5 Podcasts criminais que vão te arrepiar


Modus Operandi 

O Modus Operandi surgiu no final de 2019 em uma parceria com a Bel Rodrigues, Carol Moreira e Mabê. Com uma estrutura mais leve e descontraída, o podcast tem episódios toda quarta e sexta, onde são trazidas diversas histórias de crimes reais por todo o mundo, incluindo vários casos brasileiros. A dinâmica das três deixa a temática, que é tão pesada, um pouco mais leve e tranquila de se ouvir, tendo em vista que os episódios não costumam ser longos, além de que enquanto vão narrando as histórias, também dão suas próprias opiniões, deixando um clima mais intimista, como um bate papo entre amigas. Todos os episódios são montados através de livros, revistas e reportagens que as três coletam e referenciam durante os programas. Além dos episódios com as 3 idealizadoras, todas possuem seus episódios solos, um sobre casos bizarros e outro que é um FAQ. Ótimo para quem quer se informar de forma objetiva e concisa.  


Projeto Humanos

O Projeto Humanos é um podcast idealizado pelo Ivan Mizanzuk em 2015 e conta casos de pessoas reais, dentre esses casos, vários são de crimes reais e situações de violência narradas em formato de documentário falado. Diferente da maioria do formato de podcasts, onde existe uma conversa informal ou formal entre os participantes, no Projeto Humanos há um trabalho de investigação muito mais extenso. Cada episódio é feito por temporadas, onde os mínimos detalhes de cada história são trazidos para o público com a narração do próprio Ivan, trazendo dados históricos, entrevistas, áudios e afins. O podcast se tornou referência desde que a temporada sobre o Caso Evandro começou a circular, causando reviravoltas até mesmo para o julgamento do caso que já havia se encerrado há algum tempo.


Cena do Crime

O Cena do Crime é considerado o primeiro podcast de crimes reais do Brasil, assim como o Modus Operandi, aborda os casos de crimes ocorridos tanto no país como no resto do mundo. Idealizado e apresentado pela Isabelle Reis, é mais um podcast onde uma pessoa só narra os acontecimentos após uma série de investigação pessoal sobre os crimes mais chocantes que ocorreram no mundo. O podcast lança 3 episódios por mês e está no ar desde fevereiro de 2019, além da Isabella apresentando os episódios, existem também entrevistas com especialistas em criminologia de todo o país para enriquecer ainda mais o debate e explicar um pouco melhor sobre os processos dos grandes crimes citados pelo podcast.


Assassinos em Série

No ar desde fevereiro de 2020, Assassinos em Série é um podcast produzido pelo Spotify e distribuído para diversos países, com tradução para cada um, traz histórias de crimes famosos, e alguns nem tão conhecidos assim, que contam com extensas investigações e até mesmo controversas. O podcast foca em tentar desvendar o perfil psicológico dos assassinos e fazer uma investigação sobre a mente desses criminosos. Criado por Max Cutler, o podcast já tem mais de 20 episódios e tem episódios semanais. Com episódios não tão longos, o formato do podcast também é de narração solo para cada um dos casos.


1001 Crimes

Com mais de 80 episódios, o 1001 Crimes é um podcast sobre crimes reais que está no ar desde abril de 2019, idealizado e apresentado por Bruna Roberta e Fabi Marques, também traz uma versão mais leve dos relatos dos crimes, com um bate papo entre as duas a dinâmica acaba sendo mais interessante para se ouvir quando ainda não se está acostumado com a temática, ainda assim, os episódios trazem detalhes de vários casos por todo o mundo.


VEJA TAMBÉM

6 Podcasts de notícias para ficar de ouvido aberto pro que tá rolando no Brasil e no mundo