10 filmes para ver após terminar a Parte 1 da 4ª temporada de Stranger Things

– SPOILERS DA PRIMEIRA PARTE DA 4ª TEMPORADA DE STRANGER THINGS –


Carrie, a Estranha

Desde a 1ª temporada que Stranger Things (2016 -) deixa bastante óbvia sua inspiração na obra do mestre da literatura de terror, Stephen King, e nesta primeira parte da 4ª não poderia ser diferente. É impossível não lembrar de sua primeira obra Carrie, A Estranha, de 1974, quando no S04E02 (A Maldição de Vecna) Angela (Elodie Grace Orkin) e seus asseclas pregam uma peça bem pesada na acanhada Eleven (Millie Bobby Brown) que, por sorte, ainda não havia recuperado seus poderes.  O livro teve algumas adaptações para o cinema, mas a única que vale a pena é Carrie, A Estranha (Carrie, 1976), dirigido por Brian De Palma.

Cena final de Carrie, A Estranha: assista aqui

Onde assistir: Prime Video


A Hora do Pesadelo e Halloween

A franquia de um dos mais “queridos” monstros do cinema, Freddy Krueger, é provavelmente uma das maiores inspirações desta temporada, ao menos nesta primeira parte. A forma como Vecna “brinca” com os pesadelos e entra na mente de suas vítimas lembra muito o modus operandi do vilão de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984), criado pelo lendário Wes Craven. Além do mais, para coroar sua referência maior, os Irmãos Duffer ainda escalam de forma bastante simbólica para o papel do perturbado Victor Creel o ator Robert Englund, que ficou conhecido no cinema por interpretar o próprio Freddy Krueger.

Além disso, ao falar sobre Creel no S04E02 o pai de Eddie faz uma comparação do suposto assassino com o “Bug Man”, que usava máscara branca e matava babás, quando Nancy (Natalia Dyer) verbaliza o nome “Michael Myers”, clássico vilão da franquia Halloween, de John Carpenter.

Cena de Hora do Pesadelo: assista aqui

Onde assistir: (Hora do Pesadelo) HBO Max; (Halloweeen: A Noite do Terror) Prime Video, Netflix


O Silêncio dos Inocentes

No S04E04 (Querido Billy) Nancy e Robin (Maya Hawke) vão disfarçadas ao hospital psiquiátrico em busca de respostas sobre Victor Creel. Toda esta sequência, incluindo a ala onde Creel se encontra, o guarda debochado, e o próprio diretor do lugar, me lembraram a sequência em que Clarisse Starling (Jodie Foster) faz sua primeira visita ao prisioneiro, médico psiquiatra e canibal nas horas vagas, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) no filmaço O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991), de Jonathan Demme, inspirado no segundo livro da famosa quadrilogia de Thomas Harris.

A parte gramado do lado de fora do local também me lembrou o Hospital Psiquiátrico de Ilha do Medo (Shutter Island, 2010), do Scorsese, mas é possível que seja só eu forçando a barra, já que geralmente os Irmãos Duffer preferem referenciar obras dos anos 70 a 90.

Primeiro encontro de Clarisse e Hannibal em Silêncio dos Inocentes: assista aqui

Onde assistir: Prime Video


Terror em Amityville

Desde que a mansão dos Creel aparece pela primeira vez na série me trouxe a memória a famosa história de Amityville, uma das tragédias mais famosas dos EUA, que inspirou várias obras de mansão mal-assombrada, além do próprio filme inspirado no acontecido, Terror em Amityville (The Amityville Horror, 1979), dirigido por Stuart Rosenberg, e ainda pelo menos mais umas duas dezenas de filmes de lá para cá. O filme original conta sobre uma família tradicional americana que se muda para um casarão onde havia acontecido o brutal assassinato de toda uma família por um dos filhos. A casa representada no filme é muito semelhante à mansão de Stranger Things, além da própria história trágica da família que se muda para a mesma.

O caso de Amityville é mencionado também em Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2, 2016).

Trailer de Terror em Amityville: assista aqui

Onde assistir: MGM


Contatos Imediatos de Terceiro Grau

No S04E03 (O Monstro e a Super-Heroína) o episódio abre com um helicóptero chegando nos arredores da casa do Dr. Sam Owens (Paul Reiser), iluminando de fora pra dentro com uma forte luz que entra pelas frestas de portas e janelas, o que me remeteu imediatamente a uma clássica cena de Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977), de Steven Spielberg, um diretor que já se mostrou ser uma grande referência para os Duffer. Mas ao mesmo tempo, as louças da pia da senhor Owens tremendo e caindo com o barulho do helicóptero me lembrou outro clássico do terror, dirigido por Tobe Hopper e produzido por Spielberg, Poltergeist: o Fenômeno (Poltergeist, 1982).

Cena da abdução em Contatos Imediatos: assista aqui

Onde assistir: HBO Max


Curtindo a Vida Adoidado

Logo no S04E01 (O Clube Hellfire) Suzie (Gabriella Pizzolo), namorada de Dustin (Gaten Matarazzo) e maior hacker da ficção está entrando no sistema da escola para mudar as notas do companheiro. Quem viveu nos anos 1990 viaja imediatamente ao clássico absoluto Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, 1986), do mestre da comédia adolescente John Hughes. No filme o icônico Ferris (Matthew Broderick) faz o mesmo para mudar suas notas, usando o mesmo sistema DOS (aquele com o fundo preto e letras verdes ou amarelas).

Cena do Ferris no computador mudando suas notas: assista aqui

Onde assistir: Globoplay; Oi Play


Cheech & Chong

Uma das novas adições à gama de personagens da série, e um dos melhores alívios cômicos desta temporada até então, é o entregador de pizzas Argyle (Eduardo Franco), parceiro de núcleo de Jonathan (Charlie Heaton). Em algum momento Argyle faz menção à franquia Cheech & Chong, criada pela dupla de comediantes Richard Anthony Marin e Thomas B. Kin Chong que fizeram muito sucesso na TV americana nos anos 70 e 80, abordando temas como a comunidade hippie e o uso de maconha, quase um amálgama da personalidade do próprio Argyle. O primeiro filme, de uma série de mais de uma dezena, é o Queimando Tudo (Up in Smoke, 1976).

Cena de Cheech & Chong’s Up in Smoke: assista aqui

Onde assistir: Netflix


Star Wars

Uma das coisas mais legais de Stranger Things é que muitas das referências dos anos 70 e 80 são colocados na série de forma orgânica e contextualizada, já que os protagonistas são crianças/adolescentes que viveram nessa época. Logo, é comum vermos links diretos a obras famosas entre àquela faixa etária daquele período, como a maravilhosa fantasia de Caça-Fantasmas do grupo na 2ª temporada. Então não foi uma surpresa, embora muito satisfatório, quando Dustin parafraseou nosso querido Han Solo com sua famosa frase “never tell me the odds” (nunca me fale das probabilidades) no S04E01 ao lançar os D20 quando estão jogando Dungeons & Dragons.

Cena de Han falando a famosa frase: assista aqui

Onde assistir: Disney+


The Evil Dead

Esta última pode ser só mais uma forçação de barra minha, mas é bem possível que não. As sequências desta temporada no Mundo Invertido, e a forma como Vecna usa seus “tentáculos” para puxar Max (Sadie Sink) no S04E04 me lembraram o clássico trash A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981), do Sam Raimi.

Cena das plantas demoníacas em Evil Dead: assista aqui

Onde assistir: –


Cartazes e mais referências visuais e verbais que eventualmente aparecem: O Garoto do Futuro (Teen Wolf, 1985), Férias Frustradas II (National Lampoon’s European Vacation, 1985), Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984), O Último Dragão (The Last Dragon, 1985) (cartazes na locadora); Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965) (mencionado por Steve na locadora); Top Gun: Ases Indomáveis (Top Gun, 1986) (quarto de Nancy); Tubarão (Jaws, 1975) (quarto de Mike); O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939) (quarto de Suzie); os livros de O Senhor dos Anéis são mencionados por Eddie (Joseph Quinn); o nome do próprio Eddie é uma clara referência ao fundados da banda de rock Van Halen e o mesmo menciona a mítica ocasião em que Ozzy Osbourne arranca a cabeça de um morcego em uma dentada.


VEJA TAMBÉM

Stranger Things 3 – Crescer dói

Ghostbusters: Mais Além – A nostalgia em sua melhor forma