Fechando o último dia da segunda edição do Festival internacional de cinema fantástico do Ceará, o SnistroFest, que aconteceu no Cine são Luiz em fortaleza, exibindo vários curtas para os amantes de fantasia, do horror, ficção científica e suspense durante sete dias, tive o prazer de conhecer essa obra encantadora que gerou aplausos no final da sessão.
Não é de hoje que Hayao Miyazaki encanta fãs de todo o mundo com obras únicas e cativantes, como A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001) e O Castelo Animado (Hauru no Ugoku Shiro, 2004). Um dos muitos fascinados pelas produções do cineasta japonês, o brasileiro Chris Tex, decidiu prestar homenagem ao mestre do anime, junto a um punhado de amigos.
Uma produção que levou quatro anos para ser finalizada, com a dedicação de mais de 100 pessoas envolvidas no projeto, Chris Tex nos apresenta Wind Princess (2023), uma recriação dos primeiros momentos do filme Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no Tani no Naushika, 1984).
Com duração de 15min Wind Princess já nos cativa logo de início com uma vasta paisagem desértica onde nossa protagonista se encontra. Aqui, nota-se a dedicação dada a realização do curta, pois foi gravado parcialmente em um deserto no sul do país. Seguimos com nossa protagonista visualmente lembrando a Nausicaä da animação, explorando todo aquele ambiente devastado e de fauna estranhamente curiosa, até se deparar com um enorme inseto chamado “Ohm”. Enquanto a protagonista escala a curiosa criatura, a câmera nos dá vários enquadramentos diferentes para transmitir a escala gigantesca do inseto, intercalando entre elementos práticos e 3D bem eficientes.
Durante todo o curta não há diálogos, apenas sons das criaturas que habitam ali ecoando juntamente com a trilha tema original de Nausicaä do Vale do Vento. Mesmo os que não conhecem ou não estão familiarizados com as obras de Myazaki ficaram encantados, e é notório que tudo que está sendo nos mostrado em Wind Princess é uma homenagem.
Já nos momentos finais do filme, todo aquele silêncio é interrompido com a aparição de um “Ohm” vivo e furioso indo de encontro a nossa protagonista. Toda cena é idêntica à animação, desde Nausicaä observando o inseto vindo de uma enorme carcaça gigante, até ela indo montar o planador, que teve inclusive uma réplica real criada para a produção.
O curta se encerra com o grande inseto sendo derrotado e mostrando a feição angelical de nossa protagonista interpretada pela belíssima atriz Jessica Freytag.
A produção de Wind Princess ficou por conta de Filmes Sem Sapato e Tex Filmes em parceria com as produtoras La Casa de La Madre e Delicatessem Filmes. Já a pós-produção tem assinatura da Tribbo Post.
Por fim, com toda sua dedicação e paixão criaram um fanfilm verdadeiramente memorável.
Veja o filme completo aqui:
Berg Oceania. Resenhista estreante, amante e apreciador de filmes, séries, games, música e teatro. Um eterno aprendiz e apreciador das experiências que a humanidade proporciona e escritor amador de historias habitadas em sua mente agitada. Fã de filmes de terror, tem como franquia favorita os filmes “Scream”.
VEJA TAMBÉM
Hana no Jikan – O Templo da Flor – Temos Tokusatsu no Ceará
A narrativa sensorial de Janaína Overdrive
Sempre há mais alguma coisa a ser dita quando estamos falando do que amamos. Resenhas, artigos, listas e podcasts!