VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em novembro

The Forty-Year-Old Version

(2020)

Direção: Radha Blank

Em The Forty-Year-Old Version, Radha (Radha Blank), uma dramaturga que já foi promissora, está se aproximando do estigma de ser solteira e uma artista lutadora aos 40 anos de idade. Enfrentando rejeições sem parar da comunidade teatral enquanto ensinava a um grupo heterogêneo de adolescentes, ela se revigora criativamente quando volta ao rap, sua paixão há muito esquecida. Quando sua peça finalmente começa, no entanto, ela coloca a gravação de uma demo de rap em segundo plano e deve enfrentar a terrível tensão de comprometer sua voz para o sucesso na carreira.


Miss Juneteenth

(2020)

Direção: Channing Godfrey

Turquoise Jones (Nicole Beharie) é uma mãe solteira que mantém uma família, uma filha adolescente e praticamente tudo o que acontece no Wayman’s BBQ & Lounge. Turquoise já foi coroada Miss Juneteenth, um título que comemora o dia em que a escravidão foi abolida no Texas. A vida não correu tão bem quanto o título prometido, mas Turquoise, determinada a corrigir seus erros, está preparando sua filha Kai (Alexis Chikaeze), para se tornar Miss Juneteenth naquele ano, mesmo que Kai queira outras coisas para si.


Até o Fim

(2019)

Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa

Geralda (Wal Diaz) está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia do Recôncavo da Bahia, quando recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose (Arlete Dias), Bel (Maíra Azevedo) e Vilmar (Jenny Muller). O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs que não se reúnem desde a morte da mãe há 15 anos.


Black is King

(2020)

Direção: Beyoncé

Um jovem rei africano é separado de sua família em um mundo implacável. Ele subsequentemente passa por uma jornada “através da traição, do amor e do autoconhecimento” para recuperar seu trono, utilizando a orientação de seus ancestrais e seu amor de infância. 

O filme musical/álbum visual se inspira e é feito junto do remake de Rei Leão, filme original da Disney, de 2019. Parte das músicas de Black is king estão na trilha sonora original do filme do Rei Leão de 2019.


Filhas do Pó

(Daughters of the dust, 1991)

Direção: Julie Dash

Em 1902, uma família de Gullah, descendentes de cativos africanos que escaparam do tráfico de escravos, se muda para as proximidades da Carolina do Sul e Geórgia. Nesta jornada, eles aprenderão o valor da família e, juntos, irão lutar para conquistar sua liberdade.

Filhas do Pó foi o primeiro filme na história de uma diretora preta a entrar no circuito comercial nos EUA. Para além do marco histórico, o filme é importante também no sentido de fundante de uma forma de utilização da linguagem cinematográfica que visa um espectador que se parece com quem ele coloca em cena: mulheres pretas. Por causa disso, o filme é bem aceito pelo público para quem fala na época, mas não pela crítica, composta essencialmente de homens brancos.


Acompanhe o Veja Mulheres aqui.