Clube da Iraceminha – José de Alencar para baixinhos

Quem disse que existe idade para termos contato com os nossos clássicos? Tudo depende da forma como fazer (viu, Felipe Neto?) e o Clube da Iraceminha (2020) fez acontecer, inspirado na famosa obra do messejanense José de Alencar para uma web série voltada para crianças de 0 a 3 anos de idade.

Prezando um melhor e democrático alcance do conteúdo, a série será exibida no seu canal do YouTube (com versão em Libras), e já no primeiro episódio conta sobre o esperado nascimento de Iracema. Logo, vemos ela interagindo com a natureza e seu povo, destacando as características mais aparentes do indianismo para o maior entendimento das crianças. Tudo dentro de um bom verde e marrom das matas do Ceará.

A série ainda consegue fugir dos estereótipos dos índios sempre vestidos com folhas e cipós. Numa versão mais atual, Clube da Iraceminha se aproxima da contemporaneidade das vestimentas dos índios, mesclando o antigo romance com uma estética atual, sem perder as identificações que facilitam o entendimento das crianças com os nossos Tabajaras.

Sem esquecer da fórmula de canção-chiclete (que os pimpolhos adoram e tentam reproduzir), Clube da Iraceminha vai mostrar muitas aventuras de uma Iracema com cinco anos de idade.

A equipe da série tem Andrea Calado nos roteiros e produção, direção de Roberta Filizola, junto com os artistas gráficos Matheus Mendes e Álvaro Oliveira. Se preocupando com a melhor forma de atingir seu público, recebem assistência pedagógica de Ana Paula Marques.

Siga o perfil da série no Instagram aqui, se inscreva no canal aqui e já confira o primeiro episódio desta produção 100% brasileira.


VEJA TAMBÉM

Cidade Invisível – Tão brasileira quanto a bandeira dos EUA

Angola Janga – Quilombo, insurgência e afeto no traço de Marcelo D’Salete