VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em maio

A Camareira

(La Camarista, 2018) México

Direção: Lila Avilés

Eve (Gabriela Cartol), uma jovem camareira de um luxuoso hotel da Cidade do México, enfrenta a monotonia de longas jornadas de trabalho com exames silenciosos de pertences e amizades que nutrem seu recém-descoberto e determinado sonho por uma vida melhor.

Disponível: Supo Mungam Plus


Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

(Moxie, 2021) EUA

Direção: Amy Poehler

Inspirada por uma nova amiga confiante e pelo passado rebelde de sua mãe, uma adolescente tímida circula textos anônimos em forma de fanzine denunciando o machismo em sua escola.

Disponível: Netflix


A Juíza

(RBG, 2018) EUA

Direção: Betsy West e Julie Cohen

Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentários explora também suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.

Disponível: GloboPlay / Telecine


Virando a Mesa do Poder

(Knock Down The House, 2019) EUA

Direção: Rachel Lears

Uma jovem bartender do Bronx, uma mãe de luto em Nevada e uma enfermeira do Missouri se juntam a um movimento de candidatos insurgentes com a intenção de desafiar os poderosos do Congresso Americano. Sem nenhuma experiência política prévia, financiamento de campanha ou parcerias com grandes mídias, elas conseguem realizar uma mudança no cenário político considerada praticamente impossível por opositores.

Disponível: Netflix


Espero Tua (Re)volta

(2019) Brasil

Direção: Eliza Capai

Espero tua (Re)volta é um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015, ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Disponível: GloboPlay / Mubi


VEJA TAMBÉM

VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em abril

VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em março