10 podcasts brasileiros incríveis de 2020

2020 foi um  ano que só conseguimos passar com ainda algum nível de sanidade por conta do entretenimento. Filmes, séries, lives, discos, vídeos no YouTube, entre muitas outras coisas. No meu caso, mais tempo em casa significa muito mais louça pra lavar, e quanto mais louça mais podcasts se tornam necessários. Este pode não ter sido “o ano do podcast no Brasil”, mas certamente foi um ano em que a mídia estourou de vez motivada pelo isolamento em que o Coronavírus colocou boa parte de nós. Então, naturalmente busquei conhecer mais e mais podcasts brasileiros. Foi o ano em que finalmente maratonei O Caso Evandro (quarta temporada do podcast Projeto Humanos) bem a tempo de ouvir seu fim junto com as milhares de pessoas que estava ansiosas por isso; foi também o ano em que voltei a ouvir meu Chazim (Chá com Rapadura) e quando meu podcast preferido, o Budejo, fez uma das coisas mais legais que eu já ouvi nessa mídia, o episódio Crônicas do Confinamento. Mas além de ouvir, esse ano muita gente encontrou a oportunidade pra começar seu próprio podcast, e muitos projetos legais iniciaram. Aqui no SMUC mesmo a família cresceu e mais três integrantes nasceram: o Janela Sonora, sobre trilhas de filmes; o Falando Série, com indicações de seriados; e o Sonhatório, sobre… bom, sobre imaginar novos mundos, digamos assim.

Como bom doido das listas que sou, tava aqui relembrando os ótimos programas que surgiram neste ano desastroso, entre projetos mais independentes e super produções, e achei que seria uma boa ideia compartilhar essas descobertas pra quem estiver precisando de coisas novas pra ouvir enquanto a louça suja diminui.


KILOMBAS

Como bom bairrista é claro que começaria com um podcast cearense, né? O Kilombas foi uma indicação de uma amiga bem no iniciozinho do ano e me fisgou já pela abordagem e pelo carisma das apresentadoras Alice, Leissa e Letícia. Inspirado no livro “Memórias da Plantação”, da portuguesa Grada Kilomba, os episódio trazem convidados para discutir sobre raça e gênero numa perspectiva da vivência.

Episódios que amei: Ep. 03 – Religião e Ancestralidade; Drops #18 – Cinema Negro e Drops #25 – O Cenário Seletivo dos Críticos de Cinema


FAXINA

O Faxina é um podcast que só de saber o tema talvez eu não me interessasse tanto. São histórias de imigrantes brasileiros que trabalham como faxineiros em Boston, nos EUA. Heloíza Barbosa, ela própria uma ex-faxineira, hoje educadora, decidiu ouvir essas histórias incríveis e compartilhá-las conosco, um dos presentes inesperados que esse ano me deu. Heloíza conduz as conversas com sua empatia e voz doce, e descobre personagens incríveis com histórias lindas.

Episódios que amei: esta primeira temporada do podcast tem apenas seis episódios, e eu recomendo que ouça todos em ordem. Você não vai se arrepender.


A TERRA É REDONDA

Quem é ouvinte do principal podcast da Revista Piauí, o Foro de Teresina, já deve conhecer a vozinha gostosa do mineiro Bernardo Esteves, que apareceu como integrante da mesa do programa especialmente para debater as últimas da pandemia no Brasil. Bernardo também é apresentador do podcast documental A Terra é Redonda, focado em ciência e trazendo questões pertinentes à insignificante vida humana neste planeta. O trabalho de pesquisa é impecável, sempre trazendo fontes e entrevistas com especialistas sobre cada tema abordado, num roteiro super bem amarrado. A cereja do bolo são as perguntas das crianças ao final de cada episódio, devidamente respondidas por cientistas e/ou especialistas de sua área consultados por Bernardo. Sabe quando dizemos “me explique como se eu fosse uma criança de 6 anos”? Então.

Episódios que amei: O Mundo dá Voltas, Imunização Racional e Depois da Pandemia.


ATÉ AÍ TUDO BEM

E vamos de gaitar, que nesse 2020 a gente precisou e muito. Matheus Vale e Davidson “Dd” Rodrigues  comandam esse podcast de histórias, causos e lembranças contadas por eles mesmos ou por convidados engraçadíssimos. O Até Aí conseguiu me trazer um pouco daquele sentimento de mesa de bar que Vinte Vinte me privou.

Episódios que amei: #07: O Chinelo do Mal, o Resgate da Porca Naufragada e Outras Histórias de Perrengue e #15: O Bode que Fumava Derby, o Dia do Quebra Quebra e Outras Histórias da Cidade de Fortaleza


THIS IS BRAZIL

Gargalhou pouco? Pois tome! Com a missão de resgatar o Brasil dele mesmo Pedro Duarte e Nícolas Queiros vão buscar o suco de brasilidade no âmago da sociedade tupiniquim, os áudios de whatsapp. Um baiano e um carioca comentando os áudios mais engraçados desse aplicativo do cão era tudo que eu precisava pra atravessar esse ano da disgraça!

Episódios que amei: Resgatando o Brasil dele mesmo – Episódio 01; Passageiro de ônibus clandestino não tem voz – Episódio 21 e Os maus perdedores – Episódio 30.


SABIDA 

Mais um cearense pra conta. O Sabida é um podcast de divulgação científica comandado pela Vanessa Alves, trazendo conhecimentos sobre biologia de um jeito bem descontraído e leve.

Episódios que amei: #05 – Destrinchando o desenho Pica-Pau e #07 – Jogos Vorazes do mundo animal.


SER SONORO

Um podcast mensal sobre o que escutamos. A natureza dos sons, da música, a forma como nos influenciam e mexem com nossos sentimentos. Fernando Garbini faz uma excelente viagem ao mundo do áudio, nos convidando a experimentações, contando história de ruídos ancestrais e como a humanidade é permeada por todo tipo de barulho, do cair da chuva ao Heavy Metal. (Necessário ouvir com fones de ouvido).

Episódios que amei: 4. Trabalho; 5. Silêncio e 7. Acordos. (Na real recomendo que ouça todos. Eu tirei os sete de uma vez e já tô ansioso pelo próximo).


AS CUNHÃS

Fazia tempo que eu sentia falta de uma produção jornalística que falasse do Ceará de uma maneira me empolgasse, e em 2020 eis que as maravilhosas Kamila Fernandes, Hébely Rebouças e Inês Aparecida tornam esse meu desejo realidade. As Cunhãs é um podcast sobre política feito por três jornalistas super competentes. O foco é, claro, a política cearense (a cobertura das eleições municipais foram um show), mas as três não se privam de comentar e debater também assuntos de alcance nacional.

Episódios que amei: Todos haha, mas fiz aqui uma playlist pra quem é de fora do Ceará e quer pegar os episódios onde elas tratam de temas mais nacionais.


PRAIA DOS OSSOS

Praia dos Ossos está em várias listas da internet como melhor podcast de 2020. E é real. O audiodocumentário produzido pela Rádio Novelo e apresentado por Branca Vianna revisita um caso que ficou famoso no Brasil dos anos 70, o assassinato de Ângela Diniz e as reviravoltas que o julgamento de seu assassino, Doca Street, tomaram naquela época. Os dez episódios nos fazem refletir sobre o Brasil de hoje, sobre uma cultura baseada no patriarcalismo e na misoginia. Uma produção que faz jus à excelente tradição de documentaristas do cinema brasileiro e que merece e precisa ser ouvida.

Episódios que amei: Tem que ouvir tudo na ordem mesmo, vale muito a pena.


RETRATO NARRADO

Retrato Narrado é uma série de podcast documental da Revista Piauí, produzido pela Rádio Novelo, que se propõe a traçar um perfil de alguma personalidade a cada temporada. Nesta primeiro temos uma profunda (e difícil) visita ao obscuro passado de Jair Messias Bolsonaro, chegando até seus dias recentes após a posse como presidente. Carol Pires narra toda a trajetória de Jair desde sua infância, entrevistando amigos e parentes, apurando segredos e tentando entender como chegamos ao ser que temos hoje no cargo mais elevado desta república. Não é fácil de ouvir, mas é importante entendermos melhor com quem estamos lidando, e o podcast nos ajuda imensamente nesta tarefa.

Episódios que amei: Recomendo ouvir todos em ordem, mas o episódio bônus lançado por último com detalhes e áudios das entrevistas que a jornalista Letícia Duarte fez com Olavo de Carvalho, o chamado guru do bolsonarismo, são especialmente impressionantes.


VEJA TAMBÉM:

5 Podcasts criminais que vão te arrepiar

6 Podcasts de notícias pra ficar de ouvido aberto pro que tá rolando no Brasil e no mundo