VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Novembro

No mês da Consciência Negra, nada mais justo do que trazer ao Veja Mulheres filmes feitos por mulheres negras brasileiras. As obras aqui presentes variam de não ficção pra ficção, podendo mostrar o quanto as narrativas feitas por essas profissionais conseguem ser múltiplas. O cinema nacional não é branco, por mais que existam recorrentes tentativas de o fazer parecer assim. Ao redor do país estão sendo feitas obras com histórias contadas por pessoas negras, e elas merecem mais visibilidade e reconhecimento.


O Mundo de Dentro

(2012)

Direção: Adélia Sampaio

O Mundo de Dentro aborda a geração dos anos 1960, especialmente o choque causado pelos casos de aids que começaram a surgir no período pós-ditadura no Brasil.

Assista o filme completo aqui:


Lápis de Cor

(2014)

Direção: Larissa Santos

O documentário questiona a representação racial no universo infantil e como o padrão de beleza vigente afeta a autoestima de crianças negras.

Este programa também mostra o trabalho em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre (RS) que faz uso de histórias e acontecimentos do cotidiano, conteúdos da história africana e da cultura negra, cumprindo o que determina a lei 10639. A escola já obtém resultados com as crianças.

Assista o filme completo aqui:


Rainha

(2016)

Direção: Sabrina Fidalgo

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.

Onde assistir: Embaúba Play


Náufraga

(2020)

Direção: Juh Almeida

No batuque das ondas a mulher náufraga desemboca no mar suas memórias.

Assista o filme completo aqui:


Entre o Passado

(2021)

Direção: Larissa Estevam

A chegada inesperada de Conceição, no dia do velório de Dona Aparecida, gera desconforto nas pessoas presentes, principalmente em Anderson, neto da falecida. A partir desse reencontro de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de mágoas antigas.

Assista o filme completo aqui:


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Outubro

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Maio