VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Abril

A Misteriosa Morte de Pérola

(2014)

Direção: Ticiana Augusto Lima e Guto Parente

Pérola (Ticiana Augusto Lima) se muda para uma pequena cidade na França, para estudar em uma escola de arte. Longe de casa e do namorado, vivendo sozinha em um antigo e sombrio apartamento, a jovem vai sendo tomada pelo medo e pela nostalgia e começa a confundir o que é realidade e o que é fantasia. Quando a jovem morre, em condições misteriosas, seu namorado vai buscar pela alma de Pérola.


Cinco Graças

(Mustang, , 2015)

Direção: Deniz Gamze Ergüven

No início do verão em um vilarejo turco, Lale (Günes Sensoy) e suas quatro irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.


Não é Um Filme Caseiro

(No Home Movie, 2015)

Direção: Chantal Akerman

O documentário gira em torno da mãe da diretora Chantal Akerman, uma mulher que chegou na Bélgica em 1939 fugindo dos massacres e atrocidades da Polônia. No seu apartamento, em Bruxelas, ela quase nunca sai de casa e não vê as mudanças que estão acontecendo no mundo.


Hotel Terapêutico

(Hotell, 2013)

Direção: Lisa Langseth

Erika (Alicia Vikander) tinha a vida perfeita: um bom emprego, muitos amigos e um relacionamento seguro. De repente sua vida perfeita passa a não ter mais nenhum significado e ela sente não ter mais o controle de nada. Ela passa a frequentar um grupo de terapia, onde entra em contato com pessoas com diferentes problemas. Um dia surge uma questão no grupo: Por que não deveríamos ter permissão para nos sentir bem? O grupo decide ir a um lugar novo onde cada um possa recomeçar uma nova vida da forma que eles quiserem. O primeiro passo é dar checking em hotéis.


Megane

(2007)

Direção: Naoko Ogigami

Taeko (Satomi Kobayashi) é uma mulher estressada que deixa sua vida na cidade para ir a uma ilha de férias. As férias, no entanto, não acontecem como ela esperava. A ilha e seus moradores convidam Taeko a esquecer o corre-corre da cidade e adotar o ritmo lento e o senso de comunidade que por ali impera.