Melhores Séries de 2021


KARLA LIMA

Em mais um ano de pandemia, desesperança e tantas notícias tristes, incluindo a morte de artistas importantes pro mundo pop, as séries estiveram por perto para nos fazer esquecer um pouco da vida real e nos jogarmos nas histórias, nos envolvendo com os personagens e tendo o que esperar semanalmente para ver. Confesso que minhas formas de escape talvez não sejam tão leves assim, mas venham comigo… Gostaria de começar com uma série documental da Globoplay, que foi O Caso Evandro, eu já acompanhava o podcast sobre o caso e a série foi a cereja do bolo, produção brasileira de alto nível. A HBO Max não ficou atrás e trouxe diversas novas séries de grande produção e de alto nível, trouxe algumas dessa lista, a primeira que quero citar é Mare of Easttown, pudemos ver mais uma vez a imensidão que é a Kate Winslet. Tivemos também Scenes from a Marriage, trazendo as atuações cruas e potentes de Jessica Chastain e Oscar Isaac, em uma nova versão para obra de Ingman Bergman, essa é só pra quem tem estômago forte. Ainda tivemos uma temporada incrível da minha favorita do momento, Succession. Já a Netflix, apostou em Round 6, série coreana que nos trouxe diversas críticas importantes, além de Formula 1: Drive to Survive com mais uma ótima temporada. E por último, mas não menos importante, a Apple+ também nos encheu de séries para ver, trago aqui Invasion e a segunda temporada de Ted Lasso. Não posso deixar de citar What We Do in the Shadows e American Crime Story: Impeachment, encerrando essa lista do meu coração.

ESTREANTES

VETERANAS


MYLLA FOX

Em 2021 andei pelo limiar do cansaço e do burnout por mais vezes do que eu gostaria de compartilhar, nesse grande abismo da saúde mental em que eu me vi caindo desde o começo da pandemia poucas coisas realmente conseguiram prender minha atenção o suficiente pra me tirar desse estado de torpor absoluto e me fizeram chegar a uma miríade de sentimentos genuínos, para as que chegaram agora e conseguiram, eis aqui uma pequena homenagem e um apelo para que continuem dessa forma, para as que voltaram como um velho amigo que te abraça por mais tempo do que o normal porque sente que você tá precisando, eu só tenho a agradecer. E mais um ano vem aí!

ESTREANTES

  • Arcane (Christian Linke e Alex Yee) – Netflix
  • Sweet Tooth (Jim Mickle e Beth Schwartz) – Netflix
  • The Chair (Amanda Peet e Annie Julia Wyman) – Netflix
  • Loki (Michael Waldron) – Netflix
  • Round 6 (Hwang Dong-hyuk) – Netflix

VETERANAS

  • Feel Good – 2ª Temporada (Mae Martin, Charlotte Ritchie e Phil Burgers) – Netflix
  • Succession – 3ª Temporada) (Jesse Armstrong) – HBO Max
  • Ted Lasso – 2ª Temporada (Brendan Hunt, Joe Kelly e Bill Lawrence) – AppleTV+
  • Sex Education – 3ª Temporada (Laurie Nunn) – Netflix
  • Servant – 2ª Temporada (Tony Basgallop) – AppleTV+

ELVIO FRANKLIN

Este último ano para mim foi o ano dos streamings. Absolutamente tudo que vi se tratando de séries em 2021 veio dessas plataformas, e muitas delas produções originais. Claramente estamos vivenciando uma grande transformação na forma como assistimos TV e isso reflete nas minhas listas aqui. Foi também um ano de muitas surpresas boas, coisas que achei que não eram pra mim me encantaram como nunca imaginei, e muita coisa que já era boa ficou ainda melhor. Ri, chorei, senti raiva, angústia, e o que pra mim é sempre importante, aprendi demais com essas séries.

ESTREANTES

VETERANAS


TATIANA FERREIRA

Num ano em que assinar todos os streamings é quase um plano de saúde, eu me virei para o espaço e comédias – mais para o espaço -, entre os replays de Star Trek, foi possível perceber que o sci-fi mais uma vez tomou seu lugar como uma crítica social e/ou sátira dos tempos presentes, que sempre foi sua real função. Das várias séries que estrearam, sendo adaptações ou originais, todas trouxeram seu conceito de mundo e deixaram a realidade “um pouco mais fácil”. Falando em adaptações, foram tantas! Livros, quadrinhos, jogos, podcasts… se tornaram fonte principal para o audiovisual, mas será isso algo ruim ou algo bom? Não tem mais originalidade? Eu acho que a resposta é não, porque reviveram até os Beatles! OS BEATLES!

Bem, vou parar por aqui e pegar minha nave de transporte de volta para USS Cerritos.

ESTREANTES

Menção Honrosa: WandaVision (Jac Schaeffer) – Disney+

VETERANAS

Menção Honrosa: Bosch – 7ª Temporada (Eric Ellis Overmyer) – Prime Video


RODRIGO HILÁRIO

2021 foi um ano muito turbulento para mim. Mudanças aconteceram na minha vida e percebo que isso afetou muito meu interesse pelo audiovisual. 

Já foi o tempo em que eu assistia de tudo e maratonava séries. Atualmente, o videogame, reuniões pelo zoom e os cursos online competem com os lançamentos constantes das gigantes do streaming. Com isso, nessa busca por novos estímulos, montar esse top 5 de séries veteranas foi uma tarefa realmente difícil, já que, eu larguei ou estou enrolando para assistir muitas dessas obras que estrearam em anos anteriores.

ESTREANTES

Menção Honrosa: Foundation (Josh Friedman e David S. Goyer) – AppleTV+

VETERANAS

  • Succession – 3ª Temporada (Jesse Armstrong) – HBO Max
  • Pose – 3ª Temporada (Steven Canals, Brad Falchuk e Ryan Murphy) – FX
  • Shingeki no Kyojin – 4ª Temporada (Tetsuya Kinoshita, Kensuke Tateishi e Toshihiro Maeda) – MBS/NHK General TV
  • My Hero Academia – 5ª Temporada (Kōhei Horikoshi) – YTV
  • Insecure – 5ª Temporada (Issa Rae e Larry Wilmore) – HBO Max

Menção Honrosa: The Last Week Tonight With John Oliver – 8ª Temporada (John Oliver) – HBO Max


JOTAPÊ BERNARDES

A lista deste ano foi difícil para um ano complicado pessoalmente para mim, ainda que a vacinação em massa no Brasil tenha emplacado, apesar do governo, então coloquei os seriados que mais me marcaram e me colocaram no escapismo total do entretenimento, este ano tivemos uma variedade ainda mais gigantesca de séries jamais vistas, confesso que o gênero de comédia estava faltando na minha lista, espero corrigir isso ano que vem, mas tivemos boas séries de ação (Lupin, Falcão e o Solado Invernal, além de Hawkeye), animes e desenhos em profusão (What If…?, The Bad Batch, Monstros ao Trabalho, Castlevania e DOTA), ótimas séries de mistério e suspense (WandaVision, YouMidnight Mass), assim como ficções cientificas maravilhosas (The Expanse e Final Space), sem falar em fenômenos de audiência (Round 6 e Arcane), mas a fantasia sempre tem espaço entre minhas favoritas (Sombra e Ossos, The Witcher e A Roda do Tempo), mas no geral, é sempre bom encontrar aquele drama impactante e marcante (The Underground RailroadManhãs de Setembro, The Handmaid’s Tale, The Chair e Sweet Tooth). No geral 2021 foi bacana para quem assiste séries, muita coisa boa em muitas plataformas de streaming com a promessa de que ano que vem vai ser ainda mais cheio. 

ESTREANTES

Menção Honrosa: Superman & Lois (Greg Berlanti e Todd Helbing) – The CW

VETERANAS

  • The Good Fight – 5ª Temporada (Michlle King, Robert King e Phil Alden Robinson) – CBS
  • The Expanse – 6ª Temporada (Mark Fergus e Hawk Ostby) – Prime Video
  • Lost in Space – 3ª Temporada (Irwin Allen, Matt Sazama e Burk Sharpless) – Netflix
  • Castlevania – 4ª Temporada (Warren Ellis) – Netflix
  • Lupin – Parte 2 (George Kay) – Netflix

Menção Honrosa: The Witcher2ª Temporada (Lauren Schmidt) – Netflix


THIAGO HENRIQUE SENA

2021 foi um ano que marcou meu retorno para essa lista. Nele pude voltar a acompanhar mais desenhos e animes, além das séries em live action. Coloquei muita coisa atrasada em dia, como todas as temporadas de Steven Universe e Avatar (Lenda de Aang e de Korra), mas do ano corrente as séries que melhor me comoveram ou me deixaram animado são essas.

ESTREANTES

Menção Honrosa: The Raincoat Killer: Chasing a Predator in Korea (Nicolina Lanni, Rob Sixsmith e Conal Whyte) – Netflix

VETERANAS

Menção Honrosa: One Piece – Saga de Alabasta Dublado na Netflix


SARA B. JALES

2021 foi o ano da retomada das produções audiovisuais, o ano em que a Marvel começou a lançar séries e o ano em que eu mais assisti coisas de um modo geral, o problema é, na verdade, que eu assisto muitas coisas antigas, séries já finalizadas e etc, foi uma conquista conseguir ter assistido séries estreantes o suficiente para compor essa lista. Ironicamente neste ano de 2021 tive meus momentos mais difíceis durante a pandemia e foi onde encontrei refúgio em séries já finalizadas – como Jane, The Virgin e Superstore –  ou que acompanhei semanalmente – como as da Marvel. Olhando para esta lista vejo que consegui assistir muitas séries que gostei muito, mas também que preciso me desprender da locadora vermelha e dar chance para produções de outras plataformas.

ESTREANTES

Menção Honrosa: Bridgerton (Chris Van Dusen) – Netflix

VETERANAS

  • Sex Education – 3ª Temporada (Laurie Nunn) – Netflix
  • You – 3ª Temporada (Greg Berlanti e Sera Gamble) – Netflix
  • Carmen Sandiego – 4ª Temporada (Duane Capizzi) – Netflix
  • Shingeki no Kyojin – 4ª Temporada (Tetsuya Kinoshita, Kensuke Tateishi e Toshihiro Maeda) – MBS/NHK General TV
  • Never Have I Ever – 2ª Temporada (Mindy Kaling e Lang Fisher) – Netflix

Menção Honrosa: Law & Order: Special Victims Unit – 24ª Temporada (Dick Wolf) – NBC


ERIC MAGDA

Um ano recheado de lançamentos de novas séries, a maioria que entrou para a minha lista terminou sendo parte de alguma franquia (seja de jogos, filmes) ou reboots. O ano de 2021 foi extremamente diverso, tanto em temáticas quanto em formatos, mas os streaming ganharam dos demais para mim tanto na lista de novatas quanto de retornando. A maior vitória do ano foi a fantasia, especialmente a fantasia protagonizada por pessoas não brancas e não heteros. Temos horror, ficção científica, ação, romance, animação, recheado para muitos gostos aqui. 

Terceiro e último ano de Pose aqui, mas gostaria demais que o legado do seriado pudesse viver e nos anos que vierem termos mais produções feitas e protagonizadas por pessoas trans latinas e negras

ESTREANTES

Menção Honrosa: WandaVision (Jac Schaeffer) – Disney+

VETERANAS

  • Stargirl – 2ª Temporada (Geoff Johns e Greg Berlanti) – The CW
  • Pose – 3ª Temporada (Steven Canals, Brad Falchuk e Ryan Murphy) – FX
  • The Owl House2ª Temporada (Dana Terrace) – Disney+
  • Blood & Water – 2ª Temporada (Ama Qamata, Khosi Ngema e Gail Mabalane) – Netflix
  • Sex Education – 3ª Temporada (Laurie Nunn) – Netflix

Menção Honrosa: Batwoman – 3ª Temporada (Caroline Dries) – The CW


SAMUEL BRASILEIRO

Este foi um ano marcado pelo fortalecimento dos streaming no mundo. A maioria dos canais lançaram seus próprios streamings ou novas versões foram desenvolvidas e anunciadas. Muito já se falou sobre as mudanças de hábito diante das narrativas seriadas a partir da possibilidade do binge watching, porém é muito interessante perceber também como isso não define as estruturas narrativas e nem a forma como os episódios chegam para nós. Hoje, torna-se ainda mais importante pensarmos as séries também pela forma como os seus episódios são lançados para o público como parte do processo criativo.

ESTREANTES

Menção Honrosa: Girls5Eva (Meredith Scardino) – Peacock

VETERANAS

  • Succession – 3ª Temporada (Jesse Armstrong) – HBO Max
  • PEN152ª Temporada (Anna Konkle, Maya Erskine e Sam Zvibleman) – Hulu
  • Insecure – 5ª Temporada (Issa Rae e Larry Wilmore) – HBO Max
  • Evil2ª Temporada (Michelle King e Robert King) – Paramount+
  • The Other Two – 2ª Temporada (Chris Kelly e Sarah Schneider) – HBO Max

Menção Honrosa: The Good Fight – 5ª Temporada (Michlle King, Robert King e Phil Alden Robinson) – CBS


VEJA TAMBÉM

Melhores Séries de 2020

Melhores Séries da Década (2010 – 2019)