13 adaptações live action de filmes da Disney que não são oficiais

A Disney está, nos últimos anos, se aproveitando de toda a nostalgia de seus fãs e produzindo muitas e muitas adaptações live action de seus clássicos da Era das animações 2D. Muitas já foram e muitas ainda virão, algumas melhores que outras, mas sempre com público garantido. Mas, como sabemos, a grande maioria destes clássicos não são totalmente novos, com seus roteiros inspirados em materiais originais como contos de fadas, livros infantis famosos ou lendas antigas. Assim, é comum vermos adaptações destas histórias que não necessariamente sejam produzidas pelos estúdios do Mickey e que deem uma outra visão destas narrativas. Segue aqui uma lista de alguns filmes que lembrei, dando prioridade a produções mais recentes. Caso você lembre de mais alguma que não entrou na lista, vai lá nos comentários que eu estou muito curioso.


BRANCA DE NEVE  OS SETE ANÕES (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937)

X

BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (Snow White and the Huntsman, 2012)

Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937) foi o primeiro longa metragem de animação, lançado em 1937 pelos estúdios Disney e mudando para sempre a história do cinema. Em 2012 resolveram adaptar o conto de fadas alemão em uma versão cheia de ação e fantasia, com Charlize Theron como a Rainha Má, Chris Hemsworth como o Caçador e Kristen Stewart no papel da protagonista. O filme fez relativo sucesso, rendendo até um prequel em 2016 com O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter’s War).

Outras adaptações: Branca de Neve (Snow White, 2001), Floresta Negra (Snow White: A Tale of Terror, 1997), Ela e os Caras (Sydney White, 2007) Espelho, Espelho Meu (Mirror Mirror, 2012), Branca de Neve (Blancanieves, 2012)

Adaptação oficial: ainda não há


PINÓQUIO (Pinocchio, 1940)

x

PINÓQUIO (Pinocchio, 2019)

Em 1940 a Disney lança seu segundo longa metragem, Pinóquio (Pinocchio, 1940), inspirado no livro do italiano Carlo Collodi, escrito no final do século XIX. Em 2002 Roberto Benigni dirige uma adaptação do conto em live action, além de interpretar o próprio Pinóquio, e recentemente, em 2019, outro longa sobre o boneco que queria virar menino de verdade foi lançado, dirigido pelo italiano Matteo Garrone e com Benigni dessa vez interpretando o pai de Pinóquio, Gepetto. Em brevee teremos mais duas versões da história, o live action oficial da Disney, que será dirigido por Robert Zemeckis e ainda está em pré-produção e uma animação comandada por Guillermo del Toro, que já está sendo produzida e pode ser lançada ainda este ano.

Outra adaptação: As Aventuras de Pinocchio (The Adventures of Pinocchio, 1996)

Adaptação original: Pinocchio (ainda em pré-pridução)


CINDERELA (Cinderella, 1950)

x

CINDERELA (Cinderella, 1997)

A versão animada da Disney do conto de fadas Cinderella foi lançado em 1950 obtendo grande sucesso de público e inaugurando a chamada “Era de Prata”. Muitas outras versões do conto foram produzidas, algumas inclusive modernizando a história, mas o filme que escolhi para a lista foi uma feliz descoberta recente minha de um musical lançada pela própria Disney para home video em 1997, que por sua vez é uma adaptação de uma peça de Oscar Hammerstein II e Robert L. Freedman. O filme conta com músicas belíssimas e tem em seu elenco Whoopi Goldberg como a rainha mãe do Príncipe Encantado e ninguém menos que Whitney Houston como a Fada Madrinha, sem contar a própria Cinderella, interpretada por Brandy Norwood, uma atriz negra. Uma nova adaptação musical (não Disney), com Camila Cabello no papel principal, está em pós-produção e deve ser lançada ainda este ano.

Outras adaptações: Para Sempre Cinderela(EverAfter, 1998); A Nova Cinderela (A Cinderella Story, 2004); Uma Garota Encantada (Ella Enchanted, 2004).

Adaptação oficial: Cinderela (Cinderella, 2015)


AS AVENTURAS DE PETER PAN (Peter Pan, 1953)

x

WENDY (2020)

Adaptado do romance de J. M. Barrie, As Aventuras de Peter Pan (Peter Pan, 1953) foi outro grande sucesso da Era de Prata da Disney, nos apresentando as peripécias do menino que não queria crescer e seus amigos e inimigos. Entre várias adaptações e continuações da história a que mais me chamou a atenção recentemente foi Wendy (2020), dirigida e co-escrita por Benh Zeitlin, do incrível Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild, 2012). O filme reimagina a história pelo olhar de Wendy, mesclando realidade e fantasia, de forma às vezes leve, às vezes dura demais.

Outras adaptações: Hook, a Volta do Capitão Gancho (Hook, 1991), Peter Pan (2003), Peter Pan (Pan, 2015)

Adaptação original: Peter Pan & Wendy (ainda em pré-produção)


A ESPADA ERA A LEI (The Sword in the Stone, 1963)

x

REI ARTHUR: A LENDA DA ESPADA (King Arthur: Legend of the Sword, 2017)

O Rei Arthur é um dos principais temas folclóricos e lendários da Grã-Bretanha. Adaptado por diversas vezes nos mas variados meios teve sua história contada em um clássico da Disney em 1963 com o divertido A Espada Era a Lei (The Sword in the Stone). Já em 2017, Guy Ritchie, um dos principais diretores de ação da Inglaterra, decide imprimir seu estilo em uma adaptação da lenda arturiana, no mediano Rei Arthur: A Lenda da Espada (King Arthur: Legend of the Sword, 2017), estrelado por Charlie Hunnam.

Outras adaptação: Rei Arthur (King Arthur, 2004)

Adaptação oficial: ainda não há


MOGLI, O MENINO LOBO (The Jungle Book, 1967)

x

MOGLI: ENTRE DOIS MUNDOS (Mowgli, 2018)

Dois anos após o sucesso do lançamento da adaptação live action oficial da Disney, o mestre da captura de movimento Andy Serkis entregaria sua própria versão dos personagens criados por Rudyard Kipling, prometendo uma extrema realidade nas expressões dos animais e com um elenco que poderia bater de frente com o estelar da versão oficial. O resultado é que Mogli: Entre Dois Mundos (Mowgli, 2018), lançado pela Netflix, não é lá muita coisa, mesmo trazendo um tom mais sombrio do que qualquer outra versão já lançada antes.

Outras adaptações: O Livro da Selva (Jungle Book, 1994), As Novas Aventuras de Mogli (The Second Jungle Book: Mowgli & Baloo, 1997)

Adaptação oficial: Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book, 2016)


ROBIN HOOD (1973)

x

ROBIN HOOD (2010)

Em 1973 a Disney lançaria uma versão de mais uma lenda britânica, desta vez com animais antropomorfizados como personagens. O ladrão que roubava dos ricos para dar aos pobres e habitava a floresta de Sherwood já foi levado aos cinemas várias vezes, mas gosto de lembrar da subestimada versão de 2010 estrelada por Russell Crowe e dirigida por Ridley Scott. Muitas pessoas esperavam da dupla um novo Gladiador (Gladiator, 2000), e obviamente se decepcionaram, mas para mim é um divertido filme de aventura com bons personagens, e era só o que eu esperava.

Outras adaptações: Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (Robin Hood: Prince of Thieves, 1991), Robin Hood: A Origem (Robin Hood, 2018)

Adaptação oficial: ainda não há


A BELA E A FERA (Beauty and the Beast, 1991)

x

A BELA E A FERA (La Belle et la Bête, 2014)

A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991) foi um dos grandes sucessos do período de redenção da Disney, quando as animações decidiram por arriscar a fórmula antiga dos contos de fadas aliadas a um olhar mais moderno. Em 2014 os franceses decidiram fazer mais uma vez sua própria versão do conto de fadas que tem origem no pais. A Bela e a Fera (La Belle et la Bête) traz no elenco nomes como Léa Seydoux e Vincent Cassel nos papéis principais.

Outra adaptação: A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 2010)

Adaptação oficial: A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 2017)


O REI LEÃO (The Lion King, 1994)

x

PANTERA NEGRA (Black Panther, 2018)

O Rei Leão (The Lion King, 1994) é certamente até hoje um dos maiores sucessos dos estúdios Disney colocando a empresa definitivamente de volta ao patamar de gigante das animações. A história da família real da savana africana é livremente inspirada na peça A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca de William Shakespeare, e é nítida a inspiração que, por sua, vez a animação trouxe ao longa Pantera Negra (Black Panther, 2018). Mesmo fazendo parte do Universo Cinemático da Marvel fica bastante clara as referências narrativas que os roteiristas Ryan Coogler e Joe Robert Cole decidiram colocar dentro do filme.

Outras adaptações: Hamlet (1990), Black is King (2020)

Adaptação oficial: O Rei Leão (The Lion King, 2019)


POCAHONTAS (1995)

x

O NOVO MUNDO (The New World, 2005)

Adaptar a história de Pocahontas e John Smith era uma ideia antiga da Disney, mas a produção ficou com a difícil tarefa de suceder O Rei Leão, que já era considerado um clássico naquela época. O resultado foi positivo e nos deu uma das animações visualmente mais bonitas do estúdio, ainda que traga problemas éticos passíveis de discussão. Em 2005 o diretor Terrence Malick traz sua própria versão da história, e claro que conhecendo o cineasta teríamos um filme extremamente contemplativo e cheio de simbolismos.

Outras adaptações: não encontrei nenhuma que merecesse destaque

Adaptação oficial: ainda não há


HÉRCULES (Hercules, 1997)

x

HÉRCULES (Hercules, 2014)

O mito grego do semi-deus super poderoso já foi adaptado inúmeras vezes (sendo a melhor delas a lendária série dos anos 90, é claro), e em 1997 foi a vez da Disney representar o Olimpo. Em 2014 tivemos essa versão horrívelmente divertida da história, e é preciso parabenizar quem teve a brilhante ideia de escolher Dwayne “The Rock” Johnson para interpretar o herói grego.

Outra adaptação: Hércules  (The Legend of Hercules, 2014)

Adaptação oficial: ainda não há


MULAN (1998)

x

MULAN (Hua Mulan, 2009)

Em 1998 a Disney resolve visitar a China adaptando a lendária história da jovem que se passa por homem para livrar seu pai da guerra e acaba salvando o país inteiro. Muito antes de a Disney pensar em adaptar seu filme para live action uma versão chinesa foi lançada em 2009, bastante fiel à cultura e ao imaginário do lugar.

Outras adaptações: Matchless Mulan (2020); Kung Fu Mulan (2020)

Adaptação oficial: Mulan (2020)


TARZAN (1999)

x

A LENDA DE TARZAN (The Legend of Tarzan, 2016)

Um dos meus filmes preferidos da Disney (e indiscutivelmente a melhor trilha sonora) foi lançado em 1999. Tarzan inovou em técnicas de animação e fecha muito bem a Era do Renascimento do estúdio. O filme de 2016, por sua vez, é extremamente enfadonho e esquecível. Não recomendo.

Outras adaptações: Tarzan, o Filho da Selva (Tarzan the Ape Man, 1981), George, o Rei da Floresta (George of the Jungle, 1997)

Adaptação oficial: ainda não há


VEJA TAMBÉM

Mulan – Leal, corajosa, verdadeira e americanizada

Adeus Christopher Robin – O poder corrosivo de um ursinho

Mowgli: Entre Dois Mundos – Uma versão mais madura e brutal de um clássico