A Camareira
(La Camarista, 2018) México
Direção: Lila Avilés
Eve (Gabriela Cartol), uma jovem camareira de um luxuoso hotel da Cidade do México, enfrenta a monotonia de longas jornadas de trabalho com exames silenciosos de pertences e amizades que nutrem seu recém-descoberto e determinado sonho por uma vida melhor.
Disponível: Supo Mungam Plus
Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta
(Moxie, 2021) EUA
Direção: Amy Poehler
Inspirada por uma nova amiga confiante e pelo passado rebelde de sua mãe, uma adolescente tímida circula textos anônimos em forma de fanzine denunciando o machismo em sua escola.
Disponível: Netflix
A Juíza
(RBG, 2018) EUA
Direção: Betsy West e Julie Cohen
Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentários explora também suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.
Disponível: GloboPlay / Telecine
Virando a Mesa do Poder
(Knock Down The House, 2019) EUA
Direção: Rachel Lears
Uma jovem bartender do Bronx, uma mãe de luto em Nevada e uma enfermeira do Missouri se juntam a um movimento de candidatos insurgentes com a intenção de desafiar os poderosos do Congresso Americano. Sem nenhuma experiência política prévia, financiamento de campanha ou parcerias com grandes mídias, elas conseguem realizar uma mudança no cenário político considerada praticamente impossível por opositores.
Disponível: Netflix
Espero Tua (Re)volta
(2019) Brasil
Direção: Eliza Capai
Espero tua (Re)volta é um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015, ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.
VEJA TAMBÉM
VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em abril
VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em março
Uma capricorniana Bacharel em Cinema e Audiovisual. Diretora, roteirista, curadora e uma DJ formidável nas horas vagas. Grenda divide seu tempo entre o cinema, o cigarro e o litrão barato. Sabe dar conselhos e sermões como ninguém e dentre todos os seus vícios, o maior deles é a tabela de Excel.