Depois de uma campanha linda que coroou a trajetória de Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, com vitórias históricas para o Brasil, dentre elas, o Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres e o Oscar de melhor filme internacional, todos os holofotes se voltaram – finalmente – para nós e para o nosso cinema.
Pensando nisso, o Só Mais Uma Coisa resolveu fazer um apanhado com outras produções brasileiras que prometem marcar o ano de 2025.
Kasa Branca
Direção: Luciano Vidigal
Estreia: 30 de janeiro (em cartaz)
Distribuição: Vitrine Filmes – Sessão Vitrine
Premiado no Festival do Rio 2024, o filme traz o humorista Big Jaum em sua estreia cinematográfica como Dé, um jovem que decide passar os últimos momentos ao lado da avó (Teca Pereira), diagnosticada com Alzheimer em fase terminal.
Alma do Deserto
Direção: Mónica Taboada-Tapia
Estreia: 30 de janeiro
Distribuição: Retrato Filmes
A coprodução Brasil-Colômbia, exibido no Festival de Veneza 2024, narra a jornada de Georgina, uma mulher trans Wayúu que atravessa o deserto de La Guajira, na Colômbia, para ter sua identidade reconhecida. Após perder seus documentos em um incêndio criminoso, provocado pelos vizinhos preconceituosos, ela usa sua resiliência e coragem para recuperá-los e poder exercer os direitos civis fundamentais.
O Melhor Amigo
Direção: Allan Deberton
Estreia: 13 de março
Distribuição: Vitrine Filmes
Na praia de Canoa Quebrada (CE), o reencontro entre Lucas (Vinícius Teixeira) e Felipe (Gabriel Fuentes) faz acender antigos desejos. Enquanto Lucas se joga neste paraíso solar e musical, em busca de uma paixão ardente e incerta, Felipe, com sua presença sempre tão misteriosa, parece escorregar por entre os dedos.
Vitória
Direção: Andrucha Waddington
Estreia: 13 de março
Distribuição: Sony
A história real de uma aposentada que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu apartamento no Rio de Janeiro.
Onda Nova
Direção: Ícaro Martins e José Antonio Garcia
Estreia: 27 de março
Distribuição: Vitrine Filmes
Relançamento do clássico de 1983. Quando o futebol feminino é regulamentado no Brasil após ter sido banido por 40 anos, o time paulista Gayvotas Futebol Clube desafia a moral vigente sobre gênero e sexualidade, ao mesmo tempo em que as jogadoras lidam com seus problemas pessoais e se preparam para um importante jogo internacional.
Oeste Outra Vez
Direção: Erico Rassi
Estreia: 27 de março
Distribuição: O2 Play
No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com as próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
A Batalha da Rua Maria Antônia
Direção: Vera Egito
Estreia: 27 de março
Distribuição: Imagem
Outubro de 1968. Durante a ditadura brasileira, estudantes e professores do Movimento Estudantil enfrentam ataques do Comando de Caça Comunista vindos do outro lado da rua, numa noite crucial conhecida como ‘A Batalha dos Estudantes’, contada em 21 planos-sequência.
Malês
Direção: Antônio Pitanga
Estreia: 10 de abril
Distribuição: Imovision
Baseado em fatos históricos, o filme retrata a maior rebelião de pessoas escravizadas da história do Brasil, a Revolta dos Malês. A insurreição mobilizou a população negra pelas ruas de Salvador contra a escravidão em 1835.
Serra das Almas
Direção: Lírio Ferreira
Estreia: 24 de abril
Distribuição: Imagem Filmes
Em Pernambuco, um plano de roubo de joias reúne um antigo grupo de amigos desajustados, mas os resultados são catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles deverá encontrar sua própria maneira de se libertar.
Homem com H
Direção: Esmir Filho
Estreia: 01 de maio
Distribuição: Paris Filmes
Dono de uma voz inconfundível e de performances memoráveis, Ney Matogrosso (Jesuíta Barbosa) morava com os pais e irmãos na pequena cidade de Bela Vista (MS). Os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram Ney a se afastar da família, antes de enveredar para a vida artística. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
Lispectorante
Direção: Renata Pinheiro
Estreia: 08 de maio
Distribuição: Embaúba Filmes
Glória Hartman (Marcélia Cartaxo), uma mulher madura que atravessa uma crise existencial e financeira, volta à sua cidade natal, que passa por um processo de abandono. Através de uma fenda nas ruínas de onde morou a escritora Clarice Lispector, Glória começa a ver cenas fantásticas que vão alterar sua vida.
Manas
Direção: Marianna Brennand
Estreia: 15 de maio
Distribuição: Paris Filmes
Marcielle (Jamilli Correa) é uma menina de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) e começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres de sua comunidade.
Os Enforcados
Direção: Fernando Coimbra
Estreia: 26 de junho
Distribuição: Paris Filmes
Em um Rio de Janeiro tomado pelo crime, o casal Regina (Leandra Leal) e Valério (Irandhir Santos) se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família de Valério. Uma noite, eles encontram o plano perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim.
Centro Ilusão
Direção: Pedro Diógenes
Estreia: julho
Distribuição: Embaúba Filmes
Dois músicos de gerações diferentes se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música na cidade de Fortaleza. Tuca (Fernando Catatau) tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio (Bruno Kunk), de 18 anos, é um aspirante a artista que deseja fazer sucesso com suas próprias composições. Tentando conquistar a vaga importante, os dois jogam suas esperanças e sonhos na possibilidade de serem aprovados.
A Melhor Mãe do Mundo
Direção: Anna Muylaert
Estreia: 21 de agosto
Distribuição: Galeria
Gal (Shirley Cruz) é uma catadora de materiais recicláveis que decide prestar queixa em uma delegacia da mulher após sofrer abusos do marido Leandro (Seu Jorge), mas não encontra lá a proteção que procura. Determinada a dar uma nova vida e um lar seguro para os filhos, ela abandona sua casa, levando as crianças na carroça.
A Praia do Fim do Mundo
Direção: Petrus Cariry
Estreia: agosto
Distribuição: Sereia Filmes
Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice (Fátima Macedo), uma jovem ambientalista, mora com Helena (Marcélia Cartaxo), sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, mas Helena quer permanecer em frente ao mar.
Um Dia Antes de Todos os Outros
Direção: Fernanda Bond e Valentina Homem
Estreia: Sem previsão
Distribuição: Olhar Distribuição
Marli (Clarissa Pinheiro) descobre que o apartamento de Iara (Elvira Helena), para quem trabalha há 20 anos, foi vendido e aquele será o último dia das duas ali, já que a patroa será transferida para um asilo. Atônita com a urgência da mudança, a empregada doméstica não vê a hora de voltar para sua terra natal, Olinda, mas recebe da filha adolescente uma notícia difícil.
Enterre Seus Mortos
Direção: Marco Dutra
Estreia: Sem previsão
Em uma pequena cidade marcada por acontecimentos peculiares, Edgar (Selton Mello) trabalha removendo animais atropelados junto com seu colega de trabalho, Tomás (Danilo Grangheia), um padre excomungado. Edgar namora Nete (Marjorie Estiano), sua chefe, que é quem lhe passa as chamadas das ocorrências. Mas, um dia, Edgar é forçado a violar as regras do seu trabalho, e o caos passa a imperar em sua vida e na cidade.
O Último Azul
Direção: Gabriel Mascaro
Estreia: Sem previsão
Distribuição: Vitrine Filmes
Em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos compulsoriamente para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos de vida, Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada pelos rios da Amazônia para realizar seu último desejo.
O Agente Secreto
Direção: Kleber Mendonça Filho
Estreia: Sem previsão
Distribuição: Vitrine Filmes
Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, se muda de São Paulo para Recife em 1977 na tentativa de escapar dos agentes do governo. Ele chega à capital pernambucana e, em pouco tempo, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos.
Com filmes pra todos os gostos, 2025 promete ser mais um ano potente para o cinema brasileiro. Qual desses filmes você está mais ansioso para assistir?
VEJA TAMBÉM
TRANSFORMARTES | Obras dirigidas por pessoas trans brasileiras para assistir online
Entre a realidade e a ficção – 5 documentários para conhecer o Brasil

Roteirista e podcaster bacharel em Cinema e Audiovisual. Ex-potterhead. Escuta música triste pra ficar feliz e se empolga quando fala de The Last of Us ou Adventure Time. É viciado em convencer as pessoas a assistirem One Piece, apreciador dos bons clássicos da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa e, acima de tudo, um Goonie genuíno.