contou a trajetória do então presidente eleito, Jair Bolsonaro. Mais do que retomar de onde parou, Rodrigo Vizeu te convida, em 2022, a voltar alguns anos no tempo para entender como o Brasil chegou até aqui. Passado a Quente é uma série Original Spotify e sai todo sábado dentro do feed do Café da Manhã.


VEJA TAMBÉM

6 Podcasts de notícias pra ficar de ouvido aberto pro que tá rolando no Brasil e no Mundo

8 podcasts brasileiros incríveis de 2021