A Caminho da Lua – O amor nunca acaba

Existem alguns filmes da Netflix que me deixam um pouco triste por serem da Netflix.  Porque isso significa que provavelmente eu nunca vou ver aqueles filmes no cinema. Um deles é Klaus (2019), meu xodozinho injustiçado do Oscar, e A Caminho da Lua (Over the Moon, 2020) se tornou mais um filme desse time.

A animação, que estreou no final de outubro na locadora vermelha, foi uma coprodução Pearl Studio, Netflix Animation e Sony Pictures Imageworks. Caso você não conheça esse primeiro nome é porque eles são um estúdio relativamente novo, antes eles eram conhecidos como Oriental Dreamworks e tinham animado partes de algumas animações da própria Dreamworks. A Caminho da Lua é o segundo filme deles como Pearl Studio, o primeiro foi Abominável (Abominable, 2019) que, por sinal, compartilha de muitas semelhanças com o novo.

Até mesmo porque contam com pessoas que já trabalharam em Abominável na produção como Peilin Chou, que produziu, além deste, Kung Fu Panda 3 (2016), então é possível perceber uma ligação dela com animações que representem a China, além de ser bom ver esse estúdio chinês produzindo histórias que se passam na China, com protagonistas chineses e trazendo muito de sua cultura ganhando visibilidade.

O filme conta a história de Fei Fei, uma adolescente muito inteligente que perdeu a mãe por conta de uma doença anos atrás e que tinha uma ligação muito forte com ela. Por conta da mãe ela é fascinada pela Lua, pela lenda da deusa Chang’e que vive lá, o que também a tornou tão interessada por ciência e astronomia.

Porém, tudo muda quando seu pai fica noivo de outra mulher. Ele seguiu em frente, mas a garota fica chateada pensando que seu pai esqueceu sua mãe e não a ama mais, então como a história de Chang’e fala de amor verdadeiro, ela decide ir para a Lua provar a existência da deusa e assim mostrar para o pai que o amor não acaba e sua mãe o espera. Bom, ela encontra Chang’e, mas ela não é bem o que Fei Fei esperava e quer algo em troca da garota. Seu companheiro de viagem acaba sendo Chin, filho de sua madrasta.

O filme lembra muito o antecessor do estúdio por falar sobre luto, mas A Caminho da Lua vai um pouco além, lidando com um pós luto, o seguir em frente após a morte de uma pessoa importante. Fei Fei vai precisar entender que realmente o amor não acaba, seu pai ainda ama sua mãe, mas ele ainda tem amor para dar e receber assim como ela própria.

Em todos os termos técnicos da animação, modelagem, textura e até mesmo em tudo que envolve as músicas, incluindo a tradução brasileira, a qualidade do filme não fica atrás de nenhum da Disney ou da Dreamworks. A direção de arte é belíssima e o design é muito criativo. Quando o cão cósmico aparece logo nos primeiros segundos e vemos aquele chow-chow feito de nebulosas, o filme já mostra a que veio. Mas quando chegamos em Lunária é que o espetáculo visual começa, com muitas cores vibrantes e fortes, cheia de formas e seres diversos feitos de poeira estelar multicolorida. Impossível deixar de mencionar os figurinos de Chang’e, desenhados por Guo Pei, desingner que já participou de outros filmes e ganhou destaque com o vestido amarelo que fez para Rihanna no Met Gala. As roupas da deusa, assim como o cabelo de Fei Fei contam uma história.

Adorei que a obra também usa técnicas e estilos de animação diferentes em momentos específicos, lembrando o que acontece em O Pequeno Príncipe (The Little Prince, 2015) e Homem-Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse, 2018). Quanto às músicas, quando vi que o filme era um musical, primeiro imaginei que elas ficariam em inglês, então quando vi que elas também foram traduzidas fiquei encantada. Além de bom para acessibilidade, o público infantil é mais atingido também. Caso alguém se interesse, a Netflix disponibilizou nas plataformas digitais as duas trilhas sonoras, original e em português. Na voz original houve uma preocupação com a representatividade, com atrizes e atores orientais participando, mas na dublagem brasileira a Netflix não teve essa preocupação, talvez porque seria difícil selecionar esse elenco, até onde sei não existem tantos dubladores de ascendência asiática, então talvez seria preciso depois de escolher o elenco ensiná-lo a dublar e a empresa não quisesse se dar ao trabalho, mas a dublagem foi feita por profissionais muito competentes. E eu no caso, assisti o filme dublado, mas já tinha assistido vários trechos  legendados.

Adorei todas as músicas, mas o único ponto negativo – que não vejo o porque de ter acontecido – é que a Netflix fez algo que outros grandes estúdios estão deixando de fazer, que é colocar uma voz para os diálogos e uma para cantar. A Disney, por exemplo, tem investido em uma voz só, procurando dubladores que já cantem, ou como fizeram com Lara Suleiman em Aladdin (2019), chamando uma atriz de musical, que já atua e canta, e ela apenas fez o curso de dublagem.  Em A Caminho da Lua temos duas vozes para muitas personagens, o que não parece fazer muito sentido se Michel Singer, que dubla o Chin fala e canta, enquanto Michelle Giudice que dublou Fei Fei e canta, não cantou, assim como Sylvia Salustti e sua Chang’e que teve as canções interpretadas por Cidália Castro (que também foi a diretora musical do filme). O trabalho de todas é maravilhoso, mas Sylvia e Cidália tem vozes muito diferentes, e sendo fangirl de Sylvia, tendo inclusive a ouvido cantar ao vivo, não consigo CONCEBER não terem deixado essa mulher cantar, logo ela que é a Rapunzel de Enrolados (Tangled, 2010) e a Pérola de Steven Universo (Steven Universe, 2013 – 2020). 

Deixando essa minha revolta de lado e voltando ao filme.

Muitos temas além do luto são abordados na história, como a tradição, ainda mais com os bolinhos da lua, já que a família de Fei Fei tem uma barraquinha/loja desses bolinhos, chegando até mesmo a falar sobre renovar a tradição, a mudança como algo bom. A cena da família preparando e depois comendo o jantar toda junta é muito bonita, trazendo além de família bastante sobre comida e união. Comida essa, inclusive, que não deixa a desejar para as cenas de comida do Studio Ghibli, chega a dar água na boca. Os membros da família são bem representados, as tias fofocando sobre a história da deusa serve para trazer interpretações sobre a lenda, se Chang’e deixou o amado de propósito ou se não teve escolha.

Toda a metáfora da deusa, de Fei Fei primeiro a enxergar como uma representação do que aconteceu com sua mãe e para o amor verdadeiro, mas na verdade ela representando mais a protagonista é muito eficiente e bonito de ver acontecer. E temos Lunária, esse lugar encantador, mas pouco explorado e pouco desenvolvido. Nossa protagonista na verdade mal fica lá, e Chin, que parece ser quem vai desbravar o lugar, na verdade fica preso. Fica uma vontade de querer saber mais da cidade, sua história, sua mitologia, como ela funciona e etc. Só o que sabemos é que Chang’e é uma espécie de Princesa Jujuba de Hora de Aventura (Adventure Time, 2010 – 2018), que criou seu povo e sua cidade do zero. Para mim, mais 20 minutos de filme e Chin sendo, na verdade, colocado para fora do palácio e indo explorar Lunária seria incrível. Mas a cena do ping-pong em  gravidade zero quase compensa isso, pela diversão.

A única coisa que me incomoda mais no filme são as personagens secundárias pouco exploradas. São todas muito cativantes e queremos ver mais delas. No fim, aprendemos que sim, o amor dura para sempre, mas existem outros tipos de amor, não necessariamente um substitui o outro, ou é maior do que o outro.

A Caminho da Lua é um filme lindo, tocante, que vale a pena assistir seja sozinhe ou em família, e tem cheirinho de Oscar. Inclusive acho justo levar por conta da injustiça com Klaus.


A seguir alguns spoilers sobre o final.

Ao final, temos aquela dúvida de se tudo aquilo realmente aconteceu ou não, eu sou sempre do time que prefere acreditar. Além do que, seguindo ainda a metáfora, no final a ideia de Pulinho ficar na Lua, dá a entender que ela acabou falecendo de algum modo e ela era o último elo direto de Fei Fei com a mãe, além de ela terminar com um casal e agora Fei Fei respeitar seu pai estar com sua madrasta.


VEJA TAMBÉM

Klaus – Nosso presente de Natal

Abominável – Lições para a vida toda