10 Referências em Hora de Aventura (Parte 1)

 

Dentro da minha experiência com o cinema e a cultura pop, desde cedo, perceber referências ou links entre obras que eu assistia/lia/ouvia sempre foi um dos passatempos que mais me trazia felicidade. Seja vendo uma cena do filme “As Panteras Detonando” que anos depois vi que remetia a Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, 1952), ou escutando “Bad Romance” e ouvindo referências a “Hitchcock”.
A lista de hoje nasceu nas conexões que pude perceber assistindo o desenho Hora de Aventura criado por Pendleton Ward. Todas as comparações foram feitas através da minha memória e subjetividade, então, essas cenas podem não ter sido feitas com o intuito de homenagear ou parecer com uma obra que antecede a produção, porém, é sempre interessante o quão longe a nossa mente vai nesse exercício de intertextualidade.

Próxima semana trarei outras cinco referências que percebi ao assistir a animação.

 

1 – S03E12 – “The Creeps” e Clue

 

 

Os dois primeiros itens da lista possuem referências mais claras. Em The Creeps, Finn e Jake, acompanhados de outros personagens do desenho, se reúnem para participar de um jantar através de um convite misterioso. Porém, o anfitrião, logo, revela-se como um fantasma assassino que vai possuir o corpo de um dos convidados e matar todos.
Clue é um jogo de tabuleiro originalmente criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949 e transformado em filme em 1985 com a presença de Tim Curry como mordomo. A amostragem para análise consiste na cartela inicial que introduz o episódio seguido pela capa do filme. Podemos observar que cada personagem segura uma das armas presentes no jogo, tendo também uma narrativa muito próxima consistindo numa busca por um assassino.
2 – S04E17 – “BMO Noire” e o Cinema Noir / Filme: Pacto de Sangue (Double Idemnity 1944)

 

No episódio, BMO tenta resolver o mistério da meia perdida de Finn. O termo “noir” no cinema foi criado pelos críticos franceses, que notaram uma tendência surgida nos filmes americanos exibidos em massa na França depois da ocupação alemã durante a segunda guerra mundial. Esses filmes, em sua grande maioria, apresentam histórias policiais narradas em caráter confessional por um detetive. Um dos recursos visuais marcantes desse período é a utilização da película em preto e branco, sombras dramáticas e iluminação low-key. Esse subgênero do cinema teve seu ápice entre os anos 1939 e 1950.
As referências começam pelo nome do episódio, seguida pelas cores da cartela, pelas duas figuras mais importantes do gênero representadas pelo detetive e pela figura da Femme Fatale (arquétipo feminino no gênero policial) e por ter uma narração confidencial de BMO durante todo o percurso de sua investigação.
3 – S05E14 – “Simon & Marcy” e The Walking Dead

 

 

No episódio, Marceline chama Finn e Jake para jogarem basquete contra ela e o Rei Gelado, não convencidos do motivo da presença do estranho convidado, ela decide contar sobre sua relação de amizade com Simon (a forma humana do Rei Gelado). Nesse flashback de 996 anos atrás, podemos ter uma ideia de como foi o apocalipse que transformou a terra neste universo de Ooo.
Levando em consideração esse tema pós-apocalíptico, podemos fazer referência a The Walking Dead. Em uma das cenas, Simon e Marceline são encurralados em um carrinho de sorvete por seres muito semelhantes a zumbis e toda a ambientação do episódio lembra muito a série.
4 – S05E20 – Shh! e O Iluminado (The Shining, 1980)

 

 

Em Shh!, acompanhamos uma brincadeira de Finn e Jake que se desafiam em um jogo de silêncio e passam a se comunicar através de cartazes escritos antes do início do desafio. BMO sem ter conhecimento da brincadeira começa a achar que os amigos foram substituídos, o que gera uma série de contratempos.
Na cena que se pode fazer uma referência direta com o filme de Kubrick, BMO está escondido e com medo quando Jake decide abrir uma fenda para se comunicar com ele e aparece na fenda construída por um machado. A situação da possível loucura deles com o personagem de Jack Nicholson é impressionante.

 

5 – S05E21 – “The Suitor” e O Vingador Tóxico (The Toxic Avenger, 1984)

 

 

Braco é um personagem que surge como pretendente da princesa Jujuba. No enredo, ela aceita sair com Braco por fins científicos. Ele aceita por sempre acreditar numa possível chance com a sua amada. Vendo que suas tentativas estavam falhando, ele escuta uma missão dada a Finn e Jake para conseguirem a pedra da Alma. Como prova de seu amor, ele decide ir em busca da Pedra e no percurso acaba por se queimar inteiramente tendo uma aparência muito próxima do personagem protagonista do Vingador Tóxico.
Esse filme faz parte do subgênero “Trash”. O Termo surgiu para designar filmes – em sua maioria de terror – que geralmente possuíam baixos orçamentos, roteiros inverossímeis, humor negro, falhas técnicas e personagens estereotipados com forte apelo visual e/ou sexual.

Não deixe de conferir a SEGUNDA PARTE da lista aqui.