8 podcasts brasileiros incríveis de 2023

2023 foi mais um ano em que os podcasts me acompanharam quase que diariamente. A cada ano que passa não deixo de me impressionar com o relevância e o alto nível que as produções desta mídia tem ganhado no Brasil, o que nos deixa cada vez mais com mais opções de formatos e temáticas variadas em nosso catálogo. Como fiz em 2020 e 2021 (infelizmente falhei em 2022), trago aqui minhas produções nacionais preferidas que foram lançadas durante o ano.


PROJETO HUMANOS – O CASO LEANDRO BOSSI

Em outubro os amantes de um bom true crime foram presenteados com mais uma temporada do podcast Projeto Humanos que, junto com O Caso Leandro e Altamira, fecha uma trilogia de uma das maiores e mais minuciosas investigações criminais feitas neste país. Ivan Mizanzuk reafirma seu nome como um dos melhores quando se fala em storytelling e faz mais uma vez uma cuidadosa e sensível pesquisa e nos entrega de uma forma que impressiona a cada episódio. Projeto Humanos – Leandro Bossi é uma produção da Globoplay com o Estúdio 42.


COLLOR VERSUS COLLOR

Esse é pra quem, como eu, adora uma fofoca política. Aliás, fofoca não, “sociologia do babado”. Em Collor versus Collor, a jornalista Évelin Argenta ouve uma fonte que morreu há quase 30 anos para contar como uma briga familiar derrubou o primeiro presidente eleito de forma direta na nova República. O podcast conta com oito episódios e é um original Globoplay produzido pela Rádio Novelo.


ESCUTOU PORQUE QUIS

Um podcast que não promete nada e entrega exatamente o que promete. Morgana Camila, Max Petterson e Mila Costa nos dão aqui o mais puro suco da marmotagem cearense. O trio é apenas um grupo de amigos conversando as maiores aleatoriedades possíveis, numa bagunça maravilhosa onde a gente nunca sabe o que vai escutar.

Obs 1: Pra quem quiser uma experiência ainda mais desmantelada recomendo assistir o podcast em vídeo no canal do YouTube.

Obs 2: É possível que alguns “não-cearenses” tenham alguma dificuldade em entender algumas coisas. Bom, azar o de deles.


DE RASPAR O TACHO

Não esperava que em 2023 eu escutaria um podcast sobre comidas, mas quando o querido Pedro Duarte (dos podcasts This is Brazil e Chupe Meu Braço) anunciou sua nova empreitada pelo mundo da culinária nem pensei duas vezes. E claro que não me surpreendi com um maravilhoso compilado de informações de origem duvidosa, rinhas gastronômicas e opiniões controversas que com um excelente convidado a cada episódio se tornou rapidamente um dos meus podcasts conforto do ano. O programa é uma produção da Globoplay para o site Receitas.


ALEXANDRE

Certamente uma das melhores produções do ano, em formato de reportagem, com um apurado cuidado jornalístico, o podcast se dedica a responder quem é uma das figuras mais importante da política brasileira nos últimos anos. A jornalista Thais Bilenky vasculha cada detalhe da atuação do Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais, uma jornada conturbada e curiosa, que o leva de vilão à “herói” da democracia brasileira. Uma produção da Trovão Mídia para a Revista Piauí.


FRANÇA E O LABIRINTO

França e o Labirinto é um tipo de podcast que eu não tenho muito costume de escutar, os chamados audiodramas ou audioséries. O que logo me chamou a atenção foi a presença do maravilhoso Selton Mello dando voz ao protagonista, mas quando li a premissa inicial da história fiquei imediatamente empolgado. Nelson França é um detetive particular veterano que anos após ter resolvido seu caso mais enigmático colaborando com a polícia para pegar o serial killer conhecido como Assassino do Labirinto se vê novamente aterrorizado por este passado. Mas o que mais me instigou foi o fato de França ser deficiente visual, o que torna tudo muitas vezes mais espetacular. O cuidado com a criação sonora, utilizando som binaural (algo como sum som 3D) para criar uma imersão inigualável, além do trabalho de voz simplesmente perfeito, faz o ouvinte entrar nesse suspense noir como se estivesse ele mesmo vivendo a história do detetive. França e o Labirinto é um original Spotify com produção do Jovem Nerd e roteiro de Fábio Yabu e Leonel Caldela.


BRASIL PARA MAIORES

No podcast Brasil Para Maiores, os repórteres do UOL TAB Marie Declercq e Tiago Dias resgatam uma era polêmica do pornô brasileiro nos anos 2000, quando celebridades passaram a fazer filmes adultos e a pornografia deixou as salinhas escondidas das locadoras para virar papo na mesa de bar e nos programas de fofoca. A série traz bastidores dessas produções e investiga a onipresença do erotismo na TV e na sociedade brasileira.


RADIO NOVELO APRESENTA

Para mim o melhor do ano (tudo bem, eu sei que estreou no finalzinho de 2022, mas…).  Apresentado pela incrível Branca Viana o podcast traz todas as quintas histórias que eu nem sabia que precisava ouvir. É difícil explicar com detalhes o programa, já que ele aborda temas tão variados quanto curiosos, mas uma coisa é certa, é impressionante como eu me interesso por absolutamente todas as histórias contada em cada episódio. A edição é primorosa e a forma como nossa atenção é praticamente sequestrada em cada episódio é quase mágica. Um daqueles podcasts que parece música para nossos ouvidos, e música da mais alta qualidade.


VEJA TAMBÉM

8 podcasts brasileiros incríveis de 2021

10 podcasts brasileiros incríveis de 2020