No último dia 24 vazou no 4chan um pack com códigos fontes e materiais de vários clássicos do Super Nintendo, revelando diversas preciosidades nunca antes expostas ao público. Não se sabe como o material foi obtido. Várias pessoas estão garimpando esse material, descompilando e, aos poucos, estamos descobrindo os tesouros ocultos. Aqui vou listar alguns dos mais interessantes que temos até agora.
1 – Alguns sprites não utilizados, revelando alguns rascunhos do Yoshi. Logo logo veremos isso rodando na prática num emulador, pois antes precisa ser compilado numa ROM possível de jogar.
2 – Paisagens e artes encontradas no meio do material vazado
3 – Este jogo que está especificado como “The d’onkey” (neste vídeo ignorem a música, não é original do material), provavelmente protótipo de algo relacionado ao universo de Mario.
4 – E este Mario sem boina?
5 – Esta música alternativa do Super Mario Kart, descartada pela desenvolvedora
6 – Esta fase de Mario World com mood totalmente atípico
7 – E Castlevania com uma trilha diferente
Este material, além de um tesouro para os fãs, é de incrível valor para programadores e game makers. Entender como eles faziam para pôr tantos elementos e funções em tão pouco espaço e para tão pouco processamento vai ajudar muita gente a desenvolver recursos melhores para jogos, simuladores, etc. Muita coisa ainda vai aparecer deste material, pois precisa ser “desempacotado” e aberto com os softwares certos. Todo este conteúdo é de código fechado, não deveria vir legalmente ao público, logo a Nintendo tentará derrubar esses materiais do YouTube, Twitter, etc.
Entretanto mais materiais aparecerão, com certeza. Assim que coisas novas surgirem, atualizamos vocês com um novo post.
Fontes:
- Vídeo do Modern Vintage Gamer.
- IsoFrieze – https://twitter.com/IsoFrieze
- LuigiBlood – https://www.youtube.com/c/LuigiBlood/videos
- Maddy – https://twitter.com/saladplainzone
- Akfamilyhome – https://twitter.com/Akfamilyhome
VEJA TAMBÉM
Super Nintendo – Um console para se lembrar
Cineasta de formação, programador e SysAdmin. Viciado em café, novas tecnologias e fixado em colocar equipamentos antigos para funcionar. Nas horas vagas produz seus próprios tokusatsus com a ajuda dos amigos. Não pode ver uma câmera antiga que quer comprar. Criador da Mirai Fantajii.