VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Agosto

Eu sou irmã mais velha de dois rapazes com os quais não cresci junto, então desde pequena eu sempre imaginei como seria ter uma irmã, uma parceira de crimes, uma confidente ou talvez o motivo dos meus maiores traumas, vai saber. Relações entre mãe e filha são muito trabalhadas em diversas mídias, mas nesta lista, quis contemplar essa relação pouco abordada num geral, através de olhares femininos.


Minha Irmã e Eu

(2023)

Direção: Susana Garcia

As irmãs Mirian (Ingrid) e Mirelly (Tatá Werneck) nasceram em Rio Verde, no interior de Goiás. Elas não realizaram o sonho da mãe, Dona Márcia (Arlete Salles), de se tornarem uma dupla sertaneja e, além de terem seguido caminhos opostos, vivem em pé de guerra. Mirian se casou e nunca saiu de sua cidade, acostumada à rotina do interior. Já Mirelly partiu para o Rio de Janeiro e sem demonstrar pra família, passa todo o tipo de perrengue. Mas quando Dona Márcia desaparece, elas têm que deixar de lado as diferenças e se unir para procurá-la, numa viagem que pode mudar suas vidas.

Onde assistir: Telecine


Ramona e Beezus

(Ramona and Beezus, 2010)

Direção: Elizabeth Allen Rosenbaum

Ramona (Joey King) está na terceira série do colégio e adora aprontar. Ela arruma encrenca com quase todos na escola e com os membros da família, inclusive sua irmã mais velha Beezus (Selena Gomez), que tem a missão de cuidar dela, enquanto tenta se enturmar no primeiro ano do colegial. Quando o pai delas perde o emprego, Ramona vai usar sua imaginação e seu senso de aventura para convencer Beezus a colocar em prática um plano para ajudar com as finanças em casa.

Onde assistir: Disney+


As Virgens Suicidas

(The Virgins Suicides, 1999)

Direção: Sofia Coppola

As irmãs Lisbon são cinco adolescentes sonhadoras que moram em uma casa simples de subúrbio em uma rua cheia de árvores, em meados dos anos 70 nos Estados Unidos. Seus destinos são marcados visivelmente pela vizinhança cheia de meninos, que ainda hoje continuam obcecados por elas. A vida das irmãs é marcada de amor e repressão, fantasia e terror, sexo e morte, memória e desejo. Esta é, na sua essência, uma história de mistério, que muda a vida de segredos dos adolescentes estadunidenses.

Onde assistir: ClaroTV+


Material Girls

(2006)

Direção: Martha Coolidge

Duas herdeiras de uma empresa de cosméticos veem todos os bens da empresa ameaçados depois de um escândalo. Apesar dos conselhos para vender a companhia, elas decidem salvar o patrimônio da família.

Onde assistir: –


Frozen: Febre Congelante

(Frozen Fever, 2015)

Direção: Jennifer Lee e Chris Buck

É o aniversário de Anna (Kristen Bell). Elsa (Idina Menzel) e Kristoff (Jonathan Groff) trabalham na preparação da maior festa de todos os tempos, mas os poderes de gelo da rainha podem colocar a festa em risco.

Onde assistir: Disney+


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Junho

VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Maio