Bela Vingança – Verdade e consequência

Um thriller com muita comédia e um jogo com a trilha sonora que deixa tudo ainda mais gostoso de acompanhar, esse é o filme Bela Vingança (Promising Young Woman, 2020). Concorrente em várias premiações este ano, foi um filme feito para tocar em feridas já tão conhecidas por nós, mulheres, mas que também serve para estampar com muita clareza para os homens diversas questões sobre o abuso.

Não apenas um filme que fala sobre abuso sexual, mas a trama nos entrega, em pequenos detalhes e sutilmente, os tantos momentos em que mulheres se sentem violadas, invadidas, humilhadas e diminuídas. Além disso, fala muito sobre empatia e as diversas formas de luto, não só por quem sofre o abuso, mas por todos aqueles que estão ao seu redor. De que forma uma “brincadeira”, para alguns, pode destruir amizades, famílias e até mesmo chegar no nível de tirar uma vida.

Vamos acompanhando a protagonista, Cassie (Carey Mulligan), que durante a faculdade teve que ver sua melhor amiga de infância ser vítima de abuso não só sexual, mas também psicológico, tendo em vista que seu abusador conseguiu seguir a sua vida como se nada tivesse ocorrido, e que sua palavra não serviu para que ninguém, nem mesmo os diretores da faculdade, acreditasse no que havia acontecido. Depois disso, por não suportar toda essa carga, algo acontece com sua amiga e Cassie não consegue superar. Largou a faculdade, não conseguiu um bom emprego, não manteve qualquer outra amizade e tampouco qualquer tipo de relacionamento, ainda morando na casa dos pais e trabalhando apenas para o básico. Porém, nossa protagonista tem uma vida dupla noturna, em que busca por vingança por tudo o que ocorreu no seu passado.

Não cabe aqui falar muito mais do que acontece durante o filme e sede de vingança de Cassie. O enredo nos surpreende, consegue nos envolver com a personagem, nos faz torcer, sentir por ela e desejar que a vingança se tornasse algo menos prejudicial para a sua vida. Diversos reencontros com o passado e diversos sentimentos são revividos por Cassie, e através disso vamos observando as tentativas de mudança e de procura de deixar o passado para trás. Cassie não consegue ter uma vida, a sensação é de que apenas sobrevive diariamente se alimentando da sua vingança. Para além disso, o que podemos esperar? A vingança ou a esperança vão dar rumo para Cassie? Só vendo para saber!


VEJA TAMBÉM

Inabitável – Onde habitam os inabitáveis?

Eu Me Importo – Mais uma vilã que amamos odiar