RESENHA | A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler

 

Nós somos o futuro da Terra

Octavia Butler é uma pioneira do afrofuturismo. E se alguém pode dizer como vai ser o futuro, esse alguém é Octavia Butler. Em A Parábola do Semeador (1993), ela escreve sobre a vida nos Estados Unidos a partir de 2024. 

Nós estamos no futuro dela, ou bem perto. Não são as mesmas condições de moradia, com poucos quarteirões de casas sendo murados e essas serem as comunidades. Ainda não existe tanto morador de rua que a moda é andar sujo – inclusive como forma de proteção, sapatos ainda são comuns e têm preços acessíveis. Ainda não temos uma droga sintética que faz o usuário ter tendências piromaníacas. Ainda não existem cidades sendo compradas por empresas privadas. Ainda não estamos nessas condições, mas poderíamos estar.

É nesse futuro extremamente realista que acompanhamos a narradora-personagem se desenvolver. Lauren Oya Olamina é uma adolescente que vê o seu mundo ruir. Essa é uma frase clichê que explica o que acontece na narrativa em mais de uma forma, porque a personagem tem a compreensão de que a realidade que ela conhece, o mundo que ela vive, o muro que a cerca, está prestes a cair, a deixar de existir antes do fato acontecer.

O leitor entende o que vai acontecer, que pessoas vão morrer, que a mudança é inevitável. E mesmo assim, surpreende.

Envolto no surgimento de uma crença, a Semente da Terra, a autora consegue criar mais um aspecto do futuro: os deuses podem mudar, mas sempre haverá religião. E com ela, a intolerância religiosa. O preconceito racial, a masculinidade tóxica, o feminismo, o conflito entre gerações, as condições de trabalho análogas à escravidão e um tipo de escravidão moderna também são temas presentes no livro.

Esse livro é um tipo de advertência, de alerta para a humanidade. Pode ser pesado, em alguns momentos, pesado demais. Entretanto, você aprende com a personagem. A cultivar laços, a cuidar da sua comunidade, a seguir em frente, e, principalmente, a acreditar.

“Tudo o que você toca

Você Muda

Tudo o que você Muda

Muda você

A única verdade perene

É a Mudança

Deus

É Mudança”

-Semente da Terra: os livros dos vivos