Bridgerton: 2ª Temporada – Kate Sharma, uma protagonista que representa!

Para quem leu os livros de Julia Quinn ou assistiu à 1ª temporada de Bridgerton (2021 – ) e se interessou por saber mais sobre a história da série, a premissa da 2ª temporada não era exatamente uma novidade. Sabe-se que, a considerar pelos livros nos quais a série é adaptada, cada temporada deve se deter no romance e consequente casamento de um dos oito irmãos Bridgerton. Nessa temporada o irmão da vez é Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey), o mais rígido dos irmãos, talvez por ser o mais velho e responsável, junto de sua mãe, Violet (Ruth Gemmell), pela família e o gerenciamento dos negócios.

Anthony viu seu pai morrer e, por esse motivo, alega que casará apenas para cumprir o protocolo esperado pela sociedade, pois não deseja apaixonar-se por ninguém para não sofrer se um dia vir a perder esse alguém, como perdeu seu pai. Isso é algo que vamos descobrir com o tempo nos episódios da 2ª temporada. E é um fato que dá complexidade ao personagem do irmão mais velho de Daphne (Phoebe Dynevor). Como o foco é o seu casamento, Anthony vai a bailes, dança com possíveis pretendentes, ganha visibilidade. Em um desses eventos, Kate Sharma (Simone Ashley) acaba ouvindo sua conversa com amigos, quando ele diz que não deseja se casar por amor, mas por mera formalidade e ainda conta as exigências esperadas da futura esposa. Isso a deixa irritada.

Assim como Anthony, Kate é praticamente a responsável pela família e é quem assume os cuidados pela preparação da meia-irmã Edwina (Charithra Chandran) para que encontre um pretendente e case-se. Edwina não sabe o que está por trás do empenho de sua família para que se case (a herança de seus avós). Kate tenta preservá-la de todas as formas de saber as dificuldades pelas quais passa sua família. Acontece que Edwina se encanta justamente por Anthony e Kate faz de tudo ao seu alcance para afastá-lo da meia-irmã, que não compreende bem os motivos. Sabemos que, para além da decepção de Kate com Anthony pelo o que ouviu dele, há algo mais, embora ela não queira admitir nem a si mesma. E, ao longo dessa temporada o espectador pode apreciar a tensão sexual presente entre os personagens (e a química entre os atores) e sua paixão ficando tão intensa que já não é possível esconder. 

Em meio a isso, as tramas paralelas se movimentam trazendo outras tensões e também alívio cômico à narrativa. Eloise (Claudia Jessie) retoma sua investigação para descobrir quem é Lady Whistledown, que a esse ponto já sabemos de quem se trata e ficamos apreensivos sobre o momento em que ela descobrirá (se descobrirá). Os demais irmãos Bridgerton também ganham mais espaço nessa temporada, além de se mostrarem mais próximos uns dos outros. Além disso, as mulheres ficam mais evidentes de um modo geral: Lady Danburry (Adjoa Andoh), Lady Featherington (Polly Walker), Lady Bridgerton (Ruth Gemmell) e a Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel). Elas conversam sobre suas dificuldades, tomam decisões em prol de suas famílias, assumem responsabilidades.

Com uma 1ª temporada que já indicava uma perspectiva feminina da narrativa, nessa 2ª temporada, temos essa perspectiva reforçada pela postura de Kate, que se faz presente logo no início do primeiro episódio, demonstrando sua altivez ao cruzar o caminho de Anthony, em um passeio a cavalo. Kate fala por si, defende sua autonomia, inclusive reforça várias vezes que, após casar a meia-irmã irá embora (de volta para a Índia) e viverá como uma mulher solteira e independente, focando sua vida em outras coisas importantes. Ela também rebate qualquer atitude machista que presencie. Uma postura que se assemelha a uma mulher de nossos dias e certamente uma marca da combinação entre Chris Van Dusen (criador da série) e Shonda Rhimes (produtora). 

Em sua vida, Kate é coadjuvante para que Edwina seja protagonista, um exemplo de abnegação. E sofre por isso ao perceber que está apaixonada por Anthony. Mas ela não nasceu para ficar em segundo plano, sua presença encanta não só a Anthony, mas aos olhos dos espectadores, por sua segurança e defesa de suas crenças. Kate é a grande protagonista dessa temporada. Seus olhares carregam grande expressividade, quase como se não fossem preciso palavras. A 2ª temporada de Bridgerton é uma disputa de forças entre os dois personagens, daquelas que sai faísca e nós sabemos como essa disputa acaba: em romance! Não à toa, o casal formado Ashley e Bailey, foi tão shippado pelo público que acompanha a série! 


VEJA TAMBÉM

Bridgerton – Declaro aberta a temporada social

#59 – Falando Série, veja Bridgerton