One Punch Man – uma segunda temporada que anima

Em 2015, chegava para o público fã de animação japonesa o anime de One Punch Man. Surgido como uma web comic em 2009 e se tornando um mangá de publicação a partir de 2012, One Punch Man leva consigo uma legião de fãs. Pertencente a demografia de mangá Seinen, voltado para um público mais adulto, tanto o quadrinho quanto a animação trazem um conteúdo mais violento e non sense característico da obra. 

A animação de 2015 tinha como principal desafio vender ou entregar ao público o grande conceito de One Punch Man, a premissa utilizada como uma grande paródia ao shonen, demografia voltada para o público infanto-juvenil muito pautada em aspectos morais e heroicos, sempre com atitudes exageradas e violência, encontrou sucesso e foi bem recebida tanto pelos fãs quanto pela crítica. Uma segunda temporada era esperada e ela chegou em 2019. Estaria ela a altura da primeira? 

Antes de começarmos eu gostaria de falar que eu não curti tanto a primeira temporada. Embora tenha entendido o conceito, eu acho que ela demora um pouco a engrenar. Eu gosto muito dos primeiros episódios e dos dois últimos, o miolo da temporada eu acho que fica repetitivo e um pouco sem ritmo, contudo é inegável a qualidade da animação e o carisma que seu protagonista, Saitama, tem. Além dele, eu gosto muito do personagem Genos, acho que juntos eles se complementam em termos de personalidade. Outro ponto que vale destacar, que talvez tenha sido o grande problema da temporada, é que todo o conceito do mundo de One Punch Man foi criado aqui: monstros, vilões, ranking, associação de heróis etc. 

A segunda temporada veio com uma proposta um pouco diferente, além de manter todas as questões de violência e de um humor sem noção, ela traz consigo um aprofundamento da história e dos personagens. Saitama que na primeira temporada era um personagem mais raso, alguém que se tornou o homem mais forte, capaz de derrotar todos com um soco e por isso vive entediado, passou, na segunda temporada, a se questionar o que faria dele um herói e porque ele continua fazendo isso. Esse aprofundamento de personalidade transforma Saitama em um personagem bem mais interessante que alguém entediado. Genos também tem um aprofundamento de personalidade e tanto os novos vilões quanto os novos heróis que surgem são bem mais divertidos e precisos que a primeira temporada.

De uma forma geral, a segunda temporada de One Punch Man pega os elementos que deram certo na primeira e os desenvolve mais, seu ritmo é bem mais balanceado e os personagens são mais divertidos. Esse desenvolvimento é importante para o anime não fique estigmatizado apenas como uma animação violenta ou sem noção. Seu final traz um gancho muito bom para uma terceira temporada que infelizmente não possui data de estreia ainda.