8 podcasts brasileiros incríveis de 2021

2021. Mais um ano em que os podcasts me ajudam a passar. Seja me distraindo, seja me divertindo, seja me informando, ou seja me deixando em total estado de “o que estou fazendo aqui?”. O fato é que foi mais um ano em que o Brasil se mostra um dos maiores produtores e um dos maiores em número de ouvintes do mundo (logo, mais um ano do podcast no Brasil), e para quem acompanhou alguns dos que estrearam esse ano o motivo fica bem claro. O brasileiro gosta de podcast e sabe fazer podcast, bem como percebe cada vez mais a potência desta mídia. Assim, como no ano passado, trago alguns dos podcasts mais interessantes que escutei entre os que estrearam em 2021.


TRAGO BOAS NOTÍCIAS 

Para começar com algo relaxante, em uma época tão caótica como a que vivemos, o primeiro da minha lista é o Trago Boas Notícias, um podcast que se propõe exatamente ao que o nome já diz, trazer diariamente histórias e notícias positivas e inspiradoras, sempre ao fim do dia, às 18h, na voz calma e gentil de Edgard Piccoli. Trago Boas Notícias é um original Spotify em parceria com a plataforma Ecoa, do UOL.


QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA

Este segundo da lista também é para quem está saturado de tanta notícia, mas mesmo assim deseja se manter informado. O Quem Lê Tanta Notícia foi um dos meus preferidos desse ano e traz o jornalista e advogado Thiago Amparo, a psicanalista Vera Iaconelli, e no comando a escritora simpaticíssima Tati Bernardi, todas às quintas-feiras para debater de forma leve, mas super consciente, alguns dos assuntos mais comentados da semana, variando entre política, cultura e a mente do brasileiro, com ótimas explicações e embasamentos. O Quem Lê é também um original Spotify.


MEU INCONSCIENTE COLETIVO

Tati Bernardi (ela novamente) abre seu coração e sua mente a cada sexta-feira, quando saem os episódios do Meu Inconsciente Coletivo, convidando em cada um deles alguns dos melhores psicanalistas do país para tratarem de temas recorrentes não só na cabecinha dela, mas também de muitos de nós. Remédios, maternidade, síndrome do impostor e fetiches, são só alguns dos vários pontos delicados que Tati e seus convidados tocam no decorrer dos episódios, numa conversa sincera e que nos deixa sempre bolados (no bom sentido). Meu Inconsciente Coletivo é um podcast da Folha de S. Paulo e pode ser encontrado nos principais agregadores disponíveis.


UOL INVESTIGA (A Vida Secreta de Jair)

Talvez já esteja perdido na sua memória, mas pode ser que você lembre de um áudio de uma ex-cunhada do fungo presidencial Jair Bolsonaro relatando sobre o esquema de rachadinha que acontece em seu gabinete e no de seus filhos durante vários anos. Então. Esse áudio tem origem em uma reportagem investigativa realizada pela jornalista Juliana Dal Piva e que revolve os 30 anos de indícios da prática na família Bolsonaro. Esta cuidadosa pesquisa está nos quatro episódios da primeira temporada do UOL Investiga, intitulada A Vida Secreta de Jair. O podcast é quase um complemento ao Retrato Narrado, da Revista Piauí, que foi o ar ano passado. Simplesmente imperdíveis para quem quer conhecer melhor as maracutaias do nosso miliciano de plantão no Planalto e de sua família.


A MALU TÁ ON

Esse é para os que ficaram enlutados pela saída da jornalista Malu Gaspar do Foro de Teresina, podcast de política da Revista Piauí, no início do ano. Não chorem, Malu voltou, e agora seguindo carreira solo com um podcast de entrevistas, que é algo que ela sabe fazer muito bem. Toda sexta um convidado, geralmente da área da política, mas algumas vezes da cultura e da ciência, conversa com a jornalista, que não se priva de cutucar seu entrevistado com vara curta. A Malu Tá On é um podcast do Jornal O Globo e pode ser ouvido em qualquer plataforma agregadora disponível.


AMAZÔNIA SEM LEI

Não é de hoje que precisamos estar atentos ao que acontece na Amazônia, ainda mais em tempos de fenômenos climáticos extremamente atípicos e num governo que, ao contrário do que a grande maioria dos especialistas recomenda, parece querer explorar e destruir cada vez mais um dos biomas mais importantes do planeta. Amazônia Sem Lei é um podcast mensal da Agência Pública que traz a cada episódio uma reportagem  sobre os conflitos, a política e as questões sociais que pairam na Amazônia e no Cerrado. Apresentados por Clarissa Levy e Ricardo Terto os episódios abordam temas que vão desde o envolvimento da carne produzida no cerrado com o narcotráfico, até o cerco à povos indígenas ameaçados pelos grandes fazendeiros e pelo garimpo ilegal. Um podcast pra se indignar e ficar ainda mais atento.


O SEQUESTRO DA AMARELINHA

Saindo toda segunda-feira, dentro do feed do Foro de Teresina, O Sequestro da Amarelinha é uma série documental em podacst dividida em cinco episódios que trata sobre algumas das maiores personalidades do universo do futebol, como João Havelange e Ricardo Teixeira, e sobre como o esporte mais popular do mundo é envolto em corrupção e politicagem da pior espécie. Um passeio pela cultura e política do Brasil através da camisa da nossa seleção. O programa é uma parceria da Revista Piauí e da Rádio Novelo com a Swissinfo, uma agência de notícias da Suíça (onde está localizada a sede da FIFA), e é apresentado por Jamil Chade e José Roberto de Toledo.


MANO A MANO

Sem nenhuma dúvida a melhor surpresa deste ano de 2021 foi o podcast de entrevistas Mano a Mano, original Spotify, apresentado por ninguém mais ninguém menos que Mano Brown, músico, rapper e líder de uma das maiores bandas do Brasil, o Racionais MC’s. Toda quinta-feira Brown recebe um convidado ilustre, que vai de Dráuzio Varella à Glória Groove, de Karol Conká à Lula, para mais do que uma entrevista, uma conversa sobre assuntos os mais variados, sem enrolação, mas com muito respeito e curiosidade sincera. Abordando assuntos pertinentes a todos como questões sociais, espiritualidade, cultura, política, História, futebol, entre outros, mas de um jeito que apenas Mano Brown conseguiria fazer. Vale para todos, mesmo para quem não curte rap ou o som do músico, Mano a Mano vai muito além disso, é daqueles que se a gente fechar os olhos vai se sentir junto da conversa.


VEJA TAMBÉM

10 podcasts brasileiros incríveis de 2020

6 Podcasts de notícias pra ficar de ouvido aberto pro que tá rolando no Brasil e no mundo

5 Podcasts criminais que vão te arrepiar