6 séries adaptadas de quadrinhos para quem curtiu Sandman


Preacher

(AMC, 2016 – 2019)

Contando com quatro temporadas a série original do canal AMC, adaptada por Sam Catlin, Evan Goldberg e Seth Rogen dos quadrinhos de Garth Ennis publicados pelo selo Vertigo, conta a história de Jesse Custer (Dominic Cooper), um pastor nem um pouco convencional e cheio de vícios que acaba possuído por uma entidade chamada Gênesis, foragida do Paraíso. Cheia de personagens excêntricos (para dizer o mínimo) e com um enredo repleto de exageros estrambólicos e bizarros, Preacher é pra quem tem estômago forte. E ainda tem a maravilhosa Ruth Negga no elenco.

Onde assistir: Amazon Prime Video


Watchmen

(HBO, 2019)

Uma das melhores séries de 2019, desenvolvida para a TV por Damon Lindelof, e com um elenco extraordinário, (nomes como Regina King, Jeremy Irons e Jean Smart, entre outros), Watchmen foi pensada para ser uma continuação direta da icônica graphic novel escrita por Allan More e ilustrada por Dave Gibbons entre 1986 e 1987. Ela não só consegue esse dificílimo feito como o faz com uma destreza impressionante, atualizando a história com temáticas contemporâneas e necessárias e ao mesmo tempo dando um prosseguimento ao enredo de seu material original de forma bastante satisfatória, até mesmo para os fãs mais exigentes.

Onde assistir: HBO Max


Sweet Tooth

(Netflix, 2021 -)

Em um futuro pós-apocalíptico, 10 anos após o surgimento de uma grave doença que ficou conhecida como “o flagelo” que devastou o planeta, um garotinho híbrido de humano e cervo precisa sobreviver se aventurando pelo mundo. Essa é a premissa de Sweet Tooth, criada por Jim Mickle e Beth Schwartz, baseada no quadrinhos do selo Vertigo escrito e ilustrado por Jeff Lemire. Uma história que, mesmo se tratando de um planeta arrasado e cheio de perigos traz uma inesperada delicadeza. A série já foi renovada pela Netflix, mas ainda não temos data de estreia confirmada para sua segunda temporada.

Onde assistir: Netflix


Paper Girls

(Prime Video, 2022 -)

Em Paper Girls, um grupo de meninas, Erin (Riley Lai Nelet), Mac (Sofia Rosinsky), Tifanny (Camryn Jones) e KJ (Fina Strazza), que trabalham entregando jornal pela vizinhança acabam vivendo um fenômeno estranho. E a partir dali suas vidas nunca mais seriam as mesmas. A recente série lançada originalmente pela Amazon Prime Video é uma adaptação dos quadrinhos de sucesso da Image Comics, escrita por Brian K. Vaughan e ilustrada por Cliff Chiang. Uma trama que envolve vários temas de ficção científica e distopias, mas que ao mesmo tempo se compromete em aprofundar questões como amizade, lealdade e luto. A séri, desenvolvida para o audiovisual por
Stephany Folsom, ainda está aguardando notícia de renovação para um segundo ano.

Onde assistir: Amazon Prime Video


Snowpiercer

(Netflix, 2020 -)

Snowpierce é uma série derivada do filme de mesmo nome lançado em 2013, dirigido pelo vencedor do Oscar Bong Joon Ho, que por sua vez se baseia na graphic novel francesa Le Transperceneige, publicada em 1982 e criada por  Jacques Lob e Jean-Marc Rochette. A série se passa em um futuro pós-apocalíptico onde o planeta foi tomado por neve e uma parte da humanidade sobrevivente habita um trem em constante movimento. O programa, desenvolvido por Graeme Manson e Josh Friedman, traz questionamentos a respeito da luta de classes, da justiça social e mecanismos de sobrevivência, um prato cheio para os amantes de ficção científica clássica. Snowpiercer  já foi renovada para uma quarta temporada que deve estrear em 2023.

Onde assistir: Netflix


Legion

(FX, 2017 – 2019)

Criada por Noah Hawley, eu considero Legion um dos grandes marcos na adaptação de obras em quadrinhos para a TV. A série, que teve três temporadas, adapta a história do mutante David Haller, conhecido como Legião (sim, mutante mesmo, da Marvel, assim como os X-Men) que é diagnosticado com esquizofrenia e se vê internado em um estranho hospital psiquiátrico. Apesar da ligação com os personagens da Marvel a série segue por um outro caminho que não o de “super-heróis”, com um teor extremamente psicodélico e “viajoso” e um roteiro intrincado e muito bem escrito, Legion é inovadora em muitos sentidos e extrapola várias possibilidades de uma adaptação de quadrinho para o audiovisual.

Onde assistir: Netflix e Star+


BÔNUS: Constantine (The CW, 2014 – 2015); Lucifer (Netflix, 2016 – 2021)


VEJA TAMBÉM

10 Séries que foram canceladas cedo demais

10 filmes para ver após terminar a Parte 1 da 4ª temporada de Stranger Things