Mostra Cearense no 19º NOIA | Cada Vez Que Me Chegas, Me Sinto Mais Longe de Ti – Quem é Maria do Carmo?

Ancestralidade parece ser uma questão para cada um de nós. Saber de onde viemos e quem veio antes são questões sempre frequentes na vida e sempre muito pessoais, especialmente quando se trata de parentes que não conhecemos ou tivemos pouco contato.

Cada Vez Que Me Chegas, Me Sinto Mais Longe de Ti, documentário de Beatriz Lizaviêta busca construir a imagem de uma avó, dona Maria do Carmo, mas acaba sendo sobre muito mais do que isso. O curta consegue mergulhar nessa figura de Maria do Carmo de uma forma extremamente íntima e calorosa. Se iniciando com uma viagem para Crateús, município do interior do Ceará, o filme se estrutura através de entrevistas com familiares e amigos da mulher em questão, alternadas com imagens da cidade e da vida cotidiana nesta.

As pessoas entrevistadas não são introduzidas, nem seus parentescos entre si ou com Maria. Temos apenas algumas perguntas instigadoras e a partir daí cabe a nós montar esse quebra-cabeças através dos diálogos. Não apenas através de falas e ideia, o filme brinca com essa ideia de quebra cabeça sendo formado aos poucos.

Com os relatos então, descobrimos mais do que a história de vida de uma mulher que faleceu por conta de um problema cardíaco, mas a história de uma família, como qualquer outra com tantas reviravoltas, dificuldades, histórias trágicas e felizes. Além disso, um pequeno retrato da vida no interior com planos de Crateús e momentos típicos da vida, assim como com o modo de quem é entrevistado falar, daquele jeito cearense, fazendo vários parênteses no meio das histórias.

Ao fim, uma música do cantor Paulo Sérgio, de quem dona Maria do Carmo era fã, intitulada A Busca, talvez represente a lição final, de uma eterna busca de tentar entender quem foi essa mulher, apenas através de histórias.


Para saber mais sobre o 19º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, clique aqui.

Leia os textos de Elvio FranklinEric Magda e Thiago Henrique Sena, que fizeram parte do Júri da Crítica do festival como membros da ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) aqui.