Time de Dois – Uma partida decisiva e emocionante

Bem amigos do SMUC, segue a escalação do potiguar Time de Dois (2021), filme do técnico André Santos:

Camisa 12: Flávio (Firmino Brasil)

Camisa 18: Wendell (Thasio Igor)

Técnico: André Santos (diretor)

Apita o árbitro e começa o jogo!

Se o carnaval é a maior manifestação cultural do Brasil, o futebol é a maior manifestação popular. Quem não nutriu uma vez sequer em opinar como um técnico de futebol pela seleção? Vibrar por algum time, mesmo nem sabendo o nome de um jogador? Nascemos chutando bola tal qual chutamos a barriga da mãe.

Marcação adversária!

Imersos nessa paixão estão Flávio e Wendell, que frequentam uma escolinha com o sonho de alguém os notarem e serem jogadores profissionais de futebol. Mas esse time pode ficar desfalcado com a possibilidade de Flávio seguir outro “time”, já que no jogo da vida, as regras são diferentes.

A sede de bola de Wendell é o combustível para esse Time de Dois tentar permanecer dentro e fora dos campos. Os diálogos driblam qualquer engessamento e avançam no campo com suavidade como pedem os dois amores: futebol e conjugal.

Falta!

Quando Wendell e Flávio sofrem falta por conta da ameaça que pode separá-los, a cobrança dessa falta não é ensaiada. Pelo contrário: é sutil, leve, mostrando que todos nós que estamos nesse jogo chamado Brasil deveríamos jogar no mesmo time. E Time de Dois faz qualquer torcedor rival virar a casaca.

Espalma o goleiro!

Os nossos atacantes fazem o que podem para romper a barreira numa partida onde quem ataca precisa também voltar para ser zagueiro. A cumplicidade no beijo, a preocupação da mensagem a ser respondida, a persistência de um sonho. A permanência na escalação. O tempo corre no estádio.

Recupera e avança a grande área!

Não sabemos se o técnico André Santos quer fazer substituição, o que é um risco iminente. Ele espera o ataque dos jogadores. O filme percorre um caminho de esperança sobre um mundo. Observa bem o local para onde quer chutar. Nada de bicicleta, voleio ou movimento quase acrobático para esse chute. Time de Dois não faz rodeios para fazer marcar placar e sim concentra-se simplesmente na projeção da bola colocada no canto e…

Gol! Gooooool!!!

1 x 0 para Time de Dois! A torcida vai à loucura com a prova de que o amor da proteção psicossocial por toda comunidade pode virar o jogo numa sociedade onde as regras heteronormativas prevalecem e dão cartão vermelho para tudo diferente desse senso de moralidade vestido de preconceito.

Fim de Jogo? Não.

Time de Dois continua em campo e o jogo só começou.

[Time de Dois foi vencedor do prêmio de Melhor Filme do 8 RECIFEST, 28 Festival de Cinema de Vitória e Prêmio da Crítica ACECCINE no 15 For Rainbow]


VEJA TAMBÉM

Como Existir Sem Ser Binária – Estamos aqui e existimos

Shangri-La – Não existe sonho americano