6 Podcasts de notícias pra ficar de ouvido aberto pro que tá rolando no Brasil e no Mundo

Já não é segredo para ninguém que o podcast tem se mostrado uma das formas de mídia mais promissoras dos últimos tempos, quase como se estivéssemos testemunhando a volta do rádio como um dos meios de comunicação mais relevantes como já fora em outros tempos, só que agora unido às praticidades possíveis com as tecnologias vigentes e com a internet. Hoje já podemos facilmente encontrar podcasts sobre os assuntos mais variados possíveis e com inúmeros formatos, como entrevistas, debates, investigativos, de ensino, entre muitos outros, e é claro que temos também os podcasts de notícias.

Num tempo em que a informação vem cada vez em maior quantidade e consequentemente com menos filtros, nos dando uma variedade imensa de opções, mas nos deixando cada vez mais desconfiados da veracidade do que vemos e ouvimos, passei a dar alguns passos para trás na forma como vinha me informando nos últimos tempos, que era através de posts em redes sociais, ainda mais numa época em que estas se tornaram e se tornam cada vez mais um instrumento de controle social das massas, além de focos de ódio e caos generalizado, e comecei a buscar formas alternativas de ficar por dentro do que estava acontecendo no Brasil e no mundo. TV e jornais físicos já não eram uma possibilidade, e ainda que houvessem alguns jornais on-line que acompanhava (e alguns que ainda acompanho) precisava de algo que me tomasse menos tempo ou que eu pudesse consumir ao mesmo tempo em que fazia outras coisas. E a reposta estava bem ali na minha frente. Os podcasts de notícias têm sido minha maior fonte de informações atualmente e têm se mostrado cada vez mais úteis na correria do dia-a-dia. Decidi então selecionar os programas que mais tenho escutado desde o início deste ano como uma forma de indicar uma excelente alternativa para que possamos nos manter informados do que tá rolando ao nosso redor.


Café da Manhã

O Café da Manhã é o podcast oficial de notícias do jornal Folha de São Paulo feito em parceria com o Spotify, tendo edições diárias, de segunda a sexta, sempre às 6h da manhã trazendo a cada episódio um tema pertinente da atualidade seja no plano nacional ou internacional, com temas variados, como cultura e economia, mas com maior foco em política, e no fim dando sempre um resumo das principais notícias do dia anterior ou “o que mais você precisa saber hoje”. “O podcast mais importante do seu dia”, como sempre dizem seus apresentadores em alusão à refeição matinal a qual o podcast deve seu nome, é comandado pelas ótimas vozes de Rodrigo Vizeu e Magê Flores e tem duração média de 15 a 30 minutos. É ótimo pra ouvir enquanto toma seu cafezinho logo cedo ou no ônibus saindo pra labuta diária.

Além do Café a Folha tem outros podcasts interessantes como o Ilustríssima Conversa, de entrevistas, o Expresso Ilustrada, sobre arte e cultura, e o Todas as Letras, sobre o universo LGBTQ+.


Durma com Essa

Enquanto o Café da Manhã sai logo cedinho o Durma com Essa, do jornal Nexo (um dos melhores portais brasileiros de notícias da atualidade, diga-se de passagem) sai no finzinho da tarde/começo da noite, com edições diárias de segunda a quinta, com duração média de 15 a 20 minutos, e um resumão rápido na sexta que não passa de 5 minutinhos, o “Extratos da Semana”. Revezam na apresentação do programa o editor-chefe do Nexo, Conrado Corsalette, e os editores-executivos Olívia Fraga e José Orenstein trazendo sempre “o fato mais instigante do dia e que pode continuar a ecoar por aí”. É ideal para ouvir na volta pra casa ou, como eu, deitado na rede antes de dormir (num ritual quase sagrado).

O Nexo conta ainda com mais três excelentes podcasts, o Politiquês, que destrincha conceitos básicos da política, o Escuta, sobre tendências musicais de várias épocas e como elas influenciam a sociedade, e o Como Começar, que traz mensalmente dicas de como dar o primeiro passo para consumir obras de artistas e movimentos culturais variados.


Panorama CBN

Gosto de chamar o Panorama CBN de “o Jornal Nacional dos podcasts”, não só por ser veiculado pela Rádio CBN, ligado ao Sistema Globo, mas por trazer um belo apanhado das principais notícias do dia, sempre em duas edições diárias, uma por volta de meio-dia e outra entre 17:30 e 18h, tudo isso em episódios de menos de meia hora.

Além do Panorama a Rádio CBN tem transformado quase todos os seus programas em podcasts, então é possível encontrar quase todos os assuntos em seus programas, desde tecnologia à esportes.


FórumCast

O podcast da Revista Fórum, um portal de notícias e matérias bem jovem que tenho acompanhado bastante nos últimos anos, está ainda engatinhando nesta nova forma de comunicação. Com duas edições semanais, sempre às segundas e quintas, o FórumCast traz, em programas de 30 minutos em média, um debate sobre alguma notícia importante dos últimos dias.

Aviso importante: o programa tem uma clara e forte tendência à esquerda política. E tá errado?


Xadrez Verbal

Mais denso e extenso do que os anteriores o Xadrez Verbal (ótimo nome, inclusive), é um dos mais tradicionais programas da podosfera brasileira. Trazendo sempre um detalhado debate sobre notícias da política internacional (e algumas vezes nacional, já que o Brasil também faz parte do Planeta Terra), e com uma excelente contextualização histórica, os apresentadores Filipe Figueiredo e Matias Pinto nos entregam de uma forma descontraída uma análise do que está acontecendo ou já aconteceu pelo mundo afora. Como o programa é semanal, saindo toda sexta-feira, e pode chegar a uma duração de mais de três horas (!), este é um podcast para os mais pacientes. Eu mesmo, por exemplo, divido cada episódio para cada lavada de louça do fim de semana.

Para quem curte futebol e política internacional, o Matias Pinto tem um excelente programa quinzenal chamado Fronteiras Invisíveis do Futebol, onde utiliza a base do esporte para falar de história, política e atualidades.


Foro de Teresina

O meu queridinho entre os podcasts de notícias é o da Revista Piauí. Com programas semanais todas as quintas, a partir das 17h, os queridíssimos Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar, trazem os principais assuntos da semana, divididos sempre em três blocos. Com uma conversa gostosa que nos faz sentir parte do grupo e um entrosamento ímpar entre o trio, quase não conseguimos sentir os 50 minutos que o programa tem em média. Além disso ainda temos o momento “kinder Ovo”, uma brincadeira onde ouvimos a fala de alguma figura pública e, junto com os apresentadores, tentamos descobrir de quem é aquela voz (e onde é praticamente impossível vencer a Malu).

Saudações javaporquistas! (Essa só quem já ouve o programa vai pegar).