RESENHA | Mentirosos, de E. Lockhart

“Somos Sinclair.

Ninguém é carente.

Ninguém erra.

Vivemos, pelo menos durante o verão, em uma ilha particular perto da costa de Massachusetts.

Talvez isso seja tudo o que você precisa saber a nosso respeito.”

Essas são as últimas frases do capítulo um de Mentirosos, e acho que elas resumem bem sobre o que esse livro tem a contar.

Li Mentirosos pela primeira vez quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, e pra mim foi marcante, pois estava redescobrindo a minha paixão pela leitura, depois de algum tempo sem pegar em nenhum livro pra ler. Peguei-o emprestado de uma amiga, e em menos de dois dias o li inteiro. E foi aí que ele acabou com a minha vida.

Mentirosos conta a história dos Sinclair, uma família rica e renomada, que se recusa a reconhecer que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Todo verão eles passam as férias em uma praia particular, onde o patriarca, juntamente com suas três filhas e seus netos, desfrutam do luxo de suas mansões com objetos caros, fúteis e sem significado algum. Cadence, neta primogênita e protagonista dessa história, passa suas férias na ilha desde que nasceu, juntamente com seus primos Johnny e Mirren e seu amigo Gat, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Gat é o único que não pertence a família, sendo totalmente o contrário do estereótipo dos Sinclair, pois é indiano e sempre critica toda a importância que eles dão ao dinheiro e a riqueza. Cadence se vê fascinada por Gat, por suas opiniões, seu jeito e principalmente por ser o oposto do que sua família é.

A vida perfeita dos Sinclair passa a desmoronar quando Cadence sofre um acidente em um dos verões que passou na ilha, e agora ela precisa lidar com fortes dores de cabeça, amnésia e uma depressão avassaladora. Durante dois anos ela não vai a praia, não teve notícias dos seus primos e nem de Gat, e todos da família se recusam a falar sobre o que aconteceu com ela no dia do trágico acidente, lhe tratando com bastante cuidado e lhe deixando a parte de qualquer vestígio sobre o que lhe ocorreu… até o dia em que Cadence volta a praia, e aos poucos começa a montar o quebra cabeça do que realmente aconteceu com ela e sua família.

Ansiedade é uma palavra que pode resumir bem o que eu senti lendo esse livro. A história, só pela sinopse, já passa um ar gigantesco de mistério, e o decorrer do livro só reafirma isso. Mentirosos tem uma escrita que me prendeu do início ao fim, e sendo um livro de apenas 270 páginas, ler ele em apenas dois dias é algo que se consegue facilmente. Lockhart cria o mistério sobre a família Sinclair e o acidente de Cady de uma forma maravilhosa, impossível de largar sem chegar ao final.

Uma das coisas que eu mais queria era entrar no livro e participar dos Mentirosos. Eles são um grupo muito incrível, inteligentes e totalmente o oposto do que os Sinclair são. Os diálogos entre eles, pra mim, são as melhores partes do livro, a forma como eles se entendem e se conectam… bem, só quem já teve ou tem um grupinho particular pode entender. A amizade deles é algo genuíno, o apoio que eles dão entre si até nas ideias mais bobas é algo que faz o leitor se sentir acolhido, como se o companheirismo ultrapassasse as páginas do livro.

Se com os Mentirosos eu senti amor e queria fazer parte, com os Sinclair a única coisa que eu pude sentir foi raiva. É a tradicional família classe média que não se importa nem um pouco com as opiniões de quem está hierarquicamente abaixo deles. Pessoas totalmente desprezíveis em alguns momentos do livro, principalmente o patriarca da família, avô da Cadence e de seus primos. O prazer que ele tem em ver suas filhas disputando a herança da família – mesmo que ele ainda nem tenha morrido – é algo que me deu ânsia. Só reforçava os motivos dos Mentirosos não gostarem de fazer parte da família.

Pra quem gosta de mistérios, o plot do livro é algo que vai surpreender. O segredo sobre o acidente da Cadence é algo que eu fiquei completamente imersa e curiosa pra saber mais a cada página, e em muitos momentos eu só queria dizer a ela: “calma, amiga, você não tá sozinha, eu também não tô entendendo nada do que aconteceu!!”. Para muitos a leitura pode ser confusa no decorrer da obra, mas aos poucos o quebra cabeça vai se encaixando. Pra mim, a ficha só caiu quando cheguei de fato ao final do livro… e que final!

Mentirosos é um livro com uma trama bem construída e personagens complexos, com imperfeições e conflitos, mas que não deixam de ser extraordinários. Algumas pessoas podem se frustrar pelas expectativas criadas a cerca do enredo e de todo o mistério, mas para quem for ler a obra, eu peço: se desprenda das fantasias e teorias extraordinárias sobre tudo o que acontece. Trata-se de um livro inteligente que aborda temas clichês, e que ainda assim são importantes de serem discutidos. É um ótimo livro para quem quer um mistério rápido e bem construído.


Alguns quotes que eu mais gostei no livro:

“O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.”

“Não estou falando de destino. Não acredito em destino, almas gêmeas ou sobrenatural. Só sei que entendíamos um ao outro. Completamente. […] e de alguma forma não rotulávamos aquilo de amor.”

“Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.”

“Tantas estrelas. Parecia uma celebração, uma festa grandiosa e proibida que a galáxia fazia depois de colocar os humanos para dormir.”


VEJA TAMÉM

RESENHA | Daqui a Cinco Anos, de Rebecca Serle

RESENHA | A Química Que Há Entre Nós, de Krystal Sutherland