Já passamos da metade do ano e muita coisa rolou, parece que 10 anos se passaram desde 2018. Parece que vimos Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, 2019) e Capitã Marvel (Captain Marvel, 2019) há muito muito tempo atrás, e por falar em Disney, a casa do Mickey já emplacou nada menos que três adaptações em live action de seus clássicos animados, Dumbo (Dumbo), Aladdin (2019) e O Rei Leão (The Lion King, 2019). Já tivemos o Oscar, trazendo sempre seus futuros clássicos e mais ainda seus esquecíveis, já tivemos a conclusão da trilogia do Shyamalan, e tivemos filme do Tarantino. Enfim. Mas ainda temos muito tempo pela frente e, claro, como sempre, muitas promessas. Vamos então a nossa tradicional lista de mais esperados da segunda metade do ano.
It: Capítulo Dois
(It Chapter Two)
05 de setembro
Em 2017 tivemos uma das melhores surpresas do ano com a nova adaptação do clássico livro de Stephen King, It: A Coisa (It, 2017), dirigido por Andy Muschietti. Este ano, finalmente teremos a conclusão da história que vimos com o retorno dos protagonistas anos depois dos eventos do primeiro filme.
Ad Astra
19 de setembro
Só ter o Brad Pitt no elenco já deveria ser motivo o bastante pra esperar ansiosamente por este filme, mas não é só isso. James Grey é um diretor que vem se destacando com ótimos filmes e uma direção certeira, pelo menos desde que vi um filme com sua direção pela primeira vez, Os Donos da Noite (We Own the Night, 2007), e que até hoje é meu preferido dele. Ad Astra é a primeira vez que o diretor flerta com a ficção científica, e os trailers que saíram nos promete um baita de um mistério.
Midsommar – O Mal Não Espera a Noite
(Midsommar)
19 de setembro
Ari Aster deu um tapão em muita gente ano passado com seu Hereditário (Hereditary, 2018), um dos mais surpreendentes e perturbadores filmes de horror do ano. Este ano o diretor parece querer repetir ou até mesmo superar o feito com um filme cheio de rituais macabros e cultos pagãos.
Rambo: Até o Fim
(Rambo: Last Blood)
19 de setembro
Onze longos anos depois do último filme da franquia, Rambo IV (Rambo, 2008), Sylvester Stallone retorna à pele de seu icônico personagem, desta vez numa vibe claramente Logan (2017) ou Clint Eastwood em Os Imperdoáveis (Unforgiven, 2992). A gente sempre reclama do retorno infinito a essas velhas franquias, mas amamos um véi porradeiro, vai.
O Irlandês
(The Irishman)
27 de setembro
É o novo filme de máfia do Martin Scorsese e traz no elenco nomes como Robert De Niro, Al Pacino, Harvey Keitel e Joe Pesci. Eu acho que não precisa dizer mais nada, né? Ah, precisa sim, o filme estreará na Netflix.
Coringa
(Joker)
03 de outubro
Talvez o filme que mais mexeu com minha expectativa para esta segunda metade do ano, ainda mais depois de ver seu trailer sensacional. Desde que foi anunciado o filme levantou todo tipo de questionamento por parte dos fãs do personagem ou de seu antagonista que anda vestido de morcego pela noite. Um filme solo do vilão faria algum sentido nessa altura do campeonato? Mas após o trailer um longo silêncio se fez. Se ainda não viu, veja abaixo e entenda.
The Lighthouse
31 de outubro
Outro que deixou todo mundo ansioso por seu próximo trabalho foi o diretor Robert Eggers. Após realizar o já clássico de terro A Bruxa (The Witch, 2015), Eggers precisou de um longo tempo para aparecer com um novo filme, mas pelo trailer que pudemos ver me parece que a espera valeu muito a pena.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
(Terminator: Dark Fate)
31 de outubro
Mais um da série véi porradeiro, mas dessa vez a grande novidade não é nem o retorno de Schwarzenegger como um de seus personagens mais marcantes, mas sim da Sarah fuckin Connor, novamente interpretada por uma Linda Hamilton mais movida pelo ódio do que nunca. O filme marca também a retomada de James Cameron à franquia, como roteirista, que afirma ser este o verdadeiro terceiro filme de sua criação original. A direção ficou a cargo de Tim Miller, que colocou o falastrão Deadpool nas telas de cinema em seu primeiro filme em 2016 e agradou muita gente.
Marighella
20 de novembro
Marighella traz a estreia do ator Wagner Moura na direção e trata da vida do guerrilheiro revolucionário Carlos Marighella (interpretado por Seu Jorge), um dos maiores símbolos da luta contra a Ditadura Militar brasileira, regime que o assassinou posteriormente. Na época em que vivemos é um filme essencial e tem tudo para acalorar o debate político ainda mais.
Star Wars: A Ascesão Skywalker
(Star Wars: The Rise of Skywalker)
19 de dezembro
Fechando o ano com chave de ouro a conclusão da nova trilogia do universo de Star Wars chega em dezembro para deixar o fãs enlouquecidos até lá. Muita expectativa ronda o filme, já que, pelo menos para mim, os dois últimos foram surpreendentemente incríveis. Já tô até começando a me preparar pra essa experiência.
Cineasta e Historiador. Membro da ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema). É viciado em listas, roer as unhas e em assistir mais filmes e séries do que parece ser possível. Tem mais projetos do que tem tempo para concretizá-los. Não curte filmes de dança, mas ama Dirty Dancing. Apaixonado por faroestes, filmes de gângster e distopias.