Melhores leituras lançadas em 2021


GABRIELA GONÇALVES

O IMENSO AZUL ENTRE NÓS, de Ayesha Harruna Attah

Um dos lançamentos de 2021 da editora Alt para o público jovem adulto foi o maravilhoso O Imenso Azul Entre Nós, da ganesa Ayesha Harruna Attah. O livro conta a história de Husseina e Hassana, duas gêmeas que são separadas depois de um ataque ao seu povo e tudo o que elas precisarão enfrentar para estarem juntas novamente. A história apresenta muitas referências à cultura da África Ocidental, da religião africana e debate de maneira assertiva o preconceito racial.


EU QUE NUNCA CONHECI OS HOMENS, de Jacqueline Harpman

Se você estiver procurando uma leitura reflexiva e bastante intensa, o livro Eu Que Nunca Conheci Os Homens, da belga Jacqueline Harpman, é a leitura perfeita para você. Imagine um grupo de quarenta mulheres presas em uma jaula, sem contato com o mundo exterior e vigiadas por guardas o tempo todo. Agora imagine que em um certo dia uma sirene toca e as grades são abertas. Que tenso, né? Essa leitura é indicada para aqueles que admiram a jornada e as perguntas mais do que as respostas.


MATCH IMPERFEITO: O ENCONTRO DE DIMPLE E RISHI,  de Sandhya Menon

Uma garota que ama programação e um garoto que sonha em casar. O que será que pode acontecer quando Dimple e Rishi se encontrarem? Match Imperfeito é uma comédia romântica para o público jovem adulto que é super fofa, divertida e apaixonante. Os protagonistas têm descendência indiana e a história apresenta muito esse conflito entre seguir a tradição ou ir em busca do seu verdadeiro sonho. O livro serviu como inspiração para a série, de produção indiana, Match Imperfeito (Mismatched, 2021 -), que está disponível na Netflix.


GÊRDA LÍVIA

AURORA ASCENDE, de Amie Kaufman e Jay Kristoff

A minha escolha do ano é o primeiro livro da nova trilogia de Amie Kaufman e Jay Kristoff. Essa dupla já é conhecida por suas histórias de ficção científica (já deixo a dica da trilogia The Illuminae Files, e o meu imenso desejo que ela seja traduzida para o nosso lindo idioma). Sobre Aurora Ascende: é um livro de jovens adultos que se passa no espaço, num futuro tão tão distante. Distante mesmo, tipo ano 2380. Tem uma vibe Guardiões da Galáxia encontra Clube dos Cinco, com essa coisa de vamos salvar o universo, quebra de leis, um grupo de amigos improváveis e muitas perseguições. Os principais dessa história são seis pessoas seres que estão se formando na Academia Aurora, que é basicamente uma ONU interestelar. Cada um deles está nessa equipe por um motivo e todos são adolescentes incrivelmente competentes… nos seus trabalhos. Ah, temos ainda a menina perdida no tempo. Aurora, uma humana (e mais alguma coisa) que é encontrada no começo da história vagando em uma cápsula criogênica que está perdida a duzentos anos (pausa dramática). Pooois é, mas até aí tudo bem, o problema começa quando eles se recusam a ser mortos tal qual queima de arquivo… Veja, são rostos muito bonitos para um fim tão trágico. E são esses mesmos rostos que meio precisam salvar o universo de uma raça alienígena milenar que pode acabar com todas as formas de vida conhecida…? Imagina quando eles forem botar isso no currículo? Eu que não gostaria de ser prima deles, isso é, se eles conseguirem sair vivos dessa. Sem pressão, gente, SEM PRESSÃO.


NATÁLIA ALVES

MALIBU RENASCE, de Taylor Jenkins Reid

2021 foi um ano em que saí bastante da minha zona de conforto, onde os thrillers e a literatura de terror prevalecem. Uma das formas de sair dessa zona foi lendo romances e Young Adults, sendo um deles o livro Malibu Renasce da autora Taylor Jenkins Reid. A história dos quatro irmãos Riva me acompanharam por menos de duas semanas de julho, pois se trata de uma história extremamente intensa sobre família, perdão, fama e principalmente… fogo! É impossível parar de ler, pois a cada capítulo uma reviravolta diferente faz com que a gente queira saber ainda mais sobre essa família tão conturbada. Apesar de tão interessante, não foi um dos meus livros favoritos de 2021, mas com certeza vale totalmente a pena pra quem gosta de uma fofoca das grandes.


GAROTAS EM CHAMAS, de C.J. Tudor

Com toda certeza um dos meus favoritos de 2021! Sou completamente apaixonada na escrita da C.J. Tudor, já li todos os livros que ela lançou, não via a hora de ler Garotas em Chamas e descobrir sobre o que mais essa grande autora seria capaz de contar. A história se passa em uma pequena cidade chamada Chapel Croft, onde uma vigária precisa exorcizar o passado da cidade, como também o seu próprio passado sombrio. É um livro instigante e por muitas vezes assustador, não aconselho lê-lo a noite! Escrever sobre religião e mistérios não é uma tarefa fácil, mas esse livro consegue abordar sobre tais assuntos com total maestria. Tornou-se o meu livro favorito da autora.


VEJA TAMBÉM

Melhores Filmes de 2021

Melhores Séries de 2021