The Acolyte – Uma investigação “policial” numa galáxia muito, muito distante

Antes de começar a falar sobre The Acolyte, me permita um (não tão) breve retrospecto.

Após a compra da Lucasfilm pela Disney e com ela a detenção dos direitos de produções do universo de Star Wars, o próximo passo seria expandir esse rico universo, e logo uma nova trilogia foi anunciada, e mesmo com altos e baixos e uma recepção dividida entre fãs antigos e novos, aquele era só o início dos planos da Casa do Mickey para faturar com as criações de George Lucas. A Disney deu continuidade à já consagrada série animada Star Wars: A Guerra dos Clones (Star Wars: The Clone Wars, 2008 – 2020) e aproveitou um de seus principais showrunners como responsável por um spin-off desta – Star Wars: The Bad Batch (2021 – 2024) – e uma nova animação intitulada Star Wars Rebels (2014 – 2018).

Com o sucesso das séries animadas e um novo público de Star Wars já somado – e algumas vezes se contrapondo – aos velhos fãs mais conservadores, Dave Filoni se consolidou como o cabeça das produções deste universo para a Disney, o que nos levou ao terceiro passo e talvez o mais arriscado: as séries live action. Com a ajuda de Jon Favreau, em quem o estúdio já havia confiado duas adaptações live action de suas animações clássicas – Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book, 2016) e O Rei Leão (The Lion King, 2019) -, e tido como um dos responsáveis pelo pontapé inicial do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) com seus Homem de Ferro (Iron Man, 2008) e Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010), Filoni conseguiu um feito brilhante ao nos apresentar a história de um caçador de recompensas mandaloriano e sua missão de proteger uma criança misteriosa com estranhos poderes. The Mandalorian (2019 -) foi o início mais que perfeito para as histórias serializadas live action de Star Wars, tinha tudo que faz esse universo ser tão fascinante, uma aventura galáctica leve, com um sabor de faroeste e que ainda teve a perspicácia de ligar-se às séries animadas, trazendo assim o interesse dos fãs destas.

O caminho parecia já trilhado, e a segunda temporada da série, que estreou já no ano seguinte, em 2020, acompanhou o sucesso de sua predecessora. Veio então o primeiro grande deslize do projeto, quando ao apostar no sucesso de um personagem já amado pelo público e que já havia dado as caras na série do Mando, Favreau e Filoni acabam perdendo a mão e nos entregando uma minissérie com um enorme potencial desperdiçado. Após o fracasso retumbante de O Livro de Boba Fett (The Book of Boba Fett, 2021 – 2022) a Disney parece ter escolhido jogar no seguro, mas novamente errou o tiro tal qual um stormtrooper e nos entregou, dessa vez sem os dedos da dupla Filoni/Favreau, outra minissérie morna com Obi-Wan Kenobi (2022), e nem mesmo a direção acertada de Deborah Chow e a empolgação de Ewan McGregor conseguiram salvar o show, ainda que guarde boas lembranças da jovem princesa Leia interpretada pela talentosa Vivien Lyra Blair.

Mas foi naquele mesmo ano de 2022 que uma nova luz brilhou na galáxia muito, muito distante de Star Wars. Nas mãos do roteirista veterano Tony Gilroy e apostando novamente em algo arriscado a Disney resolve se voltar para um dos longas mais fora da curva lançado após adquirir a empresa de George Lucas: Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One, 2016). A série spin-off do filme de 2016, Andor (2022 -), protagonizada pelo personagem que dá nome ao show, é Star Wars para gente grande. Uma trama política cheia de suspense, abordando de forma incrivelmente madura algumas das instituições do universo de SW como jamais havia sido feito antes, como a Aliança Rebelde e o Império Galáctico, Andor foi sucesso absoluto, mostrando um caminho para o que o público estava querendo ver. Depois dessa volta por cima Filoni retorna bem com a terceira (e possivelmente última) temporada de The Mandalorian, mas divide o público com Ahsoka (2023 -), série que em minha opinião complementa muito bem a grande história que Dave está contando desde Clone Wars e que é um presente para os fãs das animações, além de trazer mais um novo e bem-vindo olhar para a relação entre os Jedi e o (agora antigo) Império. Porém é uma opinião que encontra bastante discordância entre os fãs, e eu até compreendo alguns dos motivos.

E finalmente chegamos à mais recente produção seriada em live action do universo de Star Wars: The Acolyte (2024 -). A série foi bastante aguardada principalmente por se ambientar em um período praticamente ainda inexplorado de SW no audiovisual, a chamada Antiga República, quando os Jedi eram uma potência inconteste na Galáxia, algo entre uma uma religião mística e uma força policial determinada a proteger a República e o Senado Galáctico, e quando ainda não havia, ao menos de forma clara, um mal espreitando para tomar a paz de assalto e dominar as mais variadas sociedades de todos os planetas que compunham a galáxia. Porém, graves acontecimentos ameaçam esta paz, quando um assassino misterioso começa a atentar contra a vida de alguns Jedi e o Conselho decide enviar um grupo de cavaleiros para investigar o caso. A investigação chega rapidamente à Osha (Amandla Stenberg) uma jovem mecânica e ex-padawan que havia sido treinada por Mestre Sol (Lee Jung-jae), um jedi que acaba se vendo envolvido na teia de conspirações que cerca o caso.

Inicialmente a série se mostra intrigante pela ambientação. Mesmo que a mitologia que cerca os jedi já tenha sido amplamente abordada em produções anteriores, além de livros, quadrinhos e jogos, é sempre interessante percebê-los de um outro ponto de vista. No entanto, com o passar dos três primeiros episódios não pude deixar de me decepcionar com o caminho simplista que a  showrunner Leslye Headland estava decidindo tomar. Todo o grande mistério do caso acaba se mostrando extremamente previsível e as decisões tomadas por alguns personagens pareciam simplesmente burras, e ainda que elementos interessantes sejam apresentados no terceiro episódio (Destiny), como uma espécie de seita feminina que detêm controle sobre a Força (aparentemente sem nenhuma ligação com as Irmãs da Noite), fiquei torcendo para que as suposições que fazia a cada nova informação que tinha da história estivesse errada, o que acabou sendo em vão. Tudo aquilo que esperamos que aconteça, mesmo sendo a resposta mais fácil possível, acontece, o que é péssimo para uma história que se propõe contar sobre uma investigação.

Após o quinto episódio (Night) as coisas parecem tomar algum rumo quando, mesmo através de mais uma tentativa frustrada de surpreender o público, temos uma revelação do mal que está por traz do plano envolvendo os protagonistas e, assim, uma possibilidade de deixar a trama um pouco mais interessante. E de fato ficam, mas nem tanto. A série parece nesta segunda metade abandonar as tentativas de fazer uma história de investigação jedi funcionar e decide focar em outras questões, o que se mostrou benéfico para seu desfecho, ainda que o problema do ritmo truncado permaneça. Mas ao menos pudemos começar a criar teorias mais elaboradas, não só sobre a história que estávamos acompanhando até ali, como sobre vários elementos importantes da própria mitologia do universo Star Wars.

O último episódio traz uma resolução do conflito inicial relativamente bem construída, com algumas decisões um pouco mais corajosas, mas no fim das contas esses oito episódios (especialmente os dois últimos) acabam deixando o que poderia tornar a série realmente interessante para uma possível segunda temporada, a qual eu temo que não aconteça. Ainda assim, mesmo com uma temporada cheia de problemas de ritmo e roteiro é necessário destacar alguns pontos positivos, como a performance satisfatória do elenco, com destaque para Lee Jung-jae, Carrie-Anne Moss e Jodie Turner-Smith, além de boas coreografias de luta e ambientações belíssimas como Star Wars sempre merece. Tudo isso me faz esperar uma renovação, além do rico potencial para explorar a relação dos jedi com a República naquele período e algumas possíveis respostas para perguntas feitas a muito tempo entre os fãs.


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