VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em agosto

Além dos Limites

(Over the Limit, 2017) França, Polônia, Alemanha e Finlândia

Direção: Marta Prus

Um retrato intimista de Margarita Mamun, uma das ginastas rítmicas de maior sucesso do mundo, que representou o time russo nas Olimpíadas. A diretora Marta Prus acompanha Margarita na sua jornada do Campeonato Mundial de 2015 até as Olimpíadas de 2016, retratando as dificuldades para se alcançar um sonho e a solidão para qual a determinação pode levar.

Disponível:


Campos da Liberdade

(Freedom Fields, 2018) Reino Unido, Líbia, Canadá, Qatar, Holanda, Líbano e EUA

Direção: Naziha Arebi

Na sociedade pós revolução da Líbia, após a Primavera Árabe e a retirada de Muammar Gaddafi do poder, um time feminino de futebol luta com as dificuldades por reconhecimento e respeito da população. Desde a escassez de recursos, até ter segmentos da sociedade querendo impedi-las de sequer jogar, os desafios que as jogadoras enfrentam são árduos e muitos. A diretora Naziha Arebi acompanha o time durante quatro anos, de 2012 a 2016, documentando seu treinamento e como suas esperanças e dificuldades representam a posição das mulheres na sociedade Líbia em geral.

Disponível: MUBI


Meu Nome é Bagdá

(2020) Brasil

Direção: Caru Alves de Souza

Bagdá (Grace Orsato) é uma jovem skatista de 16 anos que passa os dias ao lado dos amigos, fazendo manobras na pista local, fumando maconha e jogando baralho. Aos poucos ela se aproxima de Vanessa (Nick Batista), estimulada a participar do grupo. Juntas, elas conhecem outras meninas skatistas e estreitam laços de amizade.

Disponível:


A Guerra dos Sexos

(Battle of the Sexes, 2017) Reino Unido e EUA

Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris

Uma disputa de tênis entre o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.

Disponível:


Garota Fantástica

(Whip It, 2009) EUA

Direção: Drew Barrymore

Bliss Cavendar (Elliot Page) é uma jovem texana de 17 anos que se vê diante de duas opções: levar a sério o concurso de beleza da cidadezinha onde vive ou tentar a sorte no circuito do “roller derby” feminina, onde equipes se enfrentam em grandes batalhas nas pistas ovais de patinação.

Disponível:


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em julho

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em junho