VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Fevereiro

Cinema pode ser questionador, vanguardista e transgressor. Espelhar e denunciar problemáticas da sociedade, oferecer uma experiência transformadora ou inovar em termos de produção e narrativa. Além disso, o cinema também pode ser “apenas” divertido! Ser uma fonte de entretenimento simples quando precisamos de uma boa risada e uma história otimista e reconfortante. 

O audiovisual ainda é um cenário muito dominado pela figura datada do homem cis hetero branco, então quando nós, da comunidade LGBTQIA, temos um espaços na sétima arte, somos condicionades a usar este lugar para levantar bandeiras e expor vulnerabilidades, o que honestamente pode ser muito exaustivo. 

Podemos usufruir do cinema em toda sua leveza também! Acreditar, pelo menos naquelas horas, em um grande clichezão romântico e dar boas risadas, por isso trago uma lista recheada de comedias românticas sáficas dirigidas por mulheres, para mulheres! Male Gaze, sashay away!


Clube da Luta para Meninas

(Bottoms, 2023)

Direção: Emma Selling

Para abrir com chave de ouro nossa lista, trago meu filme favorito de 2023 (e da vida!). Clube da Luta para Meninas (Bottoms, 2023) é pura morte dos neurônios na melhor forma possível! É divertido, sarcástico e muito cativante! Dirigido por Emma Selling e estrelado pelas grandiosas Rachel Sennott (que também trabalhou com Emma no roteiro) e Ayo Edebiri, que vivem a dupla de amigas PJ e Josie. Juntas, elas resolvem formar um clube de luta para meninas na escola para impressionar suas respectivas crushes.

Onde assistir: Prime Video


D.E.B.S.: As Super Espiãs

(D.E.B.S., 2004)

Direção: Angela Robinson

Lançado em festivais como curta metragem, D.E.B.S.: As Super Espiãs (D.E.B.S., 2004) chamou atenção pela proposta de satirizar a sexualização feminina e os clichês dos filmes de espiãs de forma muito divertida e leve. Angela Robinson recebeu a proposta de transformar em longa metragem a história de Amy, a espiã que se apaixona pela criminosa Lucy Diamond (e nós espectadoras também!). Assim fomos presenteadas com um filme divertido, despretensioso e muito cativante.

Onde assistir: HBO Max


Nunca Fui Santa

(But I’m a Cheerleader, 1999)

Direção: Jamie Babbit

Impossível falar sobre comédia sáfica sem citar essa obra clássica de Jamie Babbit! Nunca Fui Santa (But I’m a Cheerleader, 1999) conta a história de Megan Bloomfield, uma típica adolescente norte-americana padrão, que é mandada por seus pais conservadores, que desconfiam que a filha seja lésbica, para um acampamento de conversão. Um marco na história do cinema Queer, é referenciado até hoje, sendo uma das referências estéticas e narrativas de Greta Gerwing para Barbie. Traz um elenco de peso com nomes como Natasha Lyonne, Melanie Lynskey, Clea DuVall, Cathy Moriarty, Michelle Williams e RuPaul Charles interpretando um “ex-gay” da forma mais caricata e divertida possível!

Onde assistir: –


I Can’t Think Straight

(2008)

Direção: Shamim Sarif

Tala (Lisa Ray), uma mulher de ascendência palestina que vive em Londres, está de casamento marcado com seu quarto noivo quando conhece Leyla (Sheetal Sheth), uma jovem muçulmana, em uma saída com amigos que tinham em comum. A partir desse encontro elas começam a cultivar um amor romântico forte entre elas. O filme é dirigido por Shamim Sarif, que além de dirigir e roteirizar filmes sáficos excelentes, também é romancista. Seja no audiovisual ou na literatura, Shamim aborda questões de gênero, sexualidade e raça e vale muito a pena conferir seu trabalho.

Onde assistir: –


Crush

(2022)

Direção: Sammi Cohen

Temos clássico clichê de triângulo amoroso? Temos sim! Crush, filme dirigido por Sammi Cohen, traz a história de Paige Evans (Rowan Blanchard), uma artista que é obrigada a entrar para a equipe de atletismo da sua escola. Paige resolve tirar proveito dessa situação para se aproximar da garota pela qual é apaixonada, mas seu coração resolve seguir outro rumo. Crush é uma ótima escolha se você quer assistir algo que traga aquele calorzinho no coração, além de contar com a talentosíssima Auli’i Cravalho no elenco (que por sinal está brilhante no novo Meninas Malvadas interpretando Janis Ian com muito carisma.)

Onde assistir: Star+


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Janeiro

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Dezembro