Caçadores de Trolls – Bem-vindos a Arcadia Oaks

Pouca coisa além de “uma trilogia de séries animadas de Guillermo Del Toro” foi preciso ser dito para me convencer a maratonar Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia (Trollhunters: Tales of Arcadia, 2016 -2018), primeira parte dos Contos de Arcadia. A série já está completa na Netflix, já recebeu vários prêmios e é incrível.

Segundo Del Toro, a ideia da série veio de uma aventura que viveu com os amigos na infância. Eles entraram nos esgotos da cidade onde viviam e ficaram explorando o lugar por um tempo. Essa seria então a referência para o Mercado Troll na história, que antes de se tornar animação seria um livro co-escrito pelo cineasta.

Na história acompanhamos Jim, um adolescente normal morador de Arcadia Oaks que encontra um misterioso amuleto que o escolhe para ser o próximo Caçador de Trolls, o grande guerreiro que deve proteger trolls bons e humanos dos trolls maus, os Gumm-Gumms.

Os problemas começam pelo mundo troll ser completamente escondido dos humanos e Jim ser o primeiro caçador humano da história, complementando com o clássico super-herói que precisa esconder do mundo seus poderes e a vida secreta. Caçadores de Trolls ao mesmo tempo em que segue a tão conhecida jornada do herói a subverte em vários momentos. Os clichês são usados e logo em seguida quebrados, os eventos óbvios são seguidos por outros inesperados. 

Jim é um herói de muitos medos e falhas que são mantidas até o fim, nos lembrando sempre que ele não é perfeito, está sempre errando e aprendendo. E não apenas ele como todos os outros personagens são, além de muito carismáticos, muito falhos, o que os torna mais críveis e interessantes para serem bem explorados e trabalhados ao longo dos episódios.

Bobby é apenas um alívio cômico no início, Clara um simples interesse amoro, Blinky um tutor atrapalhado e AAARRRGGHH!!! (caso haja dúvidas, esse é um nome) apenas um clássico gigante de coração mole, mas com o tempo todos crescem, mostram ser mais do que aparentam e se tornam ótimos guerreiros, cada um ganhando significado e não sendo mais apenas parceiros do protagonista.

A história fica cada vez melhor e mais complexa a cada temporada, depois que basicamente tudo é apresentado na primeira, as outras se dedicam a explorar e desenvolver o mundo. Com o tempo até mesmo as famílias dos personagens ganham importância para a trama muito bem escrita, em que até mesmo episódios que parecem fillers servem para introduzir elementos importantes que mais para frente irão se misturar com vários outros. Os próprios vilões vão ficando cada vez mais fortes e difíceis, culminando em uma vilã principal que estava arquitetando tudo sem suspeitarmos.

Algo que gosto muito é que, mesmo mirando em um público mais infantil, a série não poupa as crianças da vida. Mortes de personagens importantes e momentos e escolhas difíceis que terminam com os personagens nada felizes acontecem bastante, porque é assim que as coisas são.

A animação é bem feita, cheia de cores lindas e cenários bem pensados. As cenas de ação são muito bem coreografadas e vibrantes e a trilha sonora não decepciona, conseguindo dar o tom certo para cada momento. Ambos os trabalhos de voz da série são muito bem feitos, tanto a voz original quanto a dublagem brasileira, no original chegando até a contar com participações especiais de Mark Hamill, Lena Headey e David Bradley. E aqui no Brasil contando com grandes e capazes vozes para garantir uma boa dublagem. A única tristeza é que no elenco original, o ator que fazia a voz de Jim faleceu e teve que ser substituído na última temporada.

Mas apesar de tudo ser tão bom, algumas coisas incomodam. Talvez se apoiando muito na série dedicada aos magos, a história destes é mal apresentada e a vilã final é pouco desenvolvida. No meio de tantos personagens complexos, ela parece ser apenas essencialmente má e um trunfo na manga para uma grande inimiga antes de encerrar a série.

Ao final da terceira temporada, somos apresentados a alguns personagens estranhos que chamam atenção. Aja e Krel, os protagonistas da segunda série da franquia, Os 3 Lá Embaixo: Contos de Arcadia (3Below: Tales of Arcadia, 2018 – 2019) que continua a explorar esse universo tão vasto e rico, e um garoto gótico misterioso, que ao que tudo indica será um dos protagonistas de Wizards, prevista para agosto desse ano que concluirá toda a saga.

Caçadores de Trolls termina com muitas questões em aberto e um final agridoce, que deixa o espectador ao mesmo tempo triste, feliz e ansioso por suas continuações.

Resta esperar agosto para ver todos esses personagens uma última vez e saber como Del Toro vai finalizar sua tão bonita e empolgante franquia.