33º CINE CEARÁ | Camurupim – Tudo muda, como as águas

Foi o filósofo grego Heráclito de Éfeso que supostamente nos deixou a famosa máxima: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio”. O que talvez Heráclito quis nos dizer com isso, é simplesmente que tudo muda. A mudança é da natureza das coisas, e é dela que a vida da natureza se alimenta. As plantas e os animais tem seus ciclos vitais, nascem, crescem e morrem; Darwin nos esclareceu, de forma até bastante didática, sobre a evolução das espécies; as placas tectônicas se moveram durante centenas de milhares de anos para separa Pangeia; o rio corre alimentado pelas chuvas e nascentes, por vales e cavernas subterrâneas; e o vento faz as águas do mar se movimentarem em ondas, às vezes coléricas e barulhentas, outras vezes calmas e silenciosas. Tudo muda.

Voltar para casa, independente do tempo em que se esteve fora, é a certeza de encontrar a mudança. Sutil ou óbvia aos sentidos, mas ela estará invariavelmente lá, é inexorável. Alberto volta pra casa e se depara com as mudanças. Assustadoras, é claro, talvez pela expectativa ilusória da permanência. É guiado em suas memórias pelas águas, do rio, do mar, e do encontro do rio com o mar. Não apenas é guiado, mas impelido magneticamente à água, sente escamas crescerem em sua pele, uma sede insaciável. O mangue, bioma dos mais cheios de vida do nosso planeta, o recebe, com suas águas escuras e mata fechada, mesmo que com suas raízes à mostra, aéreas, e ao mangue Alberto se entrega.

Camurupim (2023) é um curta-metragem que em seus pouco mais de dez minutos nos leva pelo caminho das mudanças, através de uma câmera inquieta e uma narração objetiva, pelas águas, seja em sua superfície, seja submerso em suas profundezas. A narração humana se cala com sua poesia para que a poesia das águas e seus sons mutantes, seu ruído branco, nos conduza pelas memórias sensoriais que temos todos. Não apenas aceitamos as mudanças, como com elas nos revigoramos, como se a bebêssemos como um líquido vital, como água.

Este texto faz parte da cobertura do 33º Cine Ceará, realizada pelo Só Mais Uma Coisa.


VEJA TAMBÉM

As Lavadeiras do Rio Acaraú Transformam a Embarcação em Nave de Condução – Vamos Quarar a roupa e as memórias

Preces Precipitadas de um Lugar Sagrado que Não Existe Mais – A prece pelo poder em mãos