Os 3 Lá Embaixo – Do espaço para Arcadia Oaks

Depois do sucesso de Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia (Trollhunters: Tales of Arcadia, 2016 -2018), veio a segunda série da trilogia dos Contos de Arcadia, Os 3 Lá Embaixo: Contos de Arcadia (3Below: Tales of Arcadia, 2018 – 2019), que por incrível que pareça, com um par de irmãos alienígenas foi capaz de explorar muito mais sobre a cidade em que se passa do que sua antecessora.

Mas vale ressaltar que quem gostou de Caçadores, pode não gostar de Os 3 Lá Embaixo. As séries são completamente diferentes, de certo modo a primeira vista é até estranho elas fazerem parte do mesmo universo, claro que isso não diminui sua qualidade, mas definitivamente se você vem de Caçadores de Trolls desejando lutas de espada e magias, pode acabar se decepcionando um pouco, já que com a temática alienígena, essa série acaba tendo uma vibe muito mais tecnológica.

A série conta a história de dois irmãos e príncipes, Aja e Krel que acabam caindo na Terra junto com seu protetor Varvatos depois de seu planeta Akiridion-5 sofrer um golpe militar que deixou seus pais a beira da morte, aqui eles vão se recuperar e até mesmo liderar uma rebelião à distância em seu planeta.

Segundo Guillermo Del Toro, aos 15 anos ele avistou um OVNI, e daí veio a inspiração para a série que seria uma alegoria para pessoas marginalizadas, o que fica evidente quando ao chegaram ao nosso planeta, a Nave Mãe escolhe para eles disfarces de pessoas que seriam invisíveis, que ninguém nota: uma garota, um latino e um idoso. Também acabam sendo discutidos vários temas como xenofobia (com os personagens, em especial Krel, várias vezes sofrerem preconceito por serem estrangeiros), pertencimento, esperança e amadurecimento.

Os protagonistas são cativantes, afinal quem não tem um fraco por alienígenas tentando se adaptar a vida terráquea? Cada um a sua maneira, aprende mais sobre si mesmo aqui, Krel descobre a paixão pela música e várias formas de ser criativo, Aja se encanta simplesmente com a vida e com poder ser uma adolescente ao invés de uma princesa e Varvatos tenta entender como ser tutor de dois jovens ao mesmo tempo em que começa um romance. Enquanto eles se apaixonam pelo planeta, nós nos apaixonamos por eles.

Não é necessário realmente assistir Caçadores de Trolls para entender Os 3 Lá Embaixo, até porque a série revisita momentos da anterior mostrando a visão dos irmãos dos eventos, os famosos crossovers. Mas não deixa de ser interessante conhecer previamente o universo, já que aqui Arcadia é muito bem explorada, personagens secundários de Caçadores ganham mais destaque aqui, enquanto nos aprofundamos na cidade e em seus moradores além do Mercado Troll. Não que isso impeça Jim e outros de fazer uma participação especial de vez em quando.

A animação é boa, sendo fluida e com uma direção de arte muito interessante. As cenas de ação são dinâmicas e empolgantes, o uso criativo e inteligente da tecnologia alienígena as torna mais imprevisíveis, com muitas possibilidades. E a trilha sonora premiada ajuda a compor o resto do ambiente. Em apenas duas temporadas a história cresce muito, somos apresentados a vários elementos recorrentes de obras de aliens ou ficção científica, os inimigos ficam mais poderosos e novos surgem, os problemas se intensificam dando a sensação que esses imigrantes nunca estarão seguros ou terão um lugar para chamar de lar já que de um lado são perseguidos pelo general que tomou o poder de seu planeta e do outro, além do preconceito, encontram militares que trabalham na área 49-B, a área 51 da história.

Tanto a voz original quando a dublagem brasileira ficaram muito boas, o sotaque dos irmãos é divertido independente da língua. O que talvez incomode alguns assim como me incomodou é que alguns personagens que vieram de Caçadores de Trolls tiveram os dubladores substituídos, o que é estranho para quem estava acostumado com as vozes antigas.

As duas temporadas são bem consistentes, mas a segunda perde algumas boas oportunidades de relacionar mais diretamente a trama entre as duas séries usando, sem dar spoiler, um objeto akiridiano que veio parar na Terra e poderia facilmente ser a pedra mágica que mantinha o Mercado Troll vivo.

Apesar de igualmente tão bem escrita e com personagens bem trabalhados quanto a sua antecessora, em alguns momentos falta criatividade ao criar outros alienígenas, eles poderiam criar as criaturas que quisessem, viajar totalmente, mas acabam se prendendo demais a seres que parecem animais antropomorfizados, faltou criatividade nessa parte.

E mais uma vez Del Toro termina uma série com um final nem totalmente feliz, nem totalmente triste, mas com um belo e direto gancho, usando o misterioso garoto gótico mais uma vez, para a terceira e última parte da franquia, Wizards, que está prevista para mês que vem.

Os 3 Lá Embaixo pode não agradar todos os fãs de Caçadores de Trolls, mas tem tudo para agradar aqueles que gostam de ficção científica. 

Agora vamos então esperar para ver todos esses personagens juntos novamente na conclusão dessa incrível franquia que como Krel nos informa, possui 50 trilhões de formas de vida em seu universo.