VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Dezembro

Buscando explorar as multiplicidades do cinema com mulheres na direção, o mês de Dezembro é marcado pela presença de filmes assinados por mulheres indígenas, nativo americanas ou latinas. Povos originários continuam sofrendo extermínio ao redor da América como um todo, decidimos buscar obras de diferentes gêneros podendo se tratar das histórias contadas pelas mulheridades latinas e nativo americanas.


YamiYhex: As Mulheres-Espírito

(2019)

Direção: Sueli Maxakali e Isael Maxakali

As yãmĩyhex, mulheres-espírito, se preparam para partir após passar um tempo na Aldeia Verde. Há os preparativos da grande festa de despedida. Elas se vão, mas sempre voltam com saudades de pais e mães.

Onde assistir: MUBI


Deidra e Laney Assaltam um Trem

(Deidra & Laney Rob a Train, 2017)

Direção: Sydney Freeland

Com a mãe presa e as contas se acumulando, as adolescentes ambiciosas Deidra (Ashleigh Murray) e Laney (Rachel Crow) tramam vários assaltos a trens para se manterem.

Onde assistir: Netflix


Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos

(2018)

Direção: Renée Nader Messora e João Salaviza

Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade.

Onde assistir: Embaúba Play (Aluguel)


Hamaca Paraguaya

(2006)

Direção: Paz Encina

Em um local isolado em meio à relva paraguaia, um fazendeiro e a mulher aguardam o retorno do filho, que foi enviado à guerra. O pai está otimista, mas a mãe está convencida de que seu filho está morto.

Assista o filme completo aqui (com legendas em espanhol):


Além da Rua

(2012)

Direção: Natália Viana

Após pegar escondido uma câmera fotográfica de seu pai, Leo e seus amigos brincam, vivenciando os espaços de Otávio Bonfim, bairro de classe média baixa de Fortaleza, onde mora, passeando pelos lugares por ele já conhecidos e descobrindo outros.

Assista o filme completo aqui:


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Novembro

VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Outubro