VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em março

Atlânticos

(Atlantiques, 2009)

Direção: Mati Diop

Atlânticos reconta a odisseia de um grupo de amigos senegaleses que enfrentaram uma viagem perigosa de bote para cruzar o oceano. Melancólico e misterioso, o filme aponta de forma urgente e elegante os perigos da migração ilegal.


Em Seus Braços

(Ni Tsutsumarete, 1992)

Direção: Naomi Kawase

O início de uma odisseia íntima (ou um road movie doméstico) em busca do pai biológico que nunca conheceu, tendo como pistas apenas o registro familiar e uma foto.


I Will Follow

(2010)

Direção: Ava DuVarney

Devastada com a morte de sua tia, Maye (Salli Richardson-Whitfield) se muda da casa que compartilhavam e tenta lidar com a dor, encontrando consolo na gentileza daqueles que também a amavam.


Caramelo

(Sukkar Banat, 2009)

Direção: Nadine Labaki

Um salão de beleza em Beirute é o paraíso para cinco mulheres nesta comédia libanesa. A dona do salão, Layale (Nadine Labaki), consulta suas funcionárias sobre um problemático caso de amor; a estilista Rima (Joanna Moukarzel) não sabe como lidar com a sua atração por uma cliente e a costureira Rose (Seham Haddad) abandona suas próprias ambições para cuidar de sua família. Com o apoio de seus amigos no salão, as mulheres buscam respostas para questões da vida, amor e felicidade.


Durval Discos

(2003)

Direção: Anna Muyalert

Durval (Ary França) e sua mãe Carmita (Etty Fraser) vivem há muitos anos na mesma casa onde funciona a loja Durval Discos, que já foi muito conhecida no passado, mas hoje vive uma fase de decadência devido à decisão de Durval em não vender CDs e se manter fiel aos discos de vinil. Para ajudar sua mãe no trabalho de casa, Durval decide contratar uma empregada. O baixo salário acaba atraindo Célia (Letícia Sabatella), uma estranha candidata que chega junto com Kiki (Isabela Guasco), uma pequena garota. Após alguns dias de trabalho Célia simplesmente desaparece, deixando Kiki e um bilhete avisando que voltaria para buscá-la dentro de 3 dias. Durval e Carmita ficam surpresos com tal atitude, mas acabam cuidando da garota. Até que, ao assistir o telejornal, mãe e filho ficam cientes da realidade em torno de Célia e Kiki.