VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em janeiro

Nomadland

(2020)

Direção: Chloé zhao

Em Nomadland, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna.


Wendy & Lucy

(2008)

Direção: Kelly Reichardt

Wendy (Michelle Williams) é uma jovem adulta em grave crise financeira, sem poder recorrer à família ou aos amigos para ajudá-la. Ela conta com a oportunidade de um trabalho temporário no Alasca, mas no caminho, seu carro quebra e a fiel cadela Lucy é roubada. Wendy precisa decidir como se virar em uma região desconhecida, sem dinheiro nem apoio de ninguém.


Nada Pessoal

(Nothing Personal, 2009)

Direção: Urszula Antoniak

Uma jovem (Lotte Verbeek), após uma separação dolorosa, decide mudar radicalmente de vida e partir sem rumo, em busca de silêncio e paz. Depois de algum tempo caminhando sozinha pelas paisagens da Connemara, no Oeste da Irlanda, ela acaba por encontrar uma casa isolada numa pequena ilha onde vive Martin (Stephen Rea), um homem de meia-idade que, tal como ela, cultiva a solidão e uma paixão pela natureza. Martin propõe-lhe trabalho em troca de comida e é assim que, dia após dia, sem quase necessitarem de palavras, nasce entre eles uma ligação profunda, de mútua compreensão e cumplicidade.


Nanayo

(2008)

Direção: Naomi Kawase

A história de uma mulher japonesa (Kyoko Hasegawa) que viaja para a Tailândia, se instala num mosteiro, e enquanto aprende técnicas de massagem, percebe os limites da comunicabilidade humana. Os idiomas não se encontram, e a linguagem é secundária quando o que se usa pra se comunicar acaba sendo o corpo e suas expressões. Por isso talvez a massagem, momento de contato e entrega máxima ao outro.


As Filhas do Fogo

(Las Hijas del Fuego, 2018)

Direção: Albertina Carri

Insatisfeitas com suas próprias vidas, três mulheres independentes de meia-idade se encontram por acaso, bem longes de suas casas, e começam a se relacionar de maneira poliamorosa. Quando percebem que estão livres daquilo que acreditam ser regras sociais possessivas, elas decidem formar um grupo cujo propósito é libertar outras mulheres que estejam passando pelos mesmos problemas.


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em dezembro

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em novembro