Adão Negro – Quando a Pedra tenta chegar no topo e rola montanha abaixo

Adão Negro, clássico vilão do Shazam!, ganhou filme solo em 2022 com ares de anti-herói e  com Dwayne “The Rock” Johnson no papel principal. O nosso carismático Maui foi suficiente bom para sairmos  cantando You’re Welcome ou nem isso foi capaz de salvar o filme? Bom, nem 8 ou 80. Adão  Negro (Black Adam, 2022) erra em muitos pontos, mas acerta em outros. 

O grande problema de Adão Negro, na verdade, está fora das telas. A grande confusão que o  DCU tem se tornado (se é que um dia foi coeso) prejudica demais o filme. Em uma era pós Ultimato, talvez fosse hora de explorar consolidação de histórias ao invés de se tentar amarrar  tudo em um engodo que não tem solução lógica. 

Fica difícil saber se o filme não empolga por deméritos de direção e de roteiro ou se ele sofre  pela falta de coesão com o DCU. Nada ali faz muito sentido, principalmente a relação com Amanda Waller (Viola Davis) na cena pós-crédito e a aparição do Superman de Heny Cavill, que foi demitido meses depois do papel e está de fora dos planos da Warner.  

Assistir esse filme (que tinha potencial) é muito frustrante sabendo dos problemas fora dele. Não  há como criar um laço emocional com o personagem ou com as histórias secundárias que estão  sendo contadas. Não é possível nem se empolgar com Pierce Brosnan como Senhor Destino ou  Aldis Hodge como Gavião Negro, pois não sabemos se esses personagens irão retornar em  algum momento. 

Adão Negro nem é o pior filme baseado em um personagem de quadrinhos do ano (Um beijo  para Thor: Amor e Trovão), mas ele sofre por algo que o filme da Marvel tem: continuidade e  a certeza de não ser um filme descartável (embora possa ser esquecível). Não estou querendo  dizer que a DC e Warner devem seguir a fórmula Marvel (Disney). A essa altura seria  impossível. Porém apostar em decisões mais acertadas e que não sejam anuladas menos de dois meses depois seria um bom começo. 

Nem o carismático The Rock foi capaz de salvar esse filme. O que resta para aqueles que gostam  dos personagens da DC comics no cinema é aguardar talvez a mão do James Gunn para tentar  se ajeitar ou voltar aos trilhos. Outra aposta é seguir com filmes solos aparentemente desconexos (como The Batman e Joker). Como espectadores de cinema, nos resta aguardar e torcer para bons filmes e não um emaranhado de boas ideias que são forçadamente mal executadas.


VEJ TAMBÉM

Thor: Amor e Trovão – Armas, rosas, melodrama, exagero e o humor do Taika

DC Liga dos Superpets – Fofo, divertido e esquecível