Finalmente chegamos ao meio da 3a temporada, The Mother of Exiles é um episódio que entrega algumas respostas, ou algo parecido com isso. Voltamos a ver o elenco principal reunido em um mesmo episódio, e temos o tão esperado retorno do Homem de Preto em carne e osso, já a sua mente… essa parece que está em outro lugar.
O episódio começa com o Homem de Preto (Ed Harris) completamente atormentando, bem longe de ser aquela figura desumana e sádica das temporadas anteriores, ele “recebe uma visita” inesperada, Dolores (Evan Rachel Wood), não a do presente, mas a da 1ª temporada, que o diz que ela sabe o que está reservado pra ele. Na sequência, sua filha Emily (Katja Herbers) aparece e os dois começam a discutir sobre ela estar viva ou morta, então ela diz pra ele “terminar o jogo”.
Enquanto isso, Bernard (Jeffrey Wright) e Stubbs (Luke Hemsworth) estão em um quarto de hotel planejando um jeito de impedir um suposto plano de Dolores de eliminar e substituir Liam (John Gallagher Jr.), filho do fundador, com o objetivo de obter recursos para concretizar sua missão. Bernard desenvolve um dispositivo capaz de parar qualquer anfitrião, e eles, com a localização de Liam em mãos, partem para interceptar Dolores.
Em outro lugar, Dolores e Caleb (Aaron Paul) prosseguem com sua agenda, e depois de dar um banho de loja em Caleb, partem para o seu próximo alvo, Michael Tritter (Brian Gilleece), gerente da Anderson Private Equity, que trabalha pra Liam. Dolores deixa ele inconsciente e extrai seu sangue e injeta em Caleb, que vai assumir a identidade de Tritter, os dois partem para um banco, onde depois de uma transação pra lá de tensa, conseguem transferir todo o dinheiro de Liam para uma conta controlada por Dolores.
Na mansão de William/Homem de Preto, Hale (Tessa Thompson) conta que Serac (Vincent Cassel) está de olho nos dados do projeto do Setor 16, ele explode em fúria e a culpa pelo vazamento de dados, atribuído-a a existência de um espião dentro da DELOS. Hale então diz que ela tem um investidor que pode salvar a empresa, mas precisa que William volte para a DELOS e a ajude a convencer os diretores.
Em Singapura, Serac e Maeve tem uma longa conversa e ele finalmente consegue convencê-la de caçar Dolores, em seguida os dois vão à antiga casa de Arnold, agora abandonada, e Serac diz que Dolores trouxe consigo, do parque, cinco unidades de controle. Eles vão a um outro cômodo, onde Serac interroga um comerciante de identidade chamado Jiang (Adam Wang), com o objetivo de saber o paradeiro de Dolores. Depois de ver o que aconteceria a sua família, caso não cooperasse, Jiang diz que mandou Dolores para a Coveira (Elizabeth Anweis). Maeve começa sua busca.
Stubbs e Berrnard chegam a uma festa com o objetivo de sequestrar Liam, antes que Dolores e Caleb o façam, não demora muito e os quatro se enfrentam Connells (Tommy Flanagan), o braço direito de Liam resolve agir e corre para o resgate.
De volta a Singapura, Maeve encontra a Coveira e tenta extrair a informação dela, que a princípio resiste, mas logo entrega que aquilo teria sido obra da Yakuza, Maeve e a Coveira vão de encontro ao chefão local da Yakuza, chegando lá, Maeve descobre que o chefão é ninguém menos que Musashi (Hiroyuki Sanada) e os dois começam uma conversa…
Na mansão, William está pronto para ir a DELOS, mas na saída, Hale pergunta a ele como vão as conversas com a sua filha, William fica atônito e começa a questionar Hale sobre o que está acontecendo, é então que Hale abre o jogo e revela que na verdade ela é Dolores, ensandecido ele parte pra cima dela e acaba sendo levado para um hospício.
Depois da confusão na festa, Bernard se prepara para escapar com Liam, mas logo é alcançado por Caleb, e os dois ficam num impasse, Connells aparece para resgatar seu patrão, ou não, já que ele manda Liam correr e logo depois fala pra Caleb ir atrás dele. Connells e Bernard ficam a sós, e Connells revela sua verdadeira identidade… Dolores.
Maeve é derrotada por Musashi, que releva ser Dolores. Bem, agora temos uma resposta parcial para a pergunta de quem foram os cinco que Dolores trouxe do parque, ela trouxe Bernard, e quatro cópias de si mesma, Hale, Connells e Musashi, quem será a quarta cópia? Quais são os planos de Dolores com aquele liquido branco que parece muito com o que é usado para fabricar anfitriões, estaria ela se preparando pra fazer um exército de cópias?
A cada episódio fica claro que a intenção de Dolores é libertar as máquinas e abrir os olhos dos humanos. Quem é o verdadeiro antagonista da história, Dolores, Serac? Julgando pelo trailer do próximo episódio, Caleb vai começar a questionar as atitudes de Dolores. Talvez ganhemos algumas respostas, ou mais um monte de perguntas na próxima semana. Fiquem ligados.
Redator publicitário, editor de textos, apaixonado por cinema. Curto os clássicos dos anos 80, gosto de Star Trek e Star Wars – sim é possível gostar dos dois – fã de Senhor dos Anéis, sempre disposto a maratonar uma série, ler uns quadrinhos, e gastar os dedos em algum game. Em dúvida se sou um convidado ou anfitrião nessa vida à la Westworld. Atualmente questionando a natureza da própria realidade.